Adaptação escolar: como fazer esse processo ser mais tranquilo para a criança?

4 minutos para ler

Primeiro dia de aula na escola nem sempre é a maravilha que pensamos ser. É um momento de muita expectativa e tensão para os pequenos. Não é à toa que muitos deles choram — e com isso o nosso coração também fica apertado. Por esse motivo, devemos ter muito cuidado na adaptação escolar.

Um começo traumático pode fazer com que a criança não queira frequentar o ambiente escolar e, então, o nosso trabalho é dobrado para convencê-la a estudar. É a primeira vez dela na escola? Bom, continue lendo este post, pois trouxemos dicas valiosas para ajudar nessa missão. Confira!

Converse com a criança

Os pequenos entendem muito mais do que podemos imaginar. Sendo assim, uma boa conversa sobre a escola e os estudos já ajuda (e muito) na adaptação escolar. Mesmo que eles sejam bem novos, faça questão de explicar o que é essa fase e a importância de frequentar o colégio.

Para as crianças maiores, que vão começar em uma escola nova, pergunte quais são as angústias e expectativas. Ouça o que elas têm para falar e tranquilize-as. Diga que, no início, pode dar medo mesmo, mas logo elas estarão envolvidas e superfelizes com os amigos, os professores e o ambiente em si.

Mostre os pontos positivos da escola

Quando temos receio de algo novo, é sempre bom ouvir os pontos positivos dele. Assim também acontece quando a criança precisa ir à escola pela primeira vez. Falar para ela sobre os amigos que fará, os professores legais que conhecerá e as brincadeiras e as atividades divertidas que o colégio oferece é uma ótima ideia.

Melhor ainda se o pequeno tiver oportunidade de conhecer o local antes das aulas começarem. Se for possível, leve-o até a escola e apresente toda a estrutura. Assim, ele ficará empolgado para começar o quanto antes.

Powered by Rock Convert

Estabeleça uma rotina em casa

Quando a criança começa a ir para a escola, a rotina da casa muda totalmente. É preciso se adaptar aos novos horários e às demandas que o colégio estabelece, como as tarefas e trabalhos. Sendo assim, alguns dias antes, inicie os hábitos que ela deverá adquirir quando iniciarem as aulas.

Por exemplo: horários para dormir e acordar, o momento das refeições, o período de fazer o dever de casa etc. Crianças pequenas, que ainda têm a hora do cochilo, também devem se acostumar com o horário que a soneca acontece na escola. Então, inicie aos poucos, com antecedência, para que o impacto não seja grande quando as aulas começarem.

Cumpra com o que prometer

Nós, adultos, prometemos muitas coisas às crianças e, às vezes, nos esquecemos disso. Porém, elas têm uma memória apurada e fazem questão de lembrar. Por isso, sempre cumpra o que disser a elas. Se a promessa for ajudá-las com as tarefas de casa, não deixe essa responsabilidade de lado.

Se disse que compraria o material escolar do personagem preferido dos pequenos (por exemplo, de Frozen ou da Marvel), não prorrogue para última hora. Assim, você também ensinará bons valores a eles, como honrar com os compromissos que assume.

A adaptação escolar pode não ser uma tarefa fácil. Tudo o que é novo assusta, ainda mais quando se tem tão pouca idade. Por isso, é nossa missão deixar as crianças seguras e autoconfiantes para encararem esse desafio com tranquilidade.

Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter! Dessa maneira, você fica sabendo de tudo diretamente na sua caixa de e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário