Alfabetização infantil: como os brinquedos podem ajudar?

7 MINUTOS DE LEITURA
alfabetização infantil|
Criança brinca com blocos coloridos

Os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para seu desenvolvimento, e todo o processo de aprendizagem acontece principalmente por meio de brincadeiras. Por isso, elas são fundamentais no período de alfabetização infantil.

Brinquedos educativos e outras atividades lúdicas ajudam a despertar a curiosidade das crianças e contribuem muito para o aprendizado. Descubra como aproveitar esses recursos para tornar os primeiros anos escolares muito mais divertidos e proveitosos. Aproveite a leitura!

Quando começar a alfabetização infantil?

Esse é um assunto polêmico e que gera muitas discussões, tanto em reuniões familiares quanto no meio educacional. Não há muito consenso nem em relação à idade e também quanto aos melhores métodos. Porém, oficialmente, pelas políticas públicas do Brasil, a criança deve estar alfabetizada até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

Claro que isso é muito relativo, pois o processo pode se iniciar muito antes, já que as crianças começam a ir cada vez mais cedo para a escola, ou até mesmo em casa, por estímulo dos familiares. O ideal é que, mesmo que precoce, a alfabetização infantil aconteça de maneira harmoniosa, sem “forçar a barra”.

Uma ressalva é que a ida da criança para a escola não significa que ela será necessariamente alfabetizada. Afinal, os primeiros anos da educação são voltados para o desenvolvimento dos alunos de uma maneira geral, como as relações sociais, estímulos motores e cognitivos.

Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

Para entender o processo como um todo, é preciso fazer a distinção entre ser alfabetizado e ser letrado. Alfabetizar uma criança é ensiná-la a decodificar letras e números, para que ela seja capaz de compreender palavras e frases e também escrevê-las.

O letramento é mais complexo e envolve a habilidade de usar a escrita para se expressar por meio de textos, bem como saber interpretá-los. O conceito surgiu na década de 1980 em meio a vários estudos sobre analfabetismo.

Não é incomum que indivíduos alfabetizados, que aprenderam a ler e a escrever, não consigam usar a linguagem escrita de forma efetiva para se comunicar ou tenham dificuldade de interpretar e compreender frases ou textos mais complexos.

O processo de letramento se estende muito além da idade em que a alfabetização é concluída, portanto, mesmo que uma criança saiba reconhecer palavras ou pequenos textos, ainda tem um longo caminho pela frente.

Como iniciar o processo de alfabetização das crianças?

Há muitas interações que ocorrem mesmo antes do início da alfabetização propriamente dita e contribuem para que o aprendizado ocorra de forma natural e sem muitas dificuldades. Esses pequenos são verdadeiros pacotinhos de curiosidade desde que nascem, e não há coisa que estimule mais a vontade de aprender do que isso.

As brincadeiras permitem que as crianças experimentem o mundo e construam sua bagagem de conhecimento. Sendo assim, é importante encorajar o aprendizado da escrita com brinquedos para alfabetização, músicas, jogos e livros.

Sabe o que pode atrapalhar a alfabetização infantil? O excesso de expectativas! Sim, embora a “corujisse” faça parte da maternidade, cada criança tem seu tempo e sua personalidade, e não é porque ela demonstra pouco interesse pela leitura que ela é menos capaz intelectualmente. Há outras formas de incentivá-la. Dá para curtir momentos incríveis e que contribuirão para o desenvolvimento, sem pressão e cobrança!

Quais são os tipos de atividades que ajudam no processo?

Há uma coisa importante a se considerar na hora de escolher um brinquedo ou brincadeira que contribua para a alfabetização infantil: a idade e o respectivo estágio de desenvolvimento dela. Como assim? Calma, nós vamos explicar.

Em cada fase da vida, a criança tem uma determinada capacidade de assimilar ideias e conceitos, portanto, é importante respeitar isso. Para facilitar a sua vida, a maioria das atividades e brinquedos indicam a faixa etária a que são recomendados. Ufa!

Como usar brinquedos na alfabetização infantil?

Uma boa dica é sempre contar ou nomear as coisas, mesmo que eles sejam bebês ainda. Você pode contar em voz alta os dedinhos, como se fosse uma brincadeira ou o número de uvas que colocou no pratinho, por exemplo.

De qualquer forma, separamos atividades que podem ser usadas com crianças a partir de 4 a 5 anos de idade. Confira algumas que ajudam a estimular a leitura e a escrita com muita diversão.

Caixa sensorial

Usar os sentidos, como o tato, é um jeito diferente e divertido para aprender a reconhecer e reproduzir as letras e números. Ela é bem simples e dá para fazer com o que você tem em casa. Em uma caixa ou travessa retangular baixa coloque arroz, areia ou feijão; mostre a letra e peça para a criança reproduzi-la usando os dedinhos ou com a ajuda de um pincel.

Para ficar ainda mais legal vocês pode colorir o arroz usando corante alimentício e vinagre. Basta separar alguns potinhos com cores diferentes e deixá-lo de molho por alguns minutos. Deixe secar e está pronto. Também dá para usar aqueles confeitos coloridos para bolo — só não vale comer, né? Senão, lá se vai a brincadeira.

Amarelinha de letras

Essa brincadeira das antigas mistura aprendizado e movimento. Desenhe a amarelinha no chão, e no lugar dos números coloque letras ou sílabas — use giz para lousa ou giz de cera, mas tem que ser algo que seja fácil de limpar depois. Você também pode usar um tapete de EVA com letras.

Peça para a criança jogar a pedrinha e ir pulando em um pé só até a casa em que ela caiu e quando chegar deve falar uma palavra que comece com a letra ou com a sílaba. Dessa forma ela aumentará seu repertório enquanto se diverte!

Caixa de letrinhas

Essa brincadeira funciona melhor para as crianças maiorzinhas e que já reconhecem algumas palavras. Você pode recortar as letras do alfabeto de revistas, desenhá-las em pedaços ou letras de EVA. A brincadeira começa ao pegar uma letra na caixa. Peça para o pequeno dizer uma palavra que comece com ela, mas não para por aí. O desafio é encontrar o restante das letras que formam a palavra na caixa.

Jogo da memória

É como um jogo da memória tradicional, só que uma parte das cartas têm imagens de objetos ou animais e a outra as letras que correspondem a elas. A criança precisa associar a imagem à letra ou sílaba das iniciais e formar os pares, lembrando de sua localização.

O processo de alfabetização infantil pode ser um período de muita diversão em família, portanto, aproveite para liberar seu lado lúdico. Quem sabe essa fase não ajude a despertar a criança curiosa que está adormecida em você?

Já que estamos falando de alfabetização, aproveite para conferir este artigo sobre como escolher a melhor escola!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...