Saiba como criar uma horta para crianças

4 MINUTOS DE LEITURA
1309
mãe e filha regando plantas em horta para crianças

Já imaginou a garotada se alimentando de algo que ela própria plantou? Então, saiba que criar uma horta para crianças é algo tão simples que qualquer pessoa pode fazer em casa ou até no apartamento.

Se você está em busca de brincadeiras divertidas para as férias, essa atividade é ideal para interagir com a molecada. Quer aprender como fazer horta e contar com a participação das crianças? Então, continue a leitura e veja como é fácil!

Como fazer uma horta para crianças em casa?

Na hora de criar uma horta em casa é preciso lembrar que alguns elementos são fundamentais para o crescimento das plantas: terra, água, luz e ar. Também não podemos nos esquecer de que o uso de ferramentas para jardinagem será bastante útil, sendo elas:

  • regador;
  • pequena pá e garfo de jardinagem;
  • vasos pequenos e grandes;
  • terra adubada;
  • luvas.

Além dessas ferramentas, é importante escolher um lugar adequado para a horta em casa. Esse local deve ser bom para as plantas e permitir que as crianças possam manuseá-las e regá-las sem dificuldades.

Não é necessário ser um lugar grande, mas deve ser bem ventilado e iluminado para o bom desenvolvimento das plantas. O ideal é que haja incidência de sol, mas não durante o dia todo. E se você acha que não tem como fazer horta em apartamento, saiba que é possível. Basta deixá-la próxima a uma janela ou na varanda, combinado?

menino sorrindo segurando batatas que colheu em horta para crianças

O que plantar na horta para crianças?

Depois de tudo preparado, falta decidir o que plantar na horta, não é mesmo? A seguir, daremos algumas sugestões fáceis de cultivar e que a criançada certamente vai curtir. É só anotar as dicas!

Manjericão

Assim como outros temperos, o manjericão não precisa de muito espaço para o cultivo, sendo perfeito para fazer uma horta em apartamento. É importante que ele receba sol apenas algumas horas durante o dia. Por isso, ele é ideal para ter na varanda ou em um vasinho na janela.

Alecrim

“Alecrim… alecrim dourado, que nasceu no campo sem ser semeado…” A música dá a entender que a planta não precisa de grandes cuidados para crescer, não é mesmo? Isso é verdade. O alecrim gosta de luz do sol direta e deve ser regado com frequência apenas no começo. Quando estiver maior, a rega deve ser feita duas vezes na semana.

Alface

Uma das hortaliças mais consumidas, a alface pode começar numa semeadeira e depois ser levada para um vaso. É importante ressaltar que essa planta gosta que o solo esteja sempre úmido e de lugares com bastante sol.

Girassol

Como o próprio nome indica, o girassol busca sempre a luz do sol. Por esse motivo, o cultivo deve ser feito numa área com iluminação solar direta, no mínimo 6 horas por dia.

Além de resultar numa bela flor, outra vantagem é que o girassol atrai borboletas, abelhas e pássaros para o jardim. Isso sem contar que suas sementes são ricas em nutrientes e podem ser consumidas cruas ou assadas.

Ervilha

As sementes podem ser plantadas numa forminha de ovo ou rolos de papel higiênico e depois replantadas. Elas adoram tomar sol e é preciso ter cuidado para não regar demais. Uma dica é espetar estacas no solo para a planta poder se enroscar conforme cresce.

Viu só como é não é nada complicado ter uma horta para crianças na própria casa? Além da diversão, esse contato com a natureza pode trazer importantes ensinamento à garotada, como responsabilidade, consciência ambiental e paciência. Por isso, não espere mais e mãos à obra!

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer a importância da ecologia na educação infantil!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *