Qual a importância de ensinar ecologia na educação infantil?

7 minutos para ler

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conscientes de que preservar o meio ambiente é a melhor maneira de garantir um futuro para o nosso planeta. Pensando nisso, você sabe exatamente qual é a importância da ecologia na educação infantil?

Assim como os diversos valores que os cuidadores devem passar aos pequenos para torná-los adultos mais responsáveis, transmitir os cuidados com a natureza também faz parte desse aprendizado. O assunto interessou?

Então continue a leitura, pois, neste post, contamos as razões pelas quais você deve ensinar a preservação da natureza às crianças e como pode fazer isso de formas lúdicas e bem práticas. Confira!

Por que ensinar ecologia na educação infantil?

Apesar da pouca idade, as crianças são capazes de assimilar muitos conhecimentos importantes, principalmente aqueles que levarão ao longo da vida. Existem certas coisas muito mais fáceis de serem aprendidas ainda quando somos pequenos e que se tornam hábitos, cuidar do meio ambiente é uma delas.

Enquanto os adultos que não aprenderam a preservar a natureza, quando crianças, demoram a tomar essa consciência, os pequenos podem crescer sabendo que cuidar do planeta é uma das nossas responsabilidades. Isso se torna algo natural para eles.

Benefícios de ensinar ecologia na educação infantil

Além de gerar para o futuro pessoas conscientes com as obrigações de sustentabilidade, ensinar ecologia às crianças é uma maneira de desenvolver diversos outros sentidos nelas. A seguir, confira algumas das vantagens.

Alimentação saudável

Uma das maiores preocupações dos cuidadores é que a criança tenha uma alimentação balanceada e gosto pelos alimentos saudáveis. Sabia que ensinar os pequenos a amar a natureza também ajuda nessa missão? Para diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente, nada é melhor que consumir mais ingredientes naturais e frescos, como frutas, verduras e legumes.

Criatividade

Estimular a criatividade da criança é fundamental para que ela desenvolva a capacidade de resolver problemas. Ao montar oficinas de reciclagem de materiais e embalagens, os pequenos liberam a imaginação e criam objetos incríveis!

Responsabilidade social

Quando ensinamos que a preservação do planeta é fundamental para assegurar um futuro melhor para todos nós, é passada a mensagem de que todos somos responsáveis pelo bem-estar um do outro. Dessa forma, a criança cresce sabendo que as escolhas que ela faz pode influenciar a vida do próximo e que , por isso, é importante ter responsabilidade.

Como ensinar ecologia às crianças?

Ensinar ecologia na educação infantil é muito mais simples e divertido do que a maioria dos adultos pensa. Não é preciso falar sobre assuntos complicados, basta dar o exemplo no dia a dia e conversar bastante com os pequenos. Veja como isso é possível.

Recicle as embalagens

Quando as embalagens vão parar na natureza, elas poluem e podem trazer muitos prejuízos ao meio ambiente. Que tal diminuir a quantidade delas que vão para o lixo fazendo reciclagem? Essa é uma ótima ideia. Não sabe como fazer isso? A gente ajuda!

A Ri Happy Box oferece moldes que podem ser usados em papelão, como caixas de sapato, de cereal, de objetos etc. para transformar o que iria ser jogado fora em brinquedos superdivertidos! São várias figuras para recortar e montar — carro, fogão, casa, dinossauro e muito mais!

Para baixar os moldes, basta acessar o nosso perfil no Instagram ou a página Ri Happy Box.

Powered by Rock Convert

Mostre como separar o lixo

A reciclagem é uma das formas de sustentabilidade que está em nossas mãos. Ao separar o lixo orgânico dos recicláveis, a gente facilita esse trabalho e torna possível a redução dos lixões e de objetos que vão parar nos mares e matas, poluindo o meio ambiente e prejudicando a fauna. Chame os baixinhos, explique sobre os tipos de materiais recicláveis e ensine-os como separar o lixo em: orgânico, vidro, plástico, papel e metal.

Reduza o tempo no banho

Ao diminuir o tempo de banho, a gente reduz o gasto de um bem natural que está cada vez mais escasso: a água doce. Sabemos que crianças adoram brincar no banho. Entretanto, essa não é uma atitude sustentável, por isso é preciso explicar aos pequenos as razões para não demorar com o chuveiro ligado.

Cultivem uma horta

Se vocês têm um espaço em casa, que não precisa ser grande, que tal cultivarem uma hortinha? Com um pouco de terra, adubo e sementes, vocês montam uma horta com verduras, temperos e alguns legumes. Além de incentivar uma alimentação saudável, os pequenos aprendem a gostar mais da natureza. Em apartamentos com boa iluminação, dá para fazer uma horta vertical ou suspensa.

Aproveite os alimentos integralmente

O Brasil é um dos países com maior desperdício de alimentos do mundo! Além de jogar fora comida pronta, não temos o costume de aproveitar totalmente os ingredientes, despejando no lixo partes comestíveis, como talos, folhas e cascas.

Se pensarmos melhor, para produzir e comercializar verduras, legumes e frutas foram gastos diversos recursos, como água, solo e combustível, então podemos dizer que o aproveitamento integral desses alimentos é uma atitude sustentável.

Na Internet, você encontra inúmeras receitas de pratos, bolos e sobremesas que utilizam tais ingredientes não convencionais. Chame os pequenos para se divertirem na cozinha ajudando nas preparações. Assim, eles aprendem que o desperdício não é legal e que dá para comer bem, gostoso e saudável.

Brinquem na terra

ecologia na educação infantil

Ter o contato com a terra desde pequeno é uma maneira de fazer com que os pequenos tenham interesse pela natureza. Fora isso, traz diversos benefícios para o desenvolvimento sensorial e criativo. Outra vantagem é o fortalecimento da imunidade, pois o sistema imunológico precisa entrar em contato com alguns germes para desenvolver anticorpos.

Invista em brinquedos sustentáveis e de qualidade

A sustentabilidade é um tema muito atual e de grande importância, tanto que existem até mesmo brinquedos e jogos sustentáveis. Eles são feitos com materiais de fontes renováveis, como madeira de reflorestamento, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

Outro modo de ser sustentável, na hora de escolher os brinquedos dos pequenos, é investir em produtos de qualidade. Isso porque eles são mais duráveis, podem ser usados por muitos anos e repassados para outras crianças, evitando que o item vire lixo e vá parar na natureza.

Há também a opção de jogos educativos, que ensinam como a reciclagem é possível e importante para o planeta. Ou seja, existem várias formas lúdicas e divertidas de abordar a preservação do meio ambiente com as crianças.

Ensinar ecologia na educação infantil faz com que as crianças cresçam mais conscientes, ao mostrar que é nosso dever cuidar do planeta para garantir um futuro mais saudável. Por isso, não deixe de passar mais esse valor aos pequenos.

Gostou do nosso post? Saiba que por aqui você encontra dicas sobre o incrível mundo das crianças! Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário