7 dicas sobre como escolher a escola para seu filho!

5 MINUTOS DE LEITURA
1570
Escolher a melhor escola|
Crianças fazem experiência na aula de química

Saber como escolher a escola para seu filho pode ser uma tarefa difícil. Afinal, não se trata apenas de optar por uma entre inúmeras instituições, mas sim de encontrar aquela que, além de oferecer uma educação de qualidade, contribuirá para o desenvolvimento emocional, social e intelectual da criança.

Para ajudar nessa jornada e tornar a decisão um pouco mais fácil, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo com sete dicas sobre como escolher a escola infantil para seu filho. Confira a seguir e aproveite!

1. Avalie a formação dos professores

Cá entre nós: um ponto crucial em qualquer escola é justamente o corpo docente, não é mesmo? São os professores que ensinam, auxiliam, tiram dúvidas e orientam a criançada no dia a dia.

Portanto, na hora de escolher a escola de educação infantil para seu filho, conheça-os e analise as formações. Tenha em mente que quanto mais bem capacitados forem, maiores são as chances de eles realizarem um bom trabalho e marcarem positivamente o aprendizado dos pequenos.

2. Visite a escola e cheque as dependências 

Seja um berçário particular, seja uma pré-escola ou até mesmo uma instituição completa, é importante fazer uma visita guiada nas instituições pensando sobre como escolher a escola para seu filho. Dessa forma, é possível checar as dependências e entender um pouco sobre como as opções funcionam. 

Neste momento, você pode se certificar de quais espaços oferecem uma infraestrutura completa para o desenvolvimento do seu filho. Por exemplo, se o ambiente tem biblioteca para o aluno estudar, quadras poliesportivas para a prática de atividades físicas, brinquedotecas e playgrounds para o lazer no recreio, etc.

3. Analise a quantidade de alunos por sala

Outra dica importante sobre como escolher a escola para seu filho é analisar a quantidade de alunos por sala. Isso serve tanto para o período matutino quanto o vespertino, especialmente em instituições que contam com diferentes níveis — infantil, fundamental e médio.

A razão disso é que turmas muito cheias (com mais de 30 alunos, por exemplo) dificultam o contato entre aluno e professor, o que atrapalha o acompanhamento individual e personalizado para cada estudante. Além disso, instituições com salas lotadas dão margem para maior desorganização e conversas paralelas que interferem na educação da criança.

criança na escola representando como escolher a escola para seu filho

4. Confira as atividades extracurriculares

Quando pensamos na pré-escola e até mesmo na educação infantil como um todo, é necessário visualizar um espaço que oferece muito mais que apenas uma rotina de aulas. A verdade é que, além do aprendizado, a instituição deve auxiliar na socialização, na criatividade e na diversão dos pequenos. 

Por isso, antes de se perguntar como escolher a escola para seu filho, confira se algumas das instituições próximas oferecem uma gama de atividades extracurriculares, como esportes, clubes de leitura, ensino de línguas estrangeiras, dança, salas de pintura, música e desenho.

5. Conheça as iniciativas e os projetos do colégio

Além das atividades extracurriculares, as escolas infantis normalmente contam com iniciativas e projetos que envolvem alunos, pais e comunidade, como: cultivo e plantação de árvores, ações para ajudar pessoas carentes, oficinas de tradição e folclore brasileiro, e aprendizado de Libras.

Essas ações buscam transformar a realidade ao redor da escola e proporcionam um impacto superpositivo no desenvolvimento do pequeno, despertando a importância da cidadania e da consciência social. Ficando por dentro do que acontece na organização, você entende como ela pode contribuir para seu filho nesses âmbitos. 

6. Atente-se à distância e ao deslocamento até a instituição

Atentar-se à distância e ao deslocamento até a instituição também é uma boa estratégia para escolher entre as melhores escolas para seu filho. Isso porque o percurso pode interferir diretamente no conforto físico e atrapalhar a aprendizagem dele.

Quando a instituição fica muito longe de casa, as crianças tendem a chegar cansadas na escola e podem até dormir durante as aulas. Inclusive, o trajeto pode atrapalhar a rotina no pequeno, influenciando a alimentação e o sono. Então, vale a pena considerá-lo antes de escolher a instituição. 

7. Pesquise sobre os valores morais da escola

Por último, mas não menos importante, pesquise sobre os valores morais da escola, entenda como a instituição trabalha a ética e o respeito entre professores, estudantes e funcionários. Tudo isso é muito importante não só para o aprendizado do seu filho, mas também para o desenvolvimento dele como ser humano. 

Sabendo os valores da instituição, é possível verificar se ela está alinhada com o que você prega e ensina para a criança dentro de casa. Assim, você opta por um ambiente sadio e próximo ao familiar, favorecendo a adaptação e a educação do seu filho. 

Blog Modo Brincar: as melhores dicas para você e sua família!

Gostou das sugestões e já sabe como escolher a escola para seu filho? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e garanta ainda mais dicas para toda a sua família. Aqui, você encontra artigos completos sobre desenvolvimento, educação infantil, ideias divertidas e muito mais! 

Além disso, se você curtiu as sugestões, não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Assim, outros pais podem se inspirar e escolher a melhor instituição de ensino para seus filhos!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...