7 dicas de brinquedos interessantes para 4 anos

6 minutos para ler

Os 4 anos são uma idade incrível, em que a criança começa a explorar de forma ainda mais ativa o ambiente, as relações e as brincadeiras. É uma fase na qual os pequenos já têm mais compreensão sobre suas atitudes, contam histórias e, o melhor, adoram explorar a imaginação!

Criar situações hipotéticas e realizar imitações são algumas das atitudes esperadas de meninos e meninas nessa faixa etária, além de ser um momento em que já começam a desvendar o poder dos sentimentos — compartilham alegrias, tristezas e frustrações.

Por isso, é importantíssimo disponibilizar brinquedos interessantes para os 4 anos. Dessa forma, as possibilidades do brincar e do aprendizado serão atingidas ao máximo. Os pequenos ficam mais independentes, mas ainda buscam apoio em momentos de muita intensidade e agitação — e é esse o papel que os jogos diversos oferecem: um apoio na forma de espaço seguro.

Sem saber o que escolher para crianças com 4 aninhos de idade? Reunimos opções que contribuem para os desenvolvimentos motor, cognitivo, emocional e social. Confira a nossa seleção e inspire-se!

1. Massinha de modelar

As massinhas de modelar são queridinhas dos pequenos durante a primeira infância. Aos 4 anos, eles já interagem de forma incrível com a atividade, construindo personagens, misturando cores e até mesmo controlando o nível de bagunça (o que é uma alegria para os cuidadores).

Os benefícios da massinha como elemento do brincar são inúmeros! Elas permitem a expressão das emoções, assim como exploram a concentração. Para a coordenação motora fina, os movimentos também são super ricos.

Quer deixar a atividade ainda mais legal? Envolva-se na narrativa da criança. Crie cenários, reproduza vozes e convide o pequeno a contar fabulosas histórias. Você vai se surpreender com a capacidade criativa a ser revelada!

2. Caixa registradora

Um dos brinquedos interessantes para 4 anos de idade é a caixa registradora. Já reparou como as crianças passam a se interessar de forma intensa pelo universo adulto? Basta uma visita ao supermercado ou à farmácia com os pequenos para visualizar como tudo chama a atenção.

A possibilidade de a criança interagir com calculadora, dinheirinhos fictícios, cartões e momentos de pagamento é até mesmo útil para ensinar sobre a dinâmica existente por trás de uma transação financeira. Entre os famosos porquês que surgem nessa fase, os brinquedos ajudam a construir respostas.

Conectar a atividade à rotina de trabalho dos adultos, explicando que controlar uma caixa registradora é um trabalho, por exemplo, também é muito rico. O resto vai da imaginação e do que é buscado pela criança.

3. Livros

Poucos brinquedos são mais atemporais que os livros. As versões interativas, com texturas, formas e sons, então, são campeãs entre as preferências dos pequenos na primeira infância. Porém, com a proximidade da alfabetização, a leitura ganha um papel todo especial, sendo um grande apoio do processo de aprendizado.

Entre atividades e jogos interessantes, os livros têm um papel marcante na rotina. Eles alimentam a conexão entre adultos e crianças, assim como são um convite para a imaginação. Contudo, se quiser ver a sua criança apaixonada por livros, é preciso dar o exemplo.

A seleção do livro correto está diretamente conectada ao interesse da criança. Ela gosta de fadas, carrinhos ou animais? Busque algo nesse universo.

4. Jogo da memória

Confiança e autonomia são algumas das habilidades desenvolvidas com um tradicional jogo da memória. Quando explora a busca por formas e figuras similares entre várias opções que aparecem e somem no desenrolar da atividade, a criança trabalha o raciocínio lógico.

Uma das grandes vantagens do jogo da memória é a versatilidade. Ao pensar em brinquedos para crianças de 4 anos de idade, é importante ter em mente que a temática deve estar conectada aos interesses lúdicos do pequeno. Por isso, fazer essa conexão vai impactar diretamente o sucesso da atividade.

5. LEGO

Os tradicionais blocos de montar Lego são conhecidos como um dos melhores brinquedos para as crianças (e também para os adultos). Existem opções para todas as faixas etárias que você imaginar, e as peças pensadas para os 4 anos de idade têm tamanho e forma que garantem a segurança da brincadeira.

Com os pequenos tijolos encaixáveis, fica fácil trabalhar tópicos como raciocínio espacial, imaginação e consciência sobre proporções. As vantagens são tantas que o Lego é utilizado até mesmo em atividades de treinamento empresarial por permitir a resolução de conflitos e o trabalho em equipe. Não é demais?

Experimente as linhas temáticas para conectar as preferências da criança aos benefícios do Lego ou aposte nos baldinhos com peças variadas e veja o que acontece. Vão surgir criações fabulosas!

6. Brincando de engenheiro

Não se engane ao pensar que apenas o Lego permite que os pequenos explorem a criatividade. Existem outros blocos de montar que levam as crianças de 4 anos para o mundo da imaginação!

Os blocos de madeira são extremamente versáteis. Com eles, é possível compreender mais sobre formas, trabalhando também o desenvolvimento da coordenação motora fina e do raciocínio lógico.

Ao reproduzir seus cenários prediletos em blocos, a criança ainda se sente vitoriosa por transformar os seus pensamentos em algo palpável! Porém, não assuste se, após finalizar a sua obra, o pequeno desmontar toda a criação. Isso faz parte da mágica da diversão.

Dicas para escolher os melhores brinquedos para crianças de 4 anos

O que achou das sugestões de brinquedos interessantes para 4 anos? Certamente, existem muitas outras opções. Por isso, separamos a seguir algumas dicas para ajudar na escolha dos melhores jogos para essa fase mágica!

As crianças são extremamente visuais, por isso brinquedos coloridos, com luzes ou brilhos diferentes, vão captar a atenção, além de serem elementos educativos. Kits de desenho ou torres de equilíbrio fazem sucesso e ensinam ao mesmo tempo.

Entre as muitas perguntas e curiosidades que surgem com as questionadoras crianças de 4 anos, aproveite para apresentar respostas com o apoio dos brinquedos mais legais!

O pequeno anda curtindo desenhos sobre dinossauros? Permita que ele tenha os seus dinossauros e que crie suas próprias histórias. Estão em alta as dúvidas sobre o corpo humano? Aproveite para explicar o que acontece dentro do corpinho com apoio de um quebra-cabeça bem lúdico.

Os brinquedos interessantes para 4 anos são aqueles que conectam o aprendizado à descoberta do mundo e permitem que as crianças se expressem de forma rica. Que tal conferir outras opções separadas por tema, idade ou faixa de preço? Acesse agora o nosso site.

Posts relacionados

Deixe um comentário