Desenvolvimento infantil: 6 benefícios de ter animais de estimação

6 minutos para ler

Já ouviu falar sobre os benefícios de ter animais de estimação para o desenvolvimento infantil? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Quando se trata do crescimento dos pequenos, é normal muita gente pensar nas escolas e nas atividades extracurriculares que a garotada faz.

Porém, a verdade é que o desenvolvimento não se resume a isso, viu? Há muitos estímulos presentes no nosso dia a dia que contribuem para a aprendizagem, a saúde e o bem-estar da molecada, como é o caso dos pets.

Como dia 4 de outubro é o dia Dia Mundial dos Animais, preparamos um post para falar mais sobre o assunto. Vamos lá?

1. Ensina sobre responsabilidade

Ao ter um cachorro, peixe, gato, ave ou roedor em casa, as crianças têm a oportunidade de entender mais não só sobre o mundo animal, mas também, sobre os cuidados com outra vida. Isso porque elas passam a ver e a assumir tarefas que envolvem desde alimentar e banhar até tratar do pet quando ele está doente.

Para nós, adultos, parece algo simples e óbvio fazer essas coisas, não é mesmo? Mas para a garotada, significa a descoberta e o entendimento das responsabilidades e de por que elas são tão importantes.

Nesse momento, a capacidade cognitiva delas (que tem a ver com o ganho e o processamento dos novos conhecimentos) está se desenvolvendo e ampliando. Isso será muito importante para a compreensão de regras e normas em casa, na escola e em outros ambientes.

2. Diminui o estresse da criança

Se os pequenos andam estressados — afinal, eles também são afetados por essa condição, ficando agitados e irritados —, os animais de estimação podem ser grandes aliados para resolver esse problema.

Prova disso é uma pesquisa feita pelo The Human Animal Bond Research Institute (HABRI), uma organização dos Estados Unidos que constatou que 74% dos tutores de pets têm um maior bem-estar mental, justamente por conta da relação com os animais.

A razão disso é simples: o contato com os bichos, especialmente, depois de um dia cansativo e puxado na escola, ajuda as crianças a relaxar, a aliviar a tensão física e psicológica e a ter momentos de pura descontração.

Com isso, os hormônios responsáveis pelo estresse e também pela ansiedade diminuem no organismo dos pequenos e não causam complicações na saúde delas.

3. Faz companhia e brinca junto

Além do que já foi dito, o animal de estimação se torna uma companhia agradável e bem-vinda nos mais diferentes períodos do dia. Isso é ótimo porque, mesmo quando não há a presença de um adulto por perto, as crianças não se sentem sós.

Powered by Rock Convert

O fiel escudeiro delas está ali, pronto para ouvir o que elas têm a dizer e embarcar no mundo de imaginação e faz de conta que a molecada cria para se divertirem juntos — aumentando, assim, as atividades offline dos pequenos.

Aliás, por falar nisso, cachorros e gatos adoram essa interação com eles, pois são bichos bastante sociáveis e que gostam de acompanhar os donos para cima e para baixo. Portanto, já dá para imaginar que eles vão se divertir (e muito) nas mais diferentes brincadeiras, como esconde-esconde e corrida.

4. Incentiva a prática de atividades físicas

Outro dos benefícios de ter animais de estimação é o aumento da prática de atividades físicas na rotina das crianças — e é fácil imaginar o porquê. Eles têm um amiguinho para ensinar truques, explorar os diferentes locais da casa e passear (principalmente, no caso dos cachorros). Tudo isso, todos os dias!

Se elas moram em um local com quintal, área de lazer ou jardim, a festa está feita, Isso porque não vai faltar espaço para explorar junto ao fiel companheiro de quatro patas.

Portanto, a garotada se mantém constantemente em movimento e com energia a mil, o que é ótimo para o seu crescimento. Afinal de contas, a musculatura se desenvolve, os ossos ficam mais fortes e resistentes e a coordenação motora das crianças fica melhor.

5. Ajuda no desenvolvimento do afeto

O convívio com os pets também é produtivo porque permite que as crianças consigam se expressar melhor, falar sobre os próprios sentimentos e desenvolver uma maior capacidade afetiva pelo próximo. É por isso que vemos com frequência os pequenos abraçando, querendo fazer carinho ou deitar com os amigos peludos.

Dessa forma, eles vão aprendendo a mostrar que aquele animal é querido e tem um peso grande na vida deles. Aliás, vale comentar que essa é uma das maneiras como eles aprendem a importância da amizade. Logo, quando crescem, conseguem se identificar e construir laços com os outros com muito mais facilidade.

6. Desenvolve a empatia

Por fim, não tem como deixar de citar a construção e o aumento da empatia como um dos benefícios de ter animais de estimação. Ou seja, a capacidade de entender o mundo da forma como outros o percebem e de se colocar no lugar tanto de pessoas quanto de animais.

Essa é uma característica muito importante e que só é desenvolvida assim: na prática. Por isso, o contato diário com um pet é tão positivo, pois as crianças exercitam constantemente a vontade de ajudar, de cuidar e de proteger quem é mais indefeso e precisa de uma atenção especial.

A partir daí, esse olhar mais humanizado e respeitoso é levado para as relações com a família, os coleguinhas da escola, os professores, a natureza (com o que eles aprendem de ecologia na educação infantil) etc. Elas crescem e se tornam adultos que aprendem a entender e a lidar melhor com as diferenças.

Como deu para ver, há muitas coisas do nosso cotidiano que afetam positivamente a garotada e, às vezes, nem nos damos conta, não é verdade? É o caso dos vários benefícios de ter animais de estimação, que contribuem diretamente para um desenvolvimento infantil saudável e equilibrado. Por isso, é sempre uma boa ideia se manter informado para proporcionar a melhor infância à galerinha!

Gostou do post? Então, aproveite para emendar a leitura com outro texto bem bacana que preparamos para você sobre as vantagens das atividades físicas para os pequenos!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário