Ensaio de Natal com bebês: como registrar esse momento em fotos incríveis

6 MINUTOS DE LEITURA
181
ensaio de natal bebê
Mãe segura no colo bebê vestido de Papai Noel

Para muita gente já é uma tradição: o período de fim ano pede um ensaio de Natal de bebê, especialmente quando é o primeiro Natal do pequeno em família. Afinal, fazer esse tipo de registro é eternizar uma época cheia de mudanças e expectativas na vida de qualquer mãe ou pai, não é mesmo?

Porém, para garantir que o resultado fique como o esperado é preciso planejar bem o momento e se precaver quanto a possíveis imprevistos. Por essa razão, trouxemos um artigo para ajudar você a colocar esse ensaio em prática. Acompanhe!

Por que fazer o ensaio de Natal do Bebê?

A resposta é simples: porque registrar os primeiros dias do bebê ou o primeiro ano de vida dele, seja em momentos caseiros, seja em ensaios profissionais, significa guardar recordações especiais das primeiras descobertas, experiências e celebrações da criança — em especial aquelas em que estão toda a família, algo que nem sempre acontece na rotina.

Não é à toa que esse tipo de material, além de mexer com as emoções e despertar muita nostalgia com o passar dos anos, serve para que os pais, tios, avós e afins acompanhem de maneira mais clara a evolução e o desenvolvimento dos pequenos.

Como escolher o melhor fotógrafo?     

Contar com um bom fotógrafo no ensaio de Natal de bebê é algo essencial. Isso porque quanto maior a experiência, mais facilidade ele tem para orientar, tirar dúvidas e sugerir ideias para os pais ou responsáveis. Isso sem falar, é claro, no maior domínio em coordenar o processo de registrar um bebê ou mesmo um recém-nascido em imagens — considerando, por exemplo, as limitações e particularidades dessa fase da vida.

“Mas como encontrar um profissional que se destaque nesse mercado?”, você deve estar pensando. A verdade é que não existe um único caminho. Uma das formas mais tradicionais é por meio de indicações de familiares e amigos que já fizeram esse tipo de ensaio e tiveram uma experiência positiva com o fotógrafo contratado.

Porém, você também tem a possibilidade de pesquisar na internet, especialmente nas redes sociais — visto que cada vez mais os profissionais de diversos setores as utilizam para se autodivulgar e mostrar detalhes dos serviços que prestam.

Ao encontrar um ou mais nomes, comece a se informar não só sobre os valores cobrados, mas principalmente sobre trabalhos já realizados por eles, se disponibilizam portfólio online, como são os feedbacks de clientes, se eles atuam em estúdios etc. Tudo isso ajudará a encontrar a melhor opção no mercado.

Como escolher o cenário ideal?    

O cenário vai ficar a cargo da ideia pensada para o ensaio. Se o desejo é fazer algo mais intimista, que capte a essência do dia a dia da família e que tenha elementos reais da infância do bebê, sem dúvidas criar as fotos em casa será uma ótima ideia.

Por outro lado, quem deseja imagens mais personalizadas, com efeitos especiais e que sejam facilmente editáveis e transformadas, posteriormente, em diferentes materiais (como almofadas, pôsteres, canecas etc.), a melhor opção é o estúdio.

Vale comentar ainda que você pode investir em fotos temáticas ao ar livre, como aquelas que simulam situações vividas pelo Papai Noel (passeios de trenó, entregas de presente, visitas às casas na noite de Natal e por aí vai).

Quem mais pode aparecer no ensaio de Natal do bebê?

É verdade que em um ensaio de Natal de bebê ele é o protagonista, assim como a futura mãe é a personagem principal no ensaio de gestante — quanto a esse ponto não há o que se questionar! Porém, isso não significa que nesses ensaios só a pessoa em destaque deve aparecer, ok? Ao contrário, a família pode (e deve) se integrar a eles.

No caso do ensaio com os bebês, pais, tios, irmãos, primos e afins podem participar de diferentes momentos de interação, brincadeiras e carinho com eles. Inclusive, dá para explorar fotos que contam narrativas do convívio familiar e trazem um significado todo especial ao registro final.

Que roupa usar no ensaio de Natal do bebê?   

Uma dica para ter fotos com uma unidade visual e uma estética que pode ser tanto divertida quanto engraçada, é todas as pessoas usarem roupas combinando entre si. Elas podem ser a mesma peça ou terem cores, estampas e detalhes similares uns aos outros.

Vocês ainda podem ir além e pensarem em fantasias que contem pequenas histórias ao longo do ensaio. Por exemplo, os pais vestidos de Papai e Mamãe Noel, o bebê de ajudante do Natal, os irmãos de bonecos de neve, o pet de rena e por aí vai.

Quais cuidados ter com o bebê na hora das fotos?

Quanto mais novo for o bebê, mais cuidados devem ser adotados quanto ao ambiente e à preparação para as fotos. Isso porque os mais novos são mais suscetíveis a ficarem incomodados com barulho, mudanças de temperatura, iluminação e afins — desconforto este que vai transparecer para as lentes. Por isso, adote as seguintes ações:

  • regule a temperatura ambiente, deixando-a entre 24º e 26º — isso é essencial em casos de espaços fechados com ar-condicionado;
  • escolha locais longe de áreas movimentadas e com muitos ruídos externos;
  • evite o uso de luzes, como flashes e iluminadores, voltados para o rosto da criança;
  • reserve um momento para a amamentação do bebê caso o ensaio leve mais tempo do que o esperado e atrapalhe a rotina dele;
  • evite excessos de roupas, calçados e acessórios que acabem reduzindo a mobilidade e flexibilidade dos braços e pernas da criança;
  • não deixe o bebê por muito tempo nas mesmas posições, principalmente quando elas exigem que ele fique de bruços ou de lado.

Como você viu, basta só um pouco de planejamento, organização de ideias e o suporte de um bom fotógrafo para fazer render o ensaio de Natal de bebê. Evitando, assim, estresse, preocupações e até mesmo frustrações desnecessárias. Afinal de contas, esse é um momento para se divertir e aproveitar ao lado dos pequenos.

Ah, e aqui vai uma dica extra: as fotos do ensaio de Natal do bebê podem se tornar muito mais do que apenas um álbum de recordação, viu? Por exemplo, dá para elas virarem quadros decorativos para o lar, capas de agendas e/ou planners pessoais, imagens magnéticas para serem usadas como ímãs em geladeiras e o que mais a sua imaginação mandar!

Pegando carona no tema deste artigo, não deixe de conferir 8 dicas de livros que fazem toda a diferença para as mães de primeira viagem. É uma obra melhor que a outra!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...