Shrek: relembre os personagens principais e conheça três curiosidades do filme

Com muita fantasia, aventura e comédia, a animação Shrek (2001) foi inspirada no livro homônimo, escrito por William Steig. Andrew Adamson e Vicky Jenson assinam a direção do filme, que faz muito sucesso e cativa diversos fãs no mundo inteiro até hoje.

A franquia Shrek, da Dreamworks, destaca-se pelas piadas entre temas profundos, como os padrões de aparência. A equipe do blog Modo Brincar preparou um guia com detalhes sobre os principais personagens. Continue lendo e saiba mais!

Shrek

Protagonista da franquia, Shrek virou um dos ícones animados mais famosos, muito relevante mesmo após décadas do lançamento do primeiro filme. Ele é um ogro que constrói uma amizade genuína com o Burro e tem sentimentos amorosos correspondidos por pela princesa Fiona.

Entre os personagens, Shrek mostra um lado totalmente oposto ao que geralmente é pensado sobre a figura de um ogro, pois ele aparece em várias cenas sendo mais suave e gentil. Ele também valoriza e ama muito o que tem. Inclusive, em vários momentos, ajudou Fiona e esteve disposto a deixar de ser quem era para viver com ela.

Fiona

Antes de conhecer Shrek, a princesa Fiona foi amaldiçoada a transformar-se em uma ogra todas as noites. Isso fez com que os pais dela a deixassem trancada em uma torre guardada por um dragão. Para quebrar a maldição, ela precisava do “beijo do amor verdadeiro”.

Além da aparência, a personagem tem características que a diferenciam das outras princesas dos contos de fada. Ela sabe lutar e aproveitar muito bem as pequenas coisas da vida, por exemplo.

Burro

O Burro de Shrek é muito marcante e lembrado por todos os fãs da franquia. Ele conhece o protagonista ao ser defendido por ele de um grupo de guardas armados. Vendo a possibilidade de fugir dos abusos que sofria, o Burro seguiu o ogro, e eles se tornaram grandes amigos.

O personagem apoia o romance entre Fiona e Shrek. Além disso, está sempre junto do casal, vivendo desafios e aventuras. A principal característica dele é a tagarelice: ele não consegue ficar em silêncio nem por um minuto, cantando ou conversando!

Príncipe Encantado

O Príncipe Encantado só aparece no segundo filme da franquia, ao lado da mãe, fazendo sempre tudo que ela manda para uma princesa se apaixonar por ele. Apesar de ser adulto, ele age de um modo infantil. Na terceira animação da saga, ele é o vilão principal.

Rei Harold

Pai de Fiona, o Rei Harold aparece no segundo filme, surpreendido com a aparição de Shrek como genro. Ele começa toda uma trama para fazer com que a filha deixe o ogro e tenha a vida que ele e a esposa sonharam para ela, virando um dos grandes desafios para o amor do casal.

Rumpelstiltskin

Outro vilão presente nos filmes é Rumpelstiltskin, que utiliza magia por meio de contratos mágicos, poderosos e obrigatórios. Uma das maldades dele foi criar um mundo no qual o ogro nunca nasceu. Um destaque dele é a excelente capacidade de convencer as pessoas a fazer o que ele quer sem muitas perguntas.

Gato de Botas

Esse foi outro personagem que apareceu pela primeira vez no filme Shrek 2. Ele foi contratado pelo pai de Fiona para matar o ogro. Porém, acabou se juntando ao ogro e ao Burro, formando um trio de melhores amigos, mesmo brigando muitas vezes entre si.

Mesmo sendo um ótimo lutador, a principal arma do Gato de Botas é a fofura. Ele faz “olhinhos de pidão” para preparar os ataques. Esse personagem ganhou a própria franquia de filmes, fazendo bastante sucesso.

Pinóquio

Mesmo sendo coadjuvante na história, Pinóquio ganha destaque após se tornar um dos parceiros de Shrek, Burro e Gato de Botas. O personagem aparece no segundo filme da franquia, sendo fundamental no desenrolar da trama ao ajudar o ogro a conquistar o final feliz com Fiona. Assim como nos contos de fada, o nariz dele cresce quando ele conta uma mentira.

Fada Madrinha

Mãe de Encantado, a Fada Madrinha é a verdadeira vilã da série de filmes. Em vez de ser altruísta, como em diversos contos de fada, na animação, ela é uma mulher de negócios, lançando feitiços para realizar os próprios desejos.

Ela é uma das personagens mais poderosas da franquia, intimidando até o Rei Harold. As aparições dela são marcantes. A cena musical dela no segundo filme é um dos melhores momentos, encantando os fãs.

Curiosidades sobre Shrek

Mesmo após mais de uma década do lançamento do primeiro filme, a franquia segue conquistando fãs. Devido a todo esse tempo, ainda há diversas curiosidades a descobrir sobre a história. Confira três delas a seguir.

Inspiração

A história de Shrek foi inspirada na vida de Maurice Tillet. Ele sofria com acromegalia, uma condição que causou deformidades em seu corpo quando ele tinha 17 anos.

Buscando um trabalho, ele se mudou para os Estados Unidos e iniciou carreira na Luta Livre. Tillet foi um lutador de destaque na categoria peso-pesado na década de 40, popularmente conhecido como “o anjo francês”.

Oscar

Shrek foi o primeiro filme a receber o Oscar de Melhor Animação, em 2002. Essa categoria estreou naquela época e continua parte da premiação até hoje.

Palma de Ouro no Festival de Cannes

O filme de 2002 destacou-se tanto que foi a primeira animação a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Isso mostra o tamanho do sucesso que o longa fez.

Ative o #ModoBrincar e mergulhe no universo de Shrek

Agora que você já conhece os principais personagens e algumas curiosidades de Shrek, que tal conferir ainda mais detalhes sobre a animação? No blog #ModoBrincar, você encontra diversos artigos sobre desenhos, filmes, livros e séries.

Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: