9 brincadeiras para aliviar o calor que podem ser feitas em família

6 minutos para ler

O verão é uma estação muito divertida. Afinal, é durante essa época que acontecem as idas à praia, os banhos de piscina e os passeios para tomar sorvete. Além disso, as temperaturas mais altas fazem com que a gente tenha que inventar brincadeiras para aliviar o calor.

No período mais quente do ano, nada é melhor do que encontrar brinquedos para o verão ou atividades legais e refrescantes ao mesmo tempo. Entretanto, nem sempre temos ideias do que fazer, não é? Pensando nisso, resolvemos reunir algumas sugestões do que brincar para driblar o calorão. Continue a leitura e confira!

1. Guerra de bexiga com água

Essa é uma das brincadeiras mais clássicas para aliviar o calor. Quem nunca participou de guerra de bexiga com água naquele dia superquente? Se você não lembra como se brinca, é bem fácil. Será necessário ter várias bexigas, quanto mais delas, mais longa a atividade será.

Isso porque a “guerra” é feita com as bexigas cheias de água. Não se esqueça de realizá-la em um local externo e de colocar roupas de banho nos participantes, já que vai molhar tudo!

2. Escavação no gelo

A escavação no gelo é uma maneira bem geladinha de brincar. No dia anterior, pegue uma vasilha com água e diversos brinquedinhos dentro, como carrinhos e bonecos em miniatura, e coloque no congelador — use brinquedos que não sejam danificados com água. Na hora de brincar, dê algumas pazinhas ou colheres para as crianças tentarem tirar os objetos do gelo.

Pode ter certeza de que os pequenos vão adorar! Dependendo da idade deles, dá até para fazer uma competição de quem consegue pegar mais brinquedinhos.

3. Bolhas de sabão

brincadeiras para aliviar o calor

As bolhas de sabão também são uma brincadeira tradicional que deixa todo mundo encantado. Hoje em dia, é possível encontrar kits e brinquedos para fazer bolhas de vários tamanhos, até mesmo gigantes! Por mais que dê para brincar com a mistura de água e sabão, saiba que as fórmulas prontas geram muito mais bolhas que não estouram tão facilmente, isso deixa a brincadeira ainda mais legal!

4. Espreme esponja

A “espreme esponja” é uma competição muito divertida, mas já avisamos que também molha bastante. Por isso é interessante praticá-la em um quintal ou área onde possa haver água. A brincadeira é assim:

  • pegue uma esponja e uma bacia para cada participante, além de um balde cheio de água com uma certa distância;
  • cada competidor precisa encharcar a esponja com a água do balde e espremê-la em sua bacia;
  • ganha quem encher mais a bacia de água no intervalo de tempo determinado.

5. Pintura com água

A pintura com água é superlegal, não faz sujeira e o mesmo material pode ser reutilizado inúmeras vezes. Vocês só precisarão de um papelão, cartolina ou papel pardo, um pincel e um pote com água. A graça está em desenhar e pintar com água. Depois, basta deixar o papel alguns minutinhos no sol para a pintura se apagar e começar a brincadeira.

Powered by Rock Convert

6. Chuveirinho de garrafa pet

Que tal fazer uma experiência científica e refrescante? O chuveirinho de garrafa pet é uma ótima oportunidade para ensinar física aos pequenos. Confira o passo a passo e a explicação:

  • encha uma bacia com água;
  • fure o fundo de uma garrafa pet com pregos;
  • tampe a garrafa e coloque-a dentro da bacia com água;
  • mesmo imersa no líquido e com muitos furos, vocês perceberão que não entra água na garrafa;
  • depois, destampe a garrafa, e observarão que a água começará a entrar;
  • ao encher a garrafa, destampe novamente e retire-a da água, sem apertar;
  • vocês verão que não sai água pelos furos;
  • então, retire a tampa da garrafa e perceberão que a água começará a cair, se tampar, verão que a água não cairá novamente, semelhante a abrir e fechar um chuveiro.

A explicação é bem simples. Com a garrafa está tampada, o ar dentro dela ocupa o espaço e não deixa a água entrar. Ao abrirmos, a água consegue expulsar o ar e penetrar pelos furinhos. Quando a garrafa tampada é retirada da bacia com água dentro, o ar faz pressão por fora da garrafa, impedindo que a água escorra. Com a garrafa aberta, o ar entra e empurra a água para fora.

7. Cuidados com o jardim

Cuidar do jardim e mexer com terra, além de relaxante, também pode ajudar a aliviar o calor. Isso porque ficar em meio às plantas dá uma sensação de frescor. Por esse motivo, que tal chamar a criançada para brincar de cuidar das plantinhas?

Vocês podem replantar, fazer hortinhas em vasos, retirar as folhinhas murchas e contemplar a beleza das flores e das folhagens. O mais legal dessa atividade é que você pode aproveitar para ensinar sobre ecologia e preservação do meio ambiente. Assim, os pequenos crescem entendendo a importância de ter contato com a natureza.

8. Tinta de gelo

Já pensou em pintar com tinta de gelo? A experiência sensorial é incrível e ainda permite se refrescar no calorão. Para brincar, você precisa fazer a tinta de gelo misturando água, corante alimentício e um pouco de farinha de trigo, só para deixar a tinta mais espessa.

Em seguida, coloque a mistura em fôrmas de gelo. A dica aqui é usar e abusar das forminhas de figuras, como corações, bolas, estrelas, entre outras similares. Isso ajuda na criatividade e imaginação da criançada. Com o gelo pronto, espalhe papéis e cartolinas no chão do quintal ou onde possa fazer sujeira e seja fácil de limpar.

Além disso, vista os pequenos com roupas que possam ser manchadas. A partir daí, é só observar a alegria da molecada se divertindo! Aliás, nada impede que você participe da farra, não é mesmo? Aproveite para relembrar sua época de infância!

9. Pique-bexiga

A guerra de bexiga d’água pode ficar ainda mais emocionante, sabia? Em vez de os participantes jogarem as bexigas cheias de água uns nos outros, só um competidor é quem fica com elas e tenta acertá-las nos demais. O primeiro a ser atingido vira o atirador, e essa dinâmica continua.

Vale pegar diversas bexigas para a brincadeira demorar para acabar! Além do mais, não se esqueça de que o lugar ideal é um quintal ou um jardim que dê para correr muito. Dessa forma, a brincadeira fica ainda mais emocionante.

As brincadeiras para aliviar o calor são uma ótima opção de diversão em família. São esses momentos que proporcionam boas lembranças que serão levadas para sempre na memória de todos. Por isso, não deixe de brincar e se divertir com a criançada!

Quer ficar por dentro de outras brincadeiras para fazer com as crianças? Então, aproveite que está por aqui e confira mais um monte de atividades superlegais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário