Saiba com quantos meses o bebê pode ir para creche e quais são os benefícios disso

A creche pode acrescentar muito ao desenvolvimento das crianças. Novos estímulos e interações são os principais pontos positivos da presença do pequeno no local. No entanto, muitos pais se perguntam com quantos meses o bebê pode ir para creche para planejarem a nova fase escolar.

Até os seis meses, o mundo do bebê é focado nos pais. Contudo, após esse período, conforme ele vai desenvolvendo habilidades e conquistando independência, começa a se interessar por outras pessoas. 

É aí que os espaços de socialização, como a creche, passam a ser fundamentais para a criança. Eles ainda promovem atividades de educação e desenvolvimento que ajudam a iniciar a criança na vida escolar.

O blog Modo Brincar separou algumas informações úteis para pais que querem saber qual é a idade ideal para colocar o bebê na creche, como planejar essa ida da melhor forma e quais são os benefícios disso. Confira!

O que a lei diz sobre a idade do bebê na creche?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 4 de abril de 2013, determina que a educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Os pais podem matricular crianças menores em creches, mas isso não é obrigatório. A decisão cabe aos pais. 

Benefícios da creche

Há muitos benefícios da creche para o bebê. Quando os pais analisarem com quantos meses o bebê pode ir para creche, também é válido considerarem os pontos positivos desse espaço para o desenvolvimento do pequeno. Veja alguns deles!

Desenvolvimento físico

Por meio das brincadeiras e de outras atividades realizadas na creche, o bebê pode se desenvolver fisicamente. Ele é incentivado a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, por exemplo. Algumas instituições também promovem a alimentação saudável, o que pode contribuir para o desenvolvimento do paladar.

Desenvolvimento intelectual

A iniciação na vida escolar contribui para o desenvolvimento infantil. Na creche, o bebê tem contato com brinquedos, interações e atividades pedagógicas que estimulam a linguagem, a memorização, a imaginação e até os sentimentos.

Socialização

Na creche, o pequeno pode criar senso de empatia, respeito, organização e muito mais. Ao entrar em contato com outras crianças, ele aprende o valor da troca, das amizades e da tolerância.

Qual é a idade ideal para colocar o bebê na creche?

Não existe consenso sobre qual é a melhor idade para colocar o bebê na creche. Os pediatras recomendam que a criança vá para a creche a partir dos seis meses, quando já recebeu as principais vacinas e está um pouco mais independente.

Vários critérios devem ser analisados pelos pais ou pelos responsáveis. Tudo depende da necessidade dos adultos e do momento da criança.

Necessidades dos pais

Após o período de licença-maternidade ou paternidade, muitos pais precisam voltar ao trabalho. Isso faz com que a ida da criança à creche facilite o dia a dia dos cuidadores. 

A maioria busca saber com quantos meses o bebê pode ir para creche para organizar a rotina, ficando mais tranquila em relação aos cuidados com o pequeno. 

Necessidades da criança

Saber quando colocar o bebê na creche depende da própria criança. Algumas são mais ativas, precisando gastar energia em brincadeiras e novas atividades, em playgrounds e outros locais de interação com crianças.

Momento da criança

Os pais devem analisar a fase da criança para saber com quantos meses o bebê pode ir para creche. Antes dos seis meses de idade, o calendário vacinal não está completo. É importante verificar com o pediatra se a creche para recém-nascido é segura.

Caso a criança esteja na fase de amamentação, a mãe pode considerar alguns cuidados, como extrair o leite materno e oferecê-lo na mamadeira para o bebê ou amamentá-lo em horários alternativos aos da creche.

Também é possível trabalhar a independência da criança antes de matriculá-la em uma creche. Para isso, aos poucos, os pais podem acostumá-la com a ausência deles, deixando-a sob os cuidados de outra pessoa por alguns minutos e tornando os momentos de despedidas mais leves.

Ainda é interessante que o bebê já saiba demonstrar algumas necessidades, como sede, fome, sono e preferências por determinadas atividades.

Saiba mais sobre o universo infantil no blog Modo Brincar

Saber com quantos meses o bebê pode ir para creche é muito importante para o desenvolvimento, respeitando as necessidades e os desejos. Para entender mais sobre o universo infantil, confira outros conteúdos do blog Modo Brincar.

Ver mais brinquedos incríveis

Ri Happy

Recent Posts

Confira 10 maneiras criativas de comemorar o primeiro Dia dos Pais

O primeiro Dia dos Pais é inesquecível e merece uma celebração especial. Afinal, marca o…

5 dias ago

Dia Mundial do Chocolate: origem, filmes e receitas para celebrar

Você sabia que existe o Dia Mundial do Chocolate? Embora pareça recente, a origem da…

6 dias ago

Confira 6 dicas divertidas para comemorar o Dia do Rock com as crianças

O estilo musical mais famoso de todos os tempos é celebrado em uma data específica.…

1 semana ago

Dia da Amizade: conheça a origem da data

A canção Amigo, estou aqui, composta e cantada por Zé da Viola na trilha sonora…

1 semana ago

Saiba o que é São João e inspire-se com alguns costumes típicos

Junho é marcado por festividades em todo o país, celebrando a história e os feitos…

2 semanas ago

Dia do Esporte: quando é, como surgiu e o que fazer para comemorar

O Dia do Esporte é comemorado anualmente em 6 de abril. Estabelecida em 2013 pela…

3 semanas ago