Pintura com esponja: diversão garantida para os pequenos

3 MINUTOS DE LEITURA
1879
Imagem de uma criança fazendo uma pintura com esponja.

A infância é um período de extrema diversão, e é muito importante estimular a criatividade das crianças. Existem diversos brinquedos interessantes para isso, mas também há possibilidades mais simples, bem divertidas e criativas, como fazer pintura com esponja de cozinha.

Essa é uma atividade bem interessante e ideal para ser realizada na primeira infância, uma vez que essa fase é bem importante para o desenvolvimento infantil. No período de férias, quando as brincadeiras começam a se esgotar e é preciso inovar na diversão, essa é uma alternativa e tanto.

Venha conhecer mais sobre essa técnica e como você pode aplicá-la para divertir os pequenos!

Como funciona a pintura com esponja de cozinha?

A arte com esponjas é uma atividade muito gostosa e capaz de despertar o interesse da criançada. Para começar, veja a lista de materiais:

  • esponjas;
  • tinta guache;
  • água;
  • pratinhos para colocar a tinta;
  • folhas de cartolina;
  • pincéis.

Depois que os materiais estão separados, chame a criança e explique como funciona a brincadeira. A partir de então, convide-a para fazer as etapas, como colocar a quantidade de tinta no pratinho e adicionar um pouco de água para diluir.

Existem esponjas de banho infantis que têm formas definidas, mas você pode recortar outros tipos de esponjas em formatos diferentes. Dessa forma, as possibilidades são quase infinitas, e as crianças vão adorar!

Com os materiais todos prontos, as crianças mergulham a esponja na tinta e começam a carimbar no papel. Elas também podem usar pincéis, dedos e o que mais preferirem. 

Então, é só começar a fazer arte com os carimbos de esponja!

Imagem das mãos de uma criança fazendo uma pintura com esponja.

Quais os benefícios dessa atividade?

A infância é uma época de descobertas, e é possível despertar paixões nos pequenos desde cedo. A pintura é uma delas, e os benefícios são incontáveis. Veja detalhes!

Trabalha a concentração

Para fazer com que os desenhos fiquem bem definidos e bonitos, a criança se esforça para focar toda sua atenção na atividade. Nesse sentido, a concentração é uma das habilidades trabalhadas e ajuda os pequenos mais inquietos, pois exige calma e paciência para fazer a pintura.

Estimula a expressão

Além de organizar as ideias e favorecer a concentração, a pintura com esponja de cozinha é uma atividade e tanto para estimular a expressão infantil. As crianças precisam trabalhar com a organização de ideias para criar e expor seus sentimentos de maneira artística. Por isso, essa prática é interessante para entender mais sobre o que se passa por dentro daquelas cabecinhas.

Ajuda no aprendizado das cores

Caso a criança tenha dificuldade nos estudos de arte, a pintura é uma opção para ajudar, como no aprendizado de cores primárias e secundárias. No momento de separar as tintas, peça ajuda dos pequenos para identificar as cores e as possibilidades de combinação e ajude em caso de dúvidas. 

Algumas crianças têm grande dificuldade em identificar os tons, e isso pode acender o alerta sobre alguma condição, como o daltonismo. Portanto, a brincadeira vai muito além do que apenas diversão para a garotada. 

A pintura com esponja é divertida, mas você também pode aproveitar para fazer tie dye, por exemplo. São várias possibilidades de brincadeiras com tintas. Então, que tal aproveitar mais as férias dos pequenos criando arte? Aproveite e leia também sobre a importância de estimular a arte no desenvolvimento infantil!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *