Acampamento de férias com crianças: 5 dicas para tornar inesquecível

6 MINUTOS DE LEITURA
83
acampamento de férias | acampamento de férias
Família acampando nas férias

Com a proximidade do recesso escolar (seja o de julho, seja o de fim de ano), muitas pessoas se questionam o que fazer para preencher com qualidade o tempo livre da garotada. Afinal de contas, é importante que elas tenham novas experiências, possam também se divertir fora de casa e, se possível, aprendam e pratiquem coisas novas, não é mesmo? É justamente aí que surge a ideia de fazer um acampamento de férias.

Com isso em mente, preparamos um artigo bem bacana para você conhecer mais sobre os benefícios dessa atividade e, de quebra, o que é preciso para organizá-la e aproveitá-la ao lado dos pequenos. Continue lendo e saiba mais!

Os benefícios de acampar com as crianças nas férias

Um acampamento de férias é o tipo de vivência que marca a turminha — e isso não é à toa. As crianças têm a oportunidade de sair da rotina e passar um longo período ao ar livre, conhecendo de perto as curiosidades da natureza e dos animais, entendendo de forma prática a importância do meio ambiente e da preservação dele.

Em paralelo a isso, elas fazem conexões diretas com o que estudam nas aulas de ciência e o que veem ao redor delas, ao mesmo tempo em que aprendem novos ensinamentos sobre autocuidado e segurança. Mas não acaba aí, viu?

Além desses benefícios cognitivos, as crianças se exercitam mais e se mantêm em constante atividade — o que é ótimo para o desenvolvimento físico, o aumento do equilíbrio e a melhora da coordenação motora.

Outro ponto positivo é que elas acabam se enturmando com outros pequenos da mesma faixa etária que também estão acampando no local em que se encontram, algo que contribui para quebrar a timidez e torná-las mais sociáveis.

Por fim, não dá para deixar de mencionar o fato de que um acampamento é o tipo de atividade na qual os adultos podem participar ativamente, auxiliando na realização de tarefas, brincando com as crianças ou compartilhando descobertas com os mais novos.

Ou seja, é a possibilidade de passar mais tempo com eles, de estreitar os laços e de construir histórias positivas na infância que são levadas para toda a vida.

Dicas para organizar um acampamento de férias para toda a família

Agora que já foram ditas as vantagens de um acampamento de férias, que tal partirmos para as dicas de como organizá-lo e ter uma experiência superagradável com a garotada? Para isso, fique atento aos principais pontos ao planejar essa atividade ao ar livre com toda a família!

1. Escolha o local adequado

A primeira dica é escolher um local adequado para acampar com as crianças. Há diversos estabelecimentos especializados nesse tipo de serviço com áreas de camping para famílias, espaços para convívio com animais, trilhas e exercícios em reservas florestais e, inclusive, zonas reservadas para astronomia. Ou seja, é a experiência completa!

Fora elas, também há fazendas, pousadas e sítios em áreas rurais e montanhosas que proporcionam programas de férias para quem deseja sair das cidades grandes e tirar um momento para curtir com a família em meio a natureza.

2. Esteja bem equipado

Ao se programar para um acampamento, é importante estar bem equipado para dormir sob as estrelas como manda a tradição. Portanto, providencie uma barraca para adultos e outra barraca infantil. Lembre-se também de ter bons colchonetes e travesseiros compactos.

Lençóis e cobertas são opcionais de acordo com o clima e as necessidades de cada um. Já os mosquiteiros e repelentes são úteis para reduzir a presença de insetos ao redor e, em especial, prevenir aquelas picadas incômodas.

Caso o local do acampamento tenha lagos, lagoas, rios ou piscinas, é necessário ter boia para crianças, ok? Quanto ao vestuário, não há muito mistério: monte mochilas com roupas leves — que facilitem a movimentação e a prática de atividades físicas — e calçados esportivos — que são úteis para melhorar o equilíbrio e os passos em terrenos instáveis ou com inclinações.

3. Analise o clima para escolher a data

Uma terceira dica é se atentar à estação do ano e à previsão do tempo antes de escolher a data para fazer um acampamento de férias. Isso porque há regiões que têm um clima mais chuvoso durante o inverno, enquanto em outras isso é mais característico no verão.

Além disso, há a questão das mudanças de temperatura ao longo do dia, o nível de umidade e dos ventos e, inclusive, a possibilidade de neblina em áreas mais montanhosas, por exemplo. Tudo isso deve ser considerado para garantir que você e as crianças realmente possam aproveitar o contato com a natureza e realizar atividades ao ar livre sem preocupações ou imprevistos.

4. Garanta a segurança de todo mundo nos passeios

Reforçar a segurança nunca é demais quando se trata de passeios com a criançada, não concorda? Por isso, monte um kit de primeiros socorros com remédios e curativos que serão úteis caso algum dos pequenos adoeça, fique com alergia, tenha problemas alimentares ou mesmo se machuque.

5. Crie brincadeiras ao ar livre

Para encerrar, não deixe de planejar e criar uma lista de brincadeiras ao ar livre para entreter a molecada e estimular as atividades, a prática de exercícios físicos e a compreensão do papel da natureza no mundo.

Por exemplo, yoga, corrida de saco, natação, plantação de mudas, teatro de fantoches, observação de estrelas, campo de elásticos, cabo de guerra, corrida dentro de bolas gigantes etc. Resumindo: as possibilidades são inúmeras e ainda permitem diversas intercalações e mudanças para garantir a diversão de todos.

Como você viu, o acampamento de férias é uma ótima alternativa para aproveitar o recesso escolar, proporcionando à criançada uma experiência que envolve contato com a natureza, desenvolvimento cognitivo e físico, aprendizado de novas habilidades socioemocionais e, inclusive, mais tempo em família. Portanto, vale a pena investir nessa atividade e colecionar ótimas histórias com a turminha!

E para aproveitar ao máximo esse momento sem qualquer contratempo, já sabe: acesse o site da Ri Happy e adquira roupas esportivas, brinquedos, acessórios e muito mais para acampar com sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...