Entenda qual a importância da rotina das crianças

3 minutos para ler

Com a pandemia do novo coronavírus e a recomendação de isolamento social para conter a doença, a rotina das crianças foi bruscamente alterada. Se para nós, adultos, a mudança repentina no dia a dia causou grandes impactos na saúde mental, na dos pequenos isso não foi diferente.

Depois de alguns meses em quarentena e de uma vida transformada, é preciso se adaptar para ter uma melhor qualidade de vida e manter a família feliz, enquanto o problema não é superado.

Pensando nisso, resolvemos trazer este post a fim de ajudar a lidar com essa nova maneira de viver. Continue a leitura para conferir as dicas. Vamos lá?

Qual a importância da rotina para as crianças?

A rotina para as crianças traz mais organização ao dia a dia, o que é importante não somente para a infância de seu filho, mas também para a vida adulta. Prever as atividades que serão feitas durante o dia ajuda a evitar os momentos de correria e o estresse dos pequenos.

Assim, eles podem ajustar o seu tempo e se prepararem para o próximo afazer. Sabe aquela birra porque seu filho não quer tomar banho ou comer? Ela pode ser evitada, já que, com a rotina, o pequeno sabe o que deve fazer em determinado horário e fica habituado.

Como criar uma rotina em casa?

rotina das crianças

Primeiramente, é preciso entender que para a rotina das crianças dar certo, é importante que haja uma agenda com tempo hábil para fazer todas as atividades. Horários apertados podem fazer com que nem tudo possa ser cumprido, o que gera estresse e frustrações.

Para isso, ao planejar o dia a dia, compreenda as particularidades de seu filho. Algumas crianças gostam de fazer as atividades em seguida, já outras preferem dar um intervalo de descanso. A seguir, confira dicas para planejar uma rotina:

  • defina horários para dormir e acordar;
  • prepare a criança para os estudos com antecedência;
  • estabeleça uma alimentação regrada;
  • determine horários para as refeições;
  • defina um momento exato para o banho;
  • planeje a semana inteira;
  • tire um momento para conversarem e terem um tempo de qualidade, a fim manter o vínculo materno e paterno;
  • coloque horários para atividades livres, como assistir televisão ou brincar com jogos eletrônicos.

Como manter uma rotina em tempos de pandemia?

Embora para as crianças a rotina seja algo fundamental na organização da vida e minimização de estresses, um cotidiano muito rígido e metódico também não é legal. O isolamento social já é bem difícil para os pequenos lidarem, pois estão longe dos amigos e de algumas atividades que gosta, então ter “obrigações” demais pode prejudicá-los.

A ideia de ter uma agenda definida é ajudar as crianças a entenderem que a quarentena não é férias, apenas que o dia a dia foi alterado. Não se esqueça de deixar tempo livre para que elas possam fazer o que quiserem, como descansar, ou alguma atividade sem programação. Isso ajuda a não sobrecarregá-las.

Criar uma rotina para as crianças auxilia na vivência saudável durante o cotidiano e é capaz de evitar estresses e tornar o isolamento social menos massante.

Para saber mais dicas interessantes e cuidar das crianças, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário