Descubra como comprar o melhor brinquedo para criança de 4 anos!

Brinquedos interessantes para 4 anos|
Menina brinca com massinha de modelar

Em cada fase da infância, os pequenos estabelecem um contato diferente com o mundo ao redor, assim tudo que os cerca influencia diretamente o desenvolvimento. Por isso, na hora de comprar um brinquedo para criança de 4 anos, é importante buscar opções interessantes e adequadas para a faixa etária!

Geralmente, a partir dos 4 anos, a criança começa a explorar o ambiente, as relações e as brincadeiras de forma mais ativa. É nessa fase também que ela começa a compreender melhor as próprias atitudes, aprende a contar histórias e usa ainda mais a imaginação!

Nesse caminho, quem deseja estimular e auxiliar o crescimento dela pode investir em brinquedos interessantes para os 4 anos. Para ajudar, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de dicas e informações. Veja a seguir e aproveite!

Como escolher o brinquedo ideal?

Antes de explorar os brinquedos indicados para os 4 anos, não há nada melhor que ver algumas dicas para escolher bem, não é? Como já dissemos, é nessa faixa etária que os pequenos começam a ter um contato maior com o mundo e uma noção melhor das próprias atitudes.

Dessa forma, as brincadeiras e os brinquedos servem de apoio, estimulando habilidades e auxiliando o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e intelectual. Além disso, brinquedos educativos para 4 anos servem como instrumento, favorecendo a educação infantil.

Por conta disso, na hora de escolher o brinquedo para criança de 4 anos ideal, a principal dica é buscar opções que contribuam para a memória, o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora. Você também pode apostar em opções lúdicas, que favorecem a imaginação, como fantasias, tintas, etc. 

menino se divertindo com o avô com brinquedo para criança de 4 anos

Ideias de brinquedos para crianças de 4 anos

Bom, agora que você já sabe como escolher um brinquedo para criança de 4 anos, que tal algumas ideias para ajudar no processo? A seguir, separamos cinco opções incríveis indicadas para a idade. Confira!

1. Massinha de modelar

As massinhas de modelar são queridinhas dos pequenos durante a primeira infância. Aos quatro anos, as crianças já interagem de forma incrível com a atividade, construindo personagens, misturando cores e até controlando o nível de bagunça (o que é uma alegria para os cuidadores).

Os benefícios da massinha como elemento do brincar são inúmeros! Elas permitem a expressão das emoções, assim como exploram a concentração. Para a coordenação motora fina, os movimentos também são super-ricos.

Quer deixar a atividade ainda mais legal? Envolva-se na narrativa da criança. Crie cenários, reproduza vozes e convide o pequeno a contar histórias. Você vai se surpreender com a capacidade criativa!

2. Jogo da memória

Entre os brinquedos educativos para 3 a 4 anos, está o jogo da memória. Desenvolvendo diferentes habilidades como confiança e autonomia, o passatempo é megadivertido. Explorando a busca por formas e figuras similares entre várias opções que aparecem e somem no desenrolar da atividade, a criança trabalha o raciocínio lógico.

Outra grande vantagem do jogo da memória é a versatilidade. Afinal, ao pensar em um brinquedo para criança de 4 anos, é importante ter em mente que a temática deve se conectar aos interesses lúdicos do pequeno. Por isso, fazer essa conexão vai impactar diretamente o sucesso da atividade.

3. Lego

Outra excelente opção entre os brinquedos para 4 e 5 anos são os tradicionais blocos de montar Lego. Existem diversas versões indicadas para diferentes faixas etárias, e as peças pensadas para os 4 anos têm o tamanho e o formato que garantem a segurança dos pequenos.

Com os tijolos encaixáveis Lego, a criança pode trabalhar o raciocínio espacial, a imaginação e a consciência sobre proporções. As vantagens são tantas que os blocos de montar são utilizados até em atividades de treinamento empresarial para desenvolver a resolução de conflitos e o trabalho em equipe. Não é demais?

Experimente as linhas temáticas para conectar as preferências da criança aos benefícios do Lego ou aposte nos baldinhos com peças variadas e veja o que acontece. Tenho certeza de que vão surgir criações fabulosas!

4. Caixa registradora

A caixa registradora também é uma boa alternativa de brinquedo para criança de 4 anos. A verdade é que os pequenos normalmente apresentam um grande fascínio pelas atividades dos adultos, e uma visita ao supermercado já é uma experiência incrível, então por que não levar o espaço para dentro de casa?!

Assim, investindo em uma caixa registradora, além de ensinar sobre a função do profissional, é possível fazer a criança interagir com calculadora, dinheiros fictícios, cartões e métodos de pagamento. Isso é útil para a compreensão sobre o dinheiro e a educação financeira.

5. Livros

Poucos brinquedos são mais atemporais que os livros. Já as versões interativas, com texturas, formas e sons, são campeãs entre as preferências de brinquedo para meninas e meninos de 4 anos. Porém, com a proximidade da alfabetização, a leitura ganha um papel ainda mais especial, sendo um grande apoio do processo de aprendizado.

Entre atividades e jogos interessantes, os livros têm um papel marcante na rotina. Eles alimentam a conexão entre adultos e crianças, assim como são um convite para a imaginação. Para escolhê-lo, a dica é buscar por opções relacionadas ao interesse da criança. Ela gosta de fadas, carrinhos ou animais? Busque algo nesse universo.

Encontre os melhores brinquedos na Ri Happy!

Gostou do conteúdo e já sabe qual brinquedo para criança de 4 anos escolher? Então, não deixe de conferir todas as opções disponíveis no nosso catálogo online e faça já seu pedido!

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela