8 dicas para cuidar de gêmeos recém-nascidos!

6 MINUTOS DE LEITURA
1075
pés de bebês

A chegada de um bebê é muito especial, mas, quase sempre, vem carregada de dúvidas. Ao ter gêmeos recém-nascidos, essas incertezas se intensificam, sendo comum que os papais se sintam um pouco perdidos no começo.

Mas calma, que tudo é uma questão de adaptação. Contar com uma mãozinha pode facilitar muito. Por isso, o #ModoBrincar, preparou um guia completo, com oito dicas sobre cuidados com gêmeos recém-nascidos. Achou interessante? Continue a leitura e confira! 

1- Mantenha visitas regulares ao pediatra

A primeira dica para quem está em dúvida sobre como cuidar de gêmeos recém-nascidos é manter as visitas regulares ao pediatra. Contar com um médico de confiança ajuda a entender as necessidades dos pequenos, acompanhando o processo de desenvolvimento de perto.

Além disso, durante as consultas, você pode tirar dúvidas sobre o que fazer para contribuir com a saúde dos bebês, como a melhor forma de amamentar, as vacinas necessárias em cada fase, entre outros cuidados. Dessa forma, você garante mais segurança para seguir com o dia a dia.  

2- Adéque o ambiente para a chegada dos gêmeos

Adequar o ambiente para receber os gêmeos é um passo importante para adaptar-se à nova configuração familiar. A dica é dar uma atenção especial aos espaços de amamentação e sono, garantindo que tanto os bebês quanto a mamãe se sintam confortáveis. 

“Certifique-se de que o quarto seja silencioso, escuro e confortável para os bebês dormirem bem. Durante o dia, o local pode ter uma pequena claridade para eles compreenderem a diferença entre o sono do dia e o da noite”, aconselha Dra Fernanda Monteiro Colete, especialista em desenvolvimento infantil e autora do livro Super Gênios.

3- Estabeleça uma rotina

Um dos principais conselhos para quem tem filhos gêmeos é estabelecer uma rotina logo nos primeiros dias de vida, ou seja, definir uma hora para banho, mamadas, sono e demais atividades. Isso ajuda com a organização e faz com que os pequenos entendam um pouco sobre como as coisas funcionam.

O ideal é tentar que os dois façam tudo ao mesmo tempo para reduzir o cansaço e otimizar os esforços. No começo, pode ser um pouco complicado, mas é possível investir em facilitadores, como usar uma almofada de amamentação para os dois mamarem juntos, de uma forma confortável. 

4- Anote as atividades diárias

Ter gêmeos é sinônimo de ter amor e trabalho em dobro. Para não se perder entre os afazeres, a dica é anotar as atividades diárias, como o horário das mamadas, do banho, da troca de fralda, da medicação, etc.

Você pode utilizar uma agenda ou o próprio bloco de notas do celular para fazer isso. Assim, fica mais fácil organizar o dia a dia e ajuda evitar confusão sobre os cuidados com cada criança. 

5- Procure por uma rede de apoio

Não há dúvidas de que cuidar de gêmeos sozinha é um verdadeiro desafio. Por isso, é ideal procurar por uma rede de apoio na família, entre os amigos ou em grupos que possam ajudar de alguma forma, principalmente nos primeiros meses. 

Bebês recém-nascidos

Pedir ajuda nem sempre é fácil, mas é importantíssimo para garantir a segurança e o bem-estar da família, especialmente da mamãe. Esse apoio pode vir de diferentes maneiras, como olhar os bebês por algumas horas, fazer compras de supermercado ou dar uma mão nas tarefas de casa. 

6- Não esqueça de descansar

Cuidar de gêmeos recém-nascidos exige muito do corpo e da mente dos pais. Ao contar com uma rede de apoio, é importante que eles tirem um tempo para descansar e recarregar as energias. 

A ideia é usar o tempo para fazer algo relaxante e que os reconectem consigo, ou seja, tirar uma soneca, tomar banho com calma, assistir a um filme, ler, ir ao cinema ou sair para jantar. 

7- Entenda o que funciona para o seu dia a dia

Não há um manual de instrução sobre ter gêmeos, muito menos uma fórmula mágica para fazer com que tudo saia como desejado. Somente na prática, os responsáveis saberão o que funciona para o dia a dia com os pequenos, que pode ser ou não igual a outras famílias. 

É importante ter em mente que não existe certo e errado na maternidade, apenas formas diferentes de cuidar e se adaptar. A dica é seguir com o que melhor se adequa ao seu caso e o que faz bem para sua rotina com os bebês. Um conselho ou outro pode ajudar, mas não é uma regra.

8- Não se cobre e aproveite o momento

Mesmo com as preocupações, não deixe de aproveitar os momentos com seus gêmeos recém-nascidos, nem se preocupe tanto com a perfeição. Afinal, não existe nenhuma rotina 100% sem falhas — imprevistos podem acontecer.

O tempo voa. Logo, seus pequenos estarão correndo pela casa. Então, viva as descobertas com intensidade e não se cobre tanto. Se precisar de um colo amigo, não deixe de procurar ajuda. Além das pessoas próximas, é possível encontrar vários grupos de apoio à maternidade na internet. Explore! 

#ModoBrincar: as melhores dicas para sua família! 

Gostou do conteúdo e já está por dentro dos principais cuidados com gêmeos recém-nascidos? Aqui, no #ModoBrincar, você encontra diversas dicas para sua família por meio de artigos sobre maternidade, desenvolvimento infantil e muito mais. Confira e aproveite!

Fontes consultadas: 

LEACH, Jenny; DE BARROS FERREIRA, Paulo Sérgio. Como cuidar de gêmeos, trigêmeos ou mais. Baby Center Brasil, [s. l.], p. 1, Abril 2022. Disponível em: https://brasil.babycenter.com/a2400112/como-cuidar-de-g%C3%AAmeos-trig%C3%AAmeos-ou-mais. Acesso em: 23 jun. 2023.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *