6 dicas para organizar uma festa junina infantil

5 MINUTOS DE LEITURA
1445

Quer organizar uma festa junina infantil para celebrar o dia de São João ao lado da criançada, mas não sabe por onde começar? Veja algumas dicas para tornar o processo mais fácil!

Se a ideia é garantir a diversão de todos, é importante pensar nos detalhes e seguir alguns passos para tudo sair como planejado. Cá entre nós: uma mãozinha nunca é demais!

Por isso, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de informações. Confira seis dicas infalíveis para preparar a festa junina dos sonhos!

1. Defina a decoração

Para organizar uma festa junina simples ou mais elaborada, o primeiro passo é definir a decoração. Atualmente, é possível encontrar diversos adereços temáticos para embelezar o evento, inclusive, com personagens adorados pelos pequenos, como Mundo Bita e Turma da Mônica.

Independentemente do tema da festa junina infantil, fazem parte da decoração: bandeirinhas, balões, fogueiras e chapéus de palha. Esses elementos também podem ser confeccionados em casa, com a ajuda de tutoriais da internet.

Para deixar o ambiente contagiante, com cara de arraial infantil, outra dica importante é abusar das cores. Você pode investir em tonalidades diferentes, como neon e tons pastéis. Entre as opções que não podem faltar, estão: verde, amarelo, laranja e azul.

2. Escolha as comidas e bebidas típicas

Após definir a decoração da festa junina infantil, é hora de escolher as comidas e as bebidas servidas durante o arraiá. Em cada região do Brasil, o evento conta com diferentes pratos. No Nordeste, por exemplo, é comum encontrar baião-de-dois e cuscuz. No Sul, as receitas incluem salsichão e arroz-carreteiro. 

Entretanto, algumas opções sempre marcam presença, como canjica, pamonha, curau, pipoca, bolo de milho, arroz-doce, pé-de-moleque, cocada, doce de abóbora, batata-doce e paçoca, além de vinho-quente e quentão (com receitas não alcoólicas). Basta escolher as suas favoritas.

Na hora de servir, uma boa alternativa é apostar em uma mesa-posta decorada com elementos que remetem à festividade. Você pode investir em toalha xadrez e porta-copos de fibras naturais. Também vale fazer barracas de festa junina para cada tipo de comida.

3. Estabeleça o tipo de vestimenta

Para todos entrarem no ritmo da festa, não se esqueça de estabelecer um tipo de vestimenta. Assim, tanto os adultos quanto as crianças chegarão caracterizados e prontos para se divertir.

Normalmente, os meninos investem em camisa quadriculada, gravata ou lenço, calça jeans desbotada, bigode feito com maquiagem e chapéu de palha. Já as meninas apostam em vestidos floridos, trancinhas e sardas pintadas no rosto. 

Se quiser inovar, é possível definir um tema diferente, com fantasias de cowboys ou roupa maluca, com acessórios extravagantes. Você pode até criar uma competição.

festa junina infantil INTERNA 1

4. Pense nas brincadeiras e nas prendas

Ao organizar uma festa junina infantil, também é importante pensar nas brincadeiras e nas prendas, que são os prêmios dados aos ganhadores dos jogos. Afinal, diversão não pode faltar! 

Entre as opções, há passatempos clássicos que, além de divertidos, auxiliam no desenvolvimento infantil, como boca-do-palhaço, pescaria, correio-elegante, jogo de argolas, etc. 

Em relação às prendas, é possível pensar em brinquedos para todas as idades. As opções mais comuns são: ursinhos, carrinhos, bonecas, jogos de tabuleiro, cartas, kits de artesanato, entre outros. 

5. Organize a quadrilha

A quadrilha é realmente uma tradição que não pode ficar de fora da sua festa junina em casa. Então, coloque-a na sua lista de afazeres! Essa dança típica da festividade conta com uma história bem divertida sobre casamento. Normalmente, ela é liderada por um contador, que comanda os participantes de acordo com a música. 

Para organizar uma quadrilha infantil, você precisa de, no mínimo, três pares — que formarão os personagens da encenação. É só montar a coreografia e o roteiro com antecedência.

Durante a festa, você também pode convidar os demais participantes para integrar a dança. Aproveite e deixe alguns acessórios de reserva, como chapéu de palha, para os convidados se caracterizarem. 

6. Divirta-se

Por último, mas não menos importante, a dica é se divertir! Depois do Carnaval, a Festa Junina é um dos eventos mais aguardados do país. Então, nada é melhor que celebrar com muita alegria!

Durante a organização, chame a criançada para ajudar e entrar na brincadeira. Dessa forma, além de garantir um momento especial em família, é possível tornar o processo ainda mais prazeroso!

Gostou do conteúdo e já sabe como organizar uma festa junina infantil? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e conferir ainda mais dicas incríveis!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *