História da Barbie: você sabe onde a boneca surgiu?

3 MINUTOS DE LEITURA
3331
História da Barbie|
Barbie é uma das bonecas mais famosas do mundo

A imagem dela é uma das mais famosas, mas você conhece a história da Barbie? Cabelos loiros e olhos azuis. É quase impossível não identificar a boneca mais famosa do mundo. Desde que chegou no mercado, as bonecas Barbie são um sucesso absoluto. Todos os anos são vendidos milhões de exemplares no mundo inteiro.

Além da popularidade, a Barbie é uma boneca que explora infinitas possibilidades e sempre foi sinônimo de inovação. Um exemplo disso foi o lançamento da primeira boneca negra, ainda nos anos 1960. A partir disso, milhares de modelos foram lançados, e todos foram muito bem recebidos pelo público.

Talvez você ainda não saiba toda a trajetória e história da Barbie, mas aproveite para conhecer e entender por que a boneca faz tanto sucesso. Acompanhe!

Conheça a história da Barbie

Por mais que tenha surgido nos Estados Unidos, a verdadeira inspiração da Barbie veio do outro lado do Atlântico, especificamente da Alemanha. Foi lá que a boneca Lilli foi concebida pelo autor Reinhard Beuthien, nas páginas do jornal alemão Bild. 

Devido ao sucesso da personagem, a protagonista das histórias virou boneca pela O&M Hausser em 1955. Enquanto isso, desde 1945, o casal Ruth e Eliot Handler eram donos de uma fábrica de brinquedos nos EUA, a Mattel. 

Em 1958, durante uma viagem à Europa, Ruth comprou a boneca Lilli para dar de presente para a sua filha. Depois disso, ela percebeu a empolgação da criança e viu que essa era uma ótima ideia de brinquedo, o que a levou a contatar o designer Jack Ryan. 

Inspirado pela alemã Lilli, surgiu uma boneca adulta e sofisticada, que recebeu o nome Barbie em homenagem à Barbara, filha dos Handler. Assim, em 9 de março de 1959 houve o lançamento na Feira Anual de brinquedos de Nova York.

A partir de então, já sabemos a história de sucesso absoluto da boneca.

Entenda a importância da representatividade das bonecas

A clássica imagem da boneca loira de olhos azuis ainda é bastante forte, mas a linha Barbie sempre inovou e trouxe novidades. A representatividade é um forte dos produtos Mattel, e é possível encontrar Barbies com variados corpos, cabelos, tons de pele, profissões e muito mais.

Já são mais de 60 anos de história da Barbie. Por conta da sua relevância, a boneca usa sua fama para a inclusão e diversidade, o que faz com as crianças consigam se ver nos brinquedos. 

Dessa maneira, há até mesmo a Barbie cadeirante, com vitiligo, careca e muitos outros modelos que reforçam representatividade e diversidade. As diferentes bonecas são marcantes para as crianças, visto que alguns anos atrás não existiam brinquedos desse tipo. Portanto, essa é uma geração que consegue encontrar itens que as representam.

Quando falamos em empoderamento das meninas, a boneca também faz um bom trabalho. Para além das princesas, as bonecas são disponibilizadas como médica, juíza, veterinária, piloto e até mesmo astronauta! Portanto, a história da Barbie é marcante e mostra para as crianças que elas podem ser o que quiserem e como quiserem!

Gostou deste texto? Então dê um pulo em nosso site para conferir os modelos de Barbie disponíveis!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *