Passo a passo: como ensinar seu filho a estudar

3 minutos para ler

Um dos maiores desafios dos pais é ajudar os pequenos a criarem bons hábitos de vida, incluindo o gosto pelos estudos. Você também se preocupa com tal questão? Saiba que não está sozinho! Pensando nisso, resolvemos fazer este post com dicas de como ensinar seu filho a estudar.

Sabemos que uma boa rotina de estudos é importante, principalmente, para que a criança tenha sucesso na vida acadêmica. Portanto, quanto mais cedo começar a reforçar esse hábito, melhor. Essa pode parecer uma missão bem difícil, porém não é bem assim. Com algumas dicas, é possível ensinar o seu filho a estudar sem muito estresse. Continue a leitura e confira!

Ajude-o a organizar os horários

como ensinar seu filho a estudar

Seu filho tem horário certo para estudar diariamente ou muda a cada dia? Saiba que, para condicionar o cérebro a transformar uma atividade em um hábito, é importante que ela seja feita periodicamente. Com disciplina, logo a criança se acostuma que em determinado momento do dia é hora de estudar.

Sente-se com o seu pequeno, juntos montem um cronograma que inclua fazer as tarefas de casa e revisar as matérias. Dê preferência para um horário em que ele esteja tranquilo e consiga se concentrar melhor, ou logo depois da escola para “aproveitar o embalo” e auxiliar na adaptação escolar.

Fale sobre a importância do conhecimento

A criançada quer saber o porquê de tudo, não é mesmo? Em relação às obrigações, isso não é diferente. Portanto, sempre que houver aquela resistência em estudar, explique para o seu filho a importância de adquirir conhecimentos.

Powered by Rock Convert

Diga que os estudos são indispensáveis, pois é por meio deles que conhecemos novas culturas, ampliamos os horizontes e alcançamos os objetivos de vida.

Explique a matéria de forma lúdica e divertida

Muitas vezes, as crianças não conseguem entender um conteúdo somente lendo, e é aí que os pais entram em ação. Quando seu filho pedir alguma explicação sobre a tarefa de casa, tente ir pelo lado lúdico e divertido, ensinando com uma brincadeira. Os pequenos tendem a aprender melhor dessa forma.

Elimine as distrações

A concentração é algo necessário na hora de estudar. Sem ela, o conteúdo “entra em um ouvido e sai pelo outro”. Ou seja, fica difícil assimilar os aprendizados. Por isso, é importante eliminar as distrações. Você pode criar regras, como nada de televisão, música alta ou celular no horário das tarefas.

Respeite o ritmo da criança

Cada criança tem seu ritmo. Não adianta querer que seu filho estude horas a fio se ele não está preparado para isso. O resultado pode ser o contrário do que se espera. Em vez de gosto, ele pode ter aversão aos estudos. Portanto, comece aos poucos e de modo mais leve. Conforme a idade e o entendimento do pequeno, você pode aumentar o tempo dedicado a estudar.

Hoje em dia, graças à tecnologia, podemos encontrar videoaulas e podcasts que falam sobre as matérias de maneira fácil de entender. Essas diferentes formas de conteúdos chamam a atenção das crianças e fazem com que elas sintam prazer nos estudos. Viu como ensinar seu filho a estudar não é uma missão impossível?

Confira também como podcasts infantis podem ser ótimos aliados tanto nos estudos quanto no entretenimento!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário