Crianças bilíngues: os benefícios de aprender uma segunda língua na infância

4 minutos para ler

Que aprender um segundo idioma é importante, todos nós sabemos! Mas você já se perguntou qual a idade adequada para isso acontecer? Muitos psicólogos e neurocientistas entram em acordo que as crianças bilíngues obtêm muito mais proveito do que quando o aprendizado de outra língua acontece na fase adulta.

Bem, já comentamos em outros artigos, aqui no blog, que o estímulo ao desenvolvimento cognitivo pode vir de várias formas. E incentivar outro idioma é mais uma delas! Continue com a gente e descubra os principais benefícios de criar crianças bilíngues!

Por que criar crianças bilíngues?

Os tempos mudaram e, agora, o acesso a outro idioma é muito mais fácil. Ainda bem! Então, confira os ganhos disso na infância!

Acelera a fluência

Uma das principais vantagens é o aumento da fluência. Aliás, começar a aprender outra língua já nos primeiros anos de vida facilita bastante a fixação dos termos e a absorção da pronúncia exata. Assim, escutar e falar em inglês ou espanhol, por exemplo, será mais natural.

Estimula o cérebro

Quando a criança nasce, seu cérebro ainda não está completamente formado. Ao longo dos anos, ele precisa fortalecer algumas estruturas e estabelecer mais conexões sinápticas, isto é, ligações entre neurônios.

É a partir disso que as informações do mundo externo são absorvidas e que a criança tem uma cognição madura para todos os aprendizados da vida, como nos contextos pessoais e escolares. Outro idioma promove ainda mais a formação do cérebro, deixando nossos pequenos mais inteligentes.

Powered by Rock Convert

Favorece o foco e a criatividade

crianças bilíngues

Uma mente bem-exercitada tem mais facilidade, também, para focar em atividades e desenvolver a criatividade. Isso porque a área relacionada à linguagem — pela escrita, por leituras, pela audição — é bastante trabalhada, possibilitando que a criança consiga lidar melhor com os demais estímulos.

Propõe novas possibilidades à criança

Crescer com domínio de dois idiomas dará aos pequenos mais oportunidades na vida. Fazer intercâmbio, conseguir um trabalho online ou presencial em um país estrangeiro, ter facilidade ao entrar em um mestrado são algumas das diversas possibilidades. Isso expande a visão de mundo, viabilizando uma evolução positiva sem limites.

Melhora a autoestima e a socialização

As crianças têm contato com os colegas desde cedo e são encorajadas às interações. O resultado que temos são pessoas mais seguras de si e com mais facilidade para fazer amigos.

Como ensinar outro idioma na infância?

Agora que você ficou por dentro das principais vantagens, veja algumas dicas que temos para criar crianças bilíngues e incentivá-las a gostar de um segundo idioma. O mais legal de tudo é que tais sugestões podem ser aplicadas em todas as fases da criança e desenvolvem outros aspectos, como criatividade e inteligência emocional! Confira:

Como você viu, criar crianças bilíngues é bastante vantajoso, sendo uma maneira de fazer com que elas se tornem mais maduras cognitivamente e mais aptas para viver em um mundo tão conectado e globalizado.

Gostou de ficar por dentro dessas informações? Siga-nos em nossas redes — Facebook, Instagram, YouTube — e acompanhe de perto outras dicas para o crescimento saudável da criançada!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário