Ter um momento de conexão com as crianças pode gerar benefícios a serem levados por toda a vida. O brincar é o caminho mais leve para que os adultos interajam com os pequenos, em uma troca de ensinamentos que fortalece a confiança e estreita as relações.
Os brinquedos de madeira são uma ótima escolha para um bom entrosamento. Por carregarem um design geralmente mais simples, e apresentarem texturas diferentes, eles surgem como objetos divertidos e educativos que chamam a atenção na medida!
Mas esses são apenas alguns dos muitos benefícios dos brinquedos de madeira. Mostraremos, a seguir, por que esse estilo de passatempo é tão rico — além de algumas sugestões imperdíveis!
Benefícios dos brinquedos de madeira
Olhando para trás, fica fácil lembrar que vários brinquedos antigos eram feitos em madeira. Com a evolução dos materiais, e o incrível crescimento do volume de alternativas de jogos e atividades para as crianças, eles ganharam fortes concorrentes. Mas seguem imperdíveis!
Os brinquedos de madeira vão além das tendências, e podem ser aproveitados por várias gerações. Isso acontece porque eles são duráveis e, em alguns casos, até mesmo, mais seguros.
Como eles não têm substâncias tóxicas utilizadas em alguns brinquedos de plástico (como PVC ou ftalatos), são perfeitamente adequados para crianças de todas as idades. Outras vantagens dos brinquedos de madeira estão conectadas ao impacto que eles têm no desenvolvimento dos pequenos. Aprender e brincar fica fácil, quando o jogo:
- tem abordagem educativa, ensinando sobre formas e números;
- permite atenção plena da criança, por não ter luzes ou sons;
- aumenta autoconfiança e independência, por meio da resolução de problemas;
- convida para a imaginação, levando à reprodução de sons, movimentos e interações.
Brinquedos de madeira para montar com as crianças
Os brinquedos de madeira permitem que as crianças abusem do lado lúdico, aprendendo enquanto criam. Assim, elas trabalham mente e habilidades motoras com segurança e tranquilidade. Confira 3 sugestões para montar com os pequenos!
1. Brincando de construir
A partir dos 12 meses, as crianças já podem se divertir com o Brincando de construir. São peças coloridas, além de uma estrutura em forma de guindaste, para desafiar os pequenos nos encaixes e convidar para a resolução de problemas.
Na forma de porcas, parafusos, e outras peças da construção, o jogo diverte, ensina cores, e trabalha o senso de equilíbrio e proporções!
2. Empilhador de anéis
Um clássico dos brinquedos de madeira é o Empilhador de anéis, que combina o ensinamento de proporções com o compartilhamento das diferenças em tamanhos e formas. Para as crianças pequenas, a torre de equilíbrio pode combinar perfeitamente com o momento dos primeiros passos — estimulando a independência.
3. Conjunto de comidinha
É uma delícia quando as crianças começam a compreender o universo adulto e querem reproduzir o que é feito pelos seus cuidadores. O Conjunto de Comidinha em madeira é uma ótima pedida para levar os pequenos ao mundo do faz de conta, de maneira lúdica.
Com a reprodução dos alimentos em madeiram acompanhados por uma faca, o brinquedo contribui para a coordenação motora e percepção visual. Para trabalhar o faça você mesmo, vale complementar com outros utensílios de cozinha infantis.
Mais do que levar os brinquedos de madeira para a rotina das crianças, vai ser incrível compartilhar esse momento com eles. Isso torna a experiência do brincar muito mais rica e imperdível!
Quer ver mais e mais crianças curtindo brinquedos de madeira? Compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!