Entenda como brincar de boneca pode estimular habilidades sociais

7 MINUTOS DE LEITURA
3219
Brincar de boneca|
Menina brinca de boneca

De pano, de madeira, de plástico ou de silicone: as bonecas são grandes companheiras em todas as fases das crianças! Costumam ser um dos primeiros presentes no nascimento, estão juntas nas atividades do dia a dia, participam da idade pré-escolar e acompanham a chegada da pré-adolescência. Que coisa mais gostosa é brincar de boneca!

São elas, inclusive, que contribuem para as memórias mais agradáveis, que nos enchem de saudades quando nos tornamos adultos. Diz aí se não bate uma nostalgia quando você se lembra da sua boneca preferida na infância!

O melhor de tudo é que a brincadeira também é cheia de benefícios. Por exemplo: é uma forma de estimular habilidades sociais.

Quer entender como brincar de boneca é uma rica diversão para a meninada? Acompanhe o texto!

Por que brincar de boneca estimula habilidades sociais?

Não é de hoje que a gente fala aqui no blog: os estímulos que a criança tem na infância são essenciais para que adquira habilidades importantes e tenha um desenvolvimento dentro do esperado. Isso influencia até no futuro e na saúde emocional e mental que terá.

Inclusive, isso foi de estudo: neurocientistas do Reino Unido realizaram uma pesquisa sobre brincar de boneca. O resultado? Perceberam que a brincadeira ativou uma região específica no cérebro, relacionada ao processamento de informações sociais, como o comportamento de se relacionar e a empatia. Isso aconteceu mesmo quando deixavam a criança brincar sozinha. Tal resultado se mostrou, então, positivo tanto para meninas quanto para meninos!

Ao brincar de boneca, a criança precisa usar a comunicação. Ela pensa ou verbaliza em voz alta o que está fazendo, conversa, usa vocabulário e vivencia algum papel social: de cuidadora, professora, médica. Ela personifica a boneca. Ou seja, dá uma personalidade e vida real, colocando qualidades, defeitos, comportamentos e sentimentos.

É uma forma também de reproduzir situações, expressar emoções e elaborar sentimentos. Isso incetiva a pensar sobre outras pessoas, os sentimentos alheios e as relações.

As bonecas estão, ainda, ao lado em muitos momentos: no banho, ao dormir, ao passear. A criança cria um vínculo, se sente acompanhada e até consegue lidar melhor com os próprios medos.

Quais são os outros benefícios de brincar com bonecas?

As habilidades sociais não são os únicos benefícios. Fique por dentro de outros!

Estimula a imaginação

O brincar de boneca é uma das principais atividades para estimular a imaginação infantil. A brincadeira não vem pronta, então a criança precisa inventar situações, criar as cenas, pensar nos comportamentos e sentimentos da boneca e reagir a isso. O pensamento não tem limites, então é um grande incentivo para a criatividade.

Desenvolve a inteligência emocional

Como a criança personifica a boneca, simbolizando um ser humano real, que interage e sente, ela acaba exercitando suas próprias emoções. Ao reviver ou criar situações, ela vai se expressando e pensa sobre os sentimentos e as vontades da boneca. Ela cria uma relação e desenvolve mais empatia.

Ensina sobre maternidade e paternidade

Normalmente, as bonecas representam bebês, o que estimula o comportamento de cuidar de alguém. Vivenciar o papel da maternidade ou da paternidade é uma forma de a criança aprender um pouco sobre responsabilidades: ela precisa tomar conta, alimentar, ninar. É um treino para a vida adulta, caso ela queira ter filhos. E isso é ótimo para meninos também, que entendem ter atribuições importantes.

Quais são as ideias de brincadeiras de boneca?

rihappy rihappybrinquedos image 718

As possibilidades são infinitas, basta deixar a imaginação fluir. Mas separamos algumas ideias de brincadeiras legais para você fazer com as crianças da família:

  • manhã na escolinha: que tal encarnar o papel da professora ou do professor? É só ter um quadro de giz ou de canetinha, colocar as bonecas sentadas e ensinar algo legal;
  • dia no spa: aqui, as bonecas merecem ser tratadas como rainhas, com direito a máscara facial de lama e massagem nos pés com folhas secas;
  • salão de beleza: vamos cuidar dos cabelos? É só criar penteados incríveis e bem diferentes;
  • almoço no restaurante: será que as bonecas são clientes exigentes? E qual a comida preferida delas? Com imaginação, qualquer prato pode ficar pronto em minutos;
  • tarde na piscina: o sol está quente? Uma boa ideia é aproveitar o tempo bom e fazer a farra na água com as bonecas;
  • festa de aniversário: quem foi que disse que boneca não faz aniversário? Ela pode ter direito a uma festa com brigadeiros e balões;
  • ida ao hospital: se a boneca está doente, talvez precise de um tratamento completo: consulta para escutar o coração, exame de raio-x e injeção;
  • motorista de Uber: a boneca chama o Uber. O motorista (ou a motorista) é a criança. Ela se perguntará para onde será essa viagem;
  • nave espacial: e se a gente puder visitar outros planetas, assim como visita uma cidade ou um país? O que deve ter de interessante por lá?

Como os pais podem entrar na brincadeira?

Brincar de boneca junto dará a vocês um momento gostoso. É uma forma de reforçar o vínculo familiar, tendo um tempo de qualidade com a criança. E se partir dela a atitude de fazer o convite, você aceitá-lo deixará tudo ainda mais especial para ela.

Você pode propor as brincadeiras ou esperar que ela escolha. Pode também inventar de montar cenários com sucata ou cozinhar com a criança, fazendo pratos de verdade, à la master chef. O mais importante é se entregar à brincadeira. E vale até sentar no chão. Com certeza, isso construirá memórias incríveis!

Quais são as bonecas que as crianças adoram hoje?

Vamos dar uma olhadinha em algumas das bonecas mais vendidas?

Bonecas LOL Surprise

A LOL Surprise encanta a criançada e ainda tem acessórios que podem ser adquiridos com o tempo: geladeira, secador de cabelo, torradeira a até um grande chalé de vários andares e uma piscina.

Bonecas Baby Alive

Outra boneca que as crianças adoram é a Baby Alive. Dá para escolher várias opções: a que vem arrumada para a festa e a que brinca no parquinho, por exemplo.

Bonecas de pano

Ideal para os primeiros anos de vida, a boneca de pano tem a vantagem de não machucar. Ela é macia e se torna uma grande companheira para as noites de sono.

Boneca Barbie

Um clássico há anos, a Barbie marcou gerações e ainda carrega sua fama. São centenas de tipos, além de dezenas de acessórios para colecionar.

Boneca Reborn

A Reborn é incrível por se parecer a um bebê de verdade. O mais legal é que existem vários modelos: a recém-nascida, a de 6 meses de idade, o boneco Reborn menino, entre outros.

Brincar de boneca é superbenéfico e ajuda no desenvolvimento infantil! É saudável para meninas e meninos, proporcionando a todos habilidades especiais que serão necessárias durante a vida inteira. Por isso, não deixe de estimular a brincadeira, combinado?

Ah! Que tal dar uma passadinha na loja virtual da Ri Happy e conhecer melhor nossos brinquedos?

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *