Adaptação escolar: dicas para deixar esse processo mais tranquilo para os pequenos

6 MINUTOS DE LEITURA
2789
Imagem de uma criança na porta de uma sala de aula com duas adultas
Mãe participa da adaptação escolar do filho

A infância é marcada por muitas descobertas e situações novas, como é o caso da adaptação escolar. Estar no colégio é uma grande mudança para os pequenos. Nem sempre é fácil para eles lidarem com esse momento. Por esse motivo, alguns choram e deixam os papais com o coração apertado.

A boa notícia é que existem algumas atitudes que podem facilitar a adaptação na educação infantil. O blog Modo Brincar reuniu algumas dicas importantes para deixar esse processo tão novo muito mais tranquilo e divertido para a criançada e os adultos. Confira!

Qual é a importância da adaptação escolar?

Ao pensar no período escolar, você deve lembrar das interações com outras crianças e adultos, não é mesmo? Isso porque, além de ser um momento educacional, a ida à escola é fundamental para a construção dos vínculos sociais dos pequenos.

Além disso, nessa fase, eles desenvolvem mais autonomia e independência na hora de fazer as coisas. Vale lembrar que a adaptação escolar não é um processo semelhante para todos, por isso, não existe uma fórmula mágica para tornar esse período mais tranquilo.

O que há são algumas atitudes que os papais e toda a família podem tomar para passar mais segurança para o pequeno enquanto ele conhece esse ambiente novo. Na adaptação no berçário, no ensino fundamental e em outros períodos, paciência, compreensão e apoio auxiliam muito a criançada.

7 dicas que facilitam a adaptação escolar

Como você viu, a adaptação escolar na educação infantil é muito importante para garantir que a criançada se sinta confortável com todas as mudanças. Veja sete dicas que podem ajudar nessa situação.

1. Converse com o pequeno

Por ser um momento tão novo, pode gerar reações diversas. Algumas crianças ficam superfelizes nos primeiros dias, mas, depois, choram para ir à escola porque percebem que é algo diário. Já em outros casos, elas ficam incomodadas no começo, porém fazem novos amigos e passam a amar ir ao colégio.

A conversa é essencial para deixar tudo mais tranquilo. Além de ser uma forma dos papais entenderem como está o acolhimento na educação infantil. Para os mais novinhos, vale explicar a importância de frequentar esse espaço. Com os mais velhos, discuta sobre as expectativas deles em relação a esse novo ambiente. 

2. Descreva os pontos positivos da escola

Muitas vezes, a adaptação escolar é assustadora porque os pequenos não compreendem o que está acontecendo. Por isso, explicar quais são os pontos positivos de ir ao colégio é uma ótima maneira de tranquilizar a criançada e ainda deixá-la animada para começar as aulas.

Vale falar sobre os amiguinhos que elas podem fazer, as matérias que irão aprender, as brincadeiras, os professores, entre outros assuntos. Converse com a escola e veja se é possível visitá-la antes das aulas começarem. Assim, as crianças podem conhecer tudo e se empolgar com a ida ao colégio.

Imagem de um grupo de crianças dentro de uma sala de aula

3. Estabeleça uma rotina em casa

Ter uma rotina é essencial para qualquer momento da vida da criança. Isso porque ela transmite uma sensação de segurança e conforto. No momento da adaptação escolar, isso é ainda mais importante, tendo em vista que o que estava pré-estabelecido será alterado.

Por isso, vale estabelecer os horários para dormir, comer, fazer atividades da escola, brincar, etc. No caso de crianças mais novinhas, o ideal é que a rotina não seja alterada de maneira brusca. A dica é incluir alguns hábitos do dia a dia escolar dias antes das aulas efetivamente começarem.

4. Acompanhe as lições de casa

As lições de casa são muito importantes para o aprendizado. Elas estendem o que é ensinado na sala de aula e ajudam a criar uma disciplina para estudo dos pequenos. No começo, fazê-las pode ser um pouco difícil, especialmente para os primeiros anos, durante a adaptação escolar de até quatro anos e cinco anos, dependendo da criança.

Por isso, vale acompanhar os pequenos, mas é importante deixá-los pensar sozinhos nas respostas, apenas auxiliando no caso de dúvidas. Além das tarefas de casa, participe da montagem de projetos, como maquetes, pinturas e trabalhos digitais. 

5. Deixe o pequeno participar dos preparativos de volta às aulas

A melhor maneira de empolgar os pequenos para o início das aulas é envolvê-los nos preparativos para esse momento. Isso ajuda a aumentar a confiança para esse novo ciclo. Assim, deixe que eles auxiliem na compra de materiais, na separação de uniformes ou até na organização da mochila.

Aprender o trajeto até o colégio novo é uma das partes mais importantes dos preparativos. Por isso, é bacana levar os pequenos junto, ensinando algumas coisas sobre os arredores e a própria instituição de ensino.

6. Transforme a escola em uma extensão do lar

Uma das maiores dificuldades da adaptação escolar é deixar o ambiente familiar. Por isso, é importante fazer com que o colégio se torne uma extensão do lar para os pequenos. Uma dica é permitir que eles levem alguns objetos que os lembrem de casa.

Ter esses objetos por perto é como ter um pedaço da casa, o que contribui para a transição acontecer com mais tranquilidade. Pode ser um brinquedo, um paninho, uma foto da família, um chaveiro que lembre um momento divertido, etc. 

7. Transmita segurança

Para tornar a adaptação e o acolhimento na educação infantil mais tranquilos, é ideal passar segurança. Isso porque se afastar das pessoas conhecidas e do ambiente do lar pode gerar insegurança nas crianças, o que é algo completamente natural.

Uma dica é fazer uma despedida mais curta na hora de deixá-las na escola e não fazer promessas do tipo “volto daqui a pouquinho” porque isso cria uma falsa expectativa, o que dificulta a adaptação. Também evite sair “de fininho”, quando o pequeno está distraído, porque pode gerar sensação de abandono.

Além disso, tente transparecer calma, especialmente porque é um momento difícil para os adultos. Converse com os professores e os outros funcionários da escola para conhecer mais sobre a instituição. Sabendo desses detalhes, é muito mais fácil passar segurança para os pequenos. 

Viu só? A adaptação escolar não é tão complicada quanto parece. Seguindo as dicas, fica muito mais fácil levar esse momento com tranquilidade. Aproveite que está por aqui e confira a seção de papelaria da Ri Happy para completar o material escolar dos pequenos. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *