6 atitudes que os pais podem ter para reforçar o laço fraternal entre os irmãos

4 MINUTOS DE LEITURA
1537
dia dos irmãos|dia dos irmãos
Irmão e irmã brincam juntos em um balanço

Quem tem irmãos, sabe como essa relação às vezes pode ser conturbada, não é mesmo? Afinal, as brigas entre irmãos fazem parte, mas é possível melhorar esse relacionamento. Por isso, deixar o clima mais harmonioso e ressaltar o amor entre eles é uma das maneiras de diminuir os confrontos.

O Dia dos Irmãos, comemorado no dia 5 de setembro, é uma data para celebrar esse relacionamento fraternal, principalmente porque é uma relação que dura a vida toda. Mas não é somente nesse dia que os pais podem ensinar sobre respeito, perdão e a importância da conversa na resolução de problemas, certo?

Então, que tal aprender como reforçar o vínculo entre irmãos para que essa relação seja mais amorosa e forte? Confira as dicas a seguir!

1. Criar atividades juntos

dia dos irmãos

Incentivar que as crianças façam atividades juntas é uma excelente alternativa para fortalecer a ligação entre elas. Mesmo que os gostos dos pequenos sejam diferentes, ainda assim você consegue encontrar jogos e brincadeiras que agradam à criançada.

Comece por sugerir e organizar jogos para que os irmãos possam brincar juntos. Desse modo, você faz com que eles participem e interajam um com o outro, independentemente da idade deles. Esse é um artifício que fortalece os laços de amizade e eles ainda conseguem se divertir muito juntos.

2. Não fazer comparações

Comparar os irmãos é a pior atitude que os pais podem fazer. As comparações reforçam a rivalidade e afetam a autoestima das crianças. Na verdade, o ideal é mostrar os pontos positivos de cada um, estimulando que elas percebam suas próprias qualidades e as do outro.

3. Ter momentos individuais com cada um deles

Por mais que os pais reforcem o amor igual por cada um dos filhos, ainda assim é preciso demonstrar esse afeto. Além de incentivar as atividades em conjunto e brincar em família, saiba que separar momentos individuais com cada criança também é muito importante.

Dessa maneira, você aprofunda a relação com cada criança e incentiva que ela faça isso também. Ter um tempo para cada filho permite que os pequenos se sintam amados e ouvidos. Além disso, eles ficam mais abertos aos ensinamentos e sentem a importância deles no núcleo familiar.

4. Fortalecer os vínculos familiares

As atividades em família também são essenciais. Você deve se lembrar de suas brincadeiras e momentos felizes com seus pais quando era criança, certo? Que tal tirar um dia da semana para que todos vejam filmes juntos, ir ao parque, fazer um almoço especial ou muitos outros programas? O Dia dos Irmãos também pode ser um dia bacana para reforçar os laços entre as crianças.

Esse será o momento em que os pequenos poderão ver como fazer atividades juntas é muito divertido e que não é preciso ter rivalidade.

5. Ensinar sobre perdão

A resolução de conflitos deve ser mais que apenas terminar uma briga. Por isso, ensinar sobre pedir desculpas e a importância do perdão é fundamental para melhorar a relação entre irmãos.

Faça com que as crianças falem sobre seus sentimentos uma para a outra e mostre o que as chateou. A partir disso, elas conseguem se conhecer melhor e começam a se perdoar quando os desentendimentos acontecerem.

6. Delegar tarefas igualmente

A divisão de tarefas sempre é motivo de brigas entre irmãos. Eles acham injusto, acreditam que estão fazendo mais do que o outro e isso provoca outros conflitos. Para não passar por isso, distribua os afazeres de maneira igual e justa, explicando cada uma das tarefas.

Depois disso, troque as tarefas para que percebam que todos devem ter os mesmos deveres. Lembre-se também de conversar para explicar as decisões e mostrar que eles têm os mesmos direitos e são tratados como iguais.

Já que a ideia é aproximar os pequenos, veja 7 filmes com lições valiosas sobre a relação entre irmãos!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *