Entenda porque 4 de maio é considerado o dia de Star Wars

4 minutos para ler

No final da década de 1970, foi lançado o filme que deu partida à franquia que é um sucesso mundial até os dias atuais. A história, que se passa em uma galáxia muito, muito distante, tem uma legião de fãs e até mesmo uma data em sua homenagem: o dia de Star Wars.

Aliás, você sabe por que ele é comemorado no dia 4 de maio? A razão tem a ver com uma das frases mais famosas da saga: “que a força esteja com você”. O que isso tem a ver? Bom, se ainda não captou a mensagem, continue a leitura, pois neste post explicamos tudo. Vamos lá?

Afinal, por que dia 4 de maio?

Em português, a frase mais emblemática da franquia não ganha o trocadilho com a data do dia 4 de maio. No entanto, basta colocá-la em seu idioma original para entender o raciocínio. Em inglês, ela é ” may the force be with you”, que tem a sonoridade parecida com “may the fourth” (4 de maio).

Pegando o gancho nessa coincidência, desde 2011, os fãs passaram a comemorar o “May the 4th be whit you” como o dia de Star Wars. Dois anos depois, em 2013, foi a vez da Disney (detentora dos direitos da saga) oficializar a data.

A coisa ficou tão séria que, em 2019, a Califórnia aprovou na legislatura a data como comemorativa no estado. Uma das razões para que isso acontecesse foi o lançamento de um parque da Disney inspirado nos filmes.

Apesar de a celebração ser relativamente recente, o trocadilho foi usado pouco tempo depois da estreia do primeiro filme. Em 4 de maio de 1979, Margaret Thatcher foi eleita primeira mulher como Primeira-Ministra da Grã-Bretanha. O seu partido colocou um anúncio com os dizeres “May the fourth be with you, Maggie. Congratulations!” fazendo menção ao longa.

Como os fãs celebram o dia de Star Wars?

dia de star wars

No primeiro evento organizado para comemorar o 4 de maio, em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, os fãs se reuniram para relembrar a franquia. A celebração contou com um concurso de fantasias em que os jurados eram celebridades locais, com um jogo de perguntas e respostas sobre a trilogia original e com a exibição dos melhores filmes e paródias feitos pelos fanáticos por Star Wars.

Por todo o globo, os admiradores da saga continuam se reunindo para celebrar esse dia e homenagear a todos os envolvidos nessa produção tão incrível que atravessa gerações há mais de 40 anos. Por isso, não é incomum encontrar Leias, Lukes, Hans Solos e Darths Vaders por aí no dia 4 de maio.

Como comemorar o dia de Star Wars?

Star Wars é um fenômeno cultural que não para nos filmes. A saga se expandiu tanto que é possível encontrar o universo em quadrinhos, livros e desenhos animados que apresentam personagens inéditos e igualmente fascinantes.

Por isso, uma das maneiras de comemorar o dia de Star Wars é assistindo aos filmes e seus derivados. Aproveite essa data para chamar a criançada para assistir. Decore o ambiente, vista-se de acordo, pegue a bebida e a comida e divirtam-se! Não pare por aí! Confira mais atividades para celebrar o “May the 4th”:

O dia de Star Wars é uma data para celebrar esse universo tão fantástico criado por George Lucas. Além dos filmes, quem curte a história pode entrar no clima com diversos produtos, que vão de jogos, bonecos e fantasias a utensílios e muito mais!

Quer saber onde encontrar os melhores itens de Star Wars? Então, aproveite que está por aqui, acesse o site e confira toda a nossa linha!

Posts relacionados

Deixe um comentário