Quais são os benefícios das atividades físicas para as crianças?

7 minutos para ler

Sabemos que se exercitar regularmente é imprescindível para manter a boa saúde tanto física quanto mental. Para os pequenos, isso não é diferente. Afinal, você sabe quais são os benefícios das atividades físicas para as crianças?

Além das vantagens que englobam todas as idades, praticar exercícios físicos de maneira frequente pode ajudar no desenvolvimento infantil. Por isso, é tão importante que seu filho esteja familiarizado com tal prática. A seguir, contamos quais são os benefícios de manter uma rotina de atividades físicas com as crianças e como fazer isso. Vamos lá?

Quais são os benefícios das atividades físicas para as crianças?

Você já se perguntou por que seu filho não para quieto? A verdade é que crianças têm tanta energia, disposição e resistência quanto um atleta. Pois é! Seus músculos se recuperam facilmente e elas demoram mais para se cansar que um adulto não treinado. Por esse motivo é tão difícil seguir o pique da garotada!

Sabendo disso, chegou a hora de entender os benefícios de incentivar a prática regular de atividades físicas na infância. Veja a seguir.

Estimula hábitos saudáveis

Muitos dos nossos hábitos, enquanto adultos, foram criados na infância. Se a criança é ativa e gosta de praticar atividades físicas, há mais chances de levar essa preferência para toda a vida. Além disso, é um bom gancho para estimular outras atitudes saudáveis, como uma alimentação equilibrada. Afinal, você pode dizer ao pequeno que, para ter energia, é preciso comer coisas saudáveis.

Ajuda no desenvolvimento motor

Correr, saltar, chutar, pular, arremessar — tudo isso são habilidades que fazem parte da coordenação motora grossa. Embora um indivíduo saudável consiga fazer esses movimentos, é importante que sejam desenvolvidos plenamente, pois ajudam no dia a dia.

Ao praticar atividades físicas, as crianças executam tais movimentos repetidamente de forma natural, o que desenvolve habilidades motoras com mais facilidade.

Melhora a cognição

A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos e deve ser estimulada ainda na infância. Quando a criança aprende um jogo ou um esporte, ela passa a trabalhar diversas habilidades que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Isso porque precisam raciocinar, tomar decisões rapidamente e fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Reduz as chances de obesidade infantil

A obesidade infantil é algo preocupante no mundo todo. Sabemos que o sobrepeso associado a hábitos de vida não saudáveis traz diversos problemas de saúde, como diabetes e pressão alta. Segundo estudo, uma criança com sobrepeso tem 75% mais chances de se tornar um adolescente também obeso, por sua vez, um adolescente assim apresenta 89% de possibilidade de ser um adulto obeso.

Praticar atividades físicas regularmente é um modo de evitar esse problema, já que auxilia na queima calórica. Além disso, como estimula o hábito na vida adulta, faz com que a criança possa ser alguém mais ativo no futuro.

Constrói ossos e músculos mais fortes

benefícios das atividades físicas para as crianças

Powered by Rock Convert

Os exercícios físicos são importantes para a mineralização dos ossos e para o desenvolvimento muscular. Assim, uma criança que os pratica regularmente consegue ter ossos e músculos mais fortes. Isso ajuda no equilíbrio, na resistência física e na prevenção de osteoporose.

Melhora a saúde mental

Exercitar-se frequentemente libera substâncias que dão sensação de prazer e bem-estar, o que ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão. Aliás, uma pesquisa revelou que atividades físicas são capazes de prevenir a depressão em crianças e adolescentes.

Ajuda a manter uma postura correta

Músculos abdominais fortes melhoram a postura, pois proporcionam mais sustentação à coluna e à pelve. Dessa maneira, ajudam na saúde da coluna e facilitam as atividades do dia a dia. Isso porque um abdômen fortalecido evita que a coluna seja sobrecarregada.

Auxilia na flexibilidade

Crianças são, naturalmente, mais flexíveis que os adultos. Isso porque essa capacidade vai se perdendo com o tempo, caso não seja trabalhada. Os exercícios físicos conseguem manter essa flexibilidade, que é tão importante para que a gente consiga fazer movimentos mais amplos sem se machucar.

Promove a socialização

A socialização é importante para a assimilação de padrões de comportamento, valores e desenvolvimento de sentimentos e atitudes para o bem coletivo. Em atividades esportivas e jogos, ela é trabalhada de um modo lúdico. Ou seja, a criança acaba fazendo amizades e estendendo sua experiência para além do convívio familiar.

Ensina a lidar com as frustrações

As disputas, vitórias, derrotas e a persistência nas dificuldades são elementos presentes em atividades competitivas, como esportes e jogos, e contribuem para que a criança tenha um amadurecimento enquanto indivíduo. Isso porque a ensinam a lidar com as frustrações.

Como manter as crianças ativas em casa em tempos de pandemia?

Como dissemos, as crianças são cheias de energia. Com o isolamento social, toda essa energia fica acumulada e o resultado pode ser mais estresse e irritação. Por isso, é importante manter uma rotina de atividades físicas na quarentena. Como isso é possível? Veja nossas sugestões:

  • incentive brincadeiras em que é preciso se movimentar, mesmo com as crianças em casa, como pular corda, pular elástico, pular amarelinha, fazer polichinelos, entre outras brincadeiras antigas;
  • aproveite a tecnologia a favor das atividades físicas, colocando jogos que simulam exercícios, como dança, tênis e outros;
  • chame para fazer tarefas domésticas apropriadas para a idade. Além do senso de responsabilidade e cuidado pela casa, é uma maneira de se movimentar;
  • caso tenha quintal, incentive a jogar bola, andar de bicicleta, de patins etc;
  • transforme um espaço da casa em um circuito de atividades, com cones, bastões, etc;
  • dancem músicas juntos.

Quais cuidados devem ser tomados com atividades físicas na infância?

As crianças podem fazer qualquer atividade física, praticamente, desde que os exercícios sejam adequados para a idade. Por isso, nada melhor que procurar um educador físico para obter todas as orientações necessárias em caso de modalidades mais intensas. Assim, você garante que não haverá nenhum prejuízo.

Além disso, é imprescindível usar todos os equipamentos de segurança, como capacete, cotoveleira e joelheira, em atividades que ofereçam riscos de acidentes, como andar de patins, de bicicleta ou de skate. Por fim, opte por exercícios com os quais a criança tem afinidade. Desse modo, é mais fácil a aceitação por parte dela, favorecendo a aquisição do hábito.

Os benefícios das atividades físicas para as crianças vão além dos já conhecidos para os adultos. Exercitar-se frequentemente auxilia no desenvolvimento infantil, tanto na parte física quanto mental. Mesmo em tempos de quarentena, ainda é possível estimular esse hábito oferecendo formas para a criança se movimentar.

Quer saber onde encontrar brinquedos que incentivam as crianças a se exercitarem? Aproveite que está por aqui e conheça nossa loja virtual com as melhores opções.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário