4 dicas para os pais conseguirem aliviar o estresse durante a quarentena

4 minutos para ler

Sabemos que a quarentena não está fácil para ninguém. Além da preocupação em prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, o emocional fica muito abalado pelas condições do isolamento. Pensando nisso, você sabe como aliviar o estresse nesse período?

Trabalho em home office repentinamente, incertezas e inseguranças sobre o futuro, crianças em casa e entediadas — tudo isso afeta os pais diariamente. Dessa maneira, a qualidade de vida e o bem-estar são impactados. Por esse motivo, é necessário tomar alguns cuidados para manter a saúde mental em dia nesse período atípico.

A fim de ajudar nessa missão, trazemos neste post 4 dicas para aliviar o estresse na quarentena e passar por esse momento de uma forma mais leve. Vamos lá?

1. Mantenha uma rotina

Um dos grandes problemas do isolamento social foi a mudança repentina de rotina. Em um dia, as pessoas seguiam seus horários, iam para o trabalho, levavam as crianças para a escola e tinham seus afazeres. No outro, todo mundo foi orientado a ficar em casa para evitar o contágio.

Isso bagunça bastante o cronograma e, consequentemente, o dia a dia. Por isso, é importante reprogramar a rotina e segui-la sempre que possível. Tenha horário para dormir e acordar, fazer as refeições, trabalhar, dar atenção às crianças etc., pois ajuda a organizar melhor o dia.

2. Tire momentos para si

aliviar o estresse

Antes da pandemia, geralmente, os pais tinham mais momentos sozinhos, nos quais podiam realizar atividades voltadas para si, como ler um livro, relaxar e ter cuidados de beleza. Atualmente, com todo mundo em casa, isso fica bem mais difícil, e é algo de que muitos sentem falta.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, aproveite a soneca das crianças para fazer algo de que gosta. Ou ainda, combine com o(a) parceiro(a) para ficar de olho nos pequenos enquanto você tira um tempo para si.

3. Leve uma vida saudável

Um estilo de vida mais saudável é importante não somente para a saúde física, como também para a mental. A alimentação equilibrada, por exemplo, contém todos os nutrientes e substâncias essenciais para que o organismo trabalhe bem, inclusive produzindo componentes que regulam o humor e o sono.

A prática regular de atividades físicas também é assim. Ela libera hormônios que trazem sensações de prazer e de bem-estar. Além disso, aplicar técnicas de relaxamento, dormir melhor e abandonar os maus hábitos, como cigarro e bebida alcoólica em excesso, completam esse combo de vida saudável.

4. Dê atenção às crianças

Não são apenas os adultos que sofrem com o isolamento social. As crianças, além de ficarem em casa, estão longe dos amigos, das pessoas de que gostam, das atividades escolares e extraescolares. Ou seja, elas devem ter atenção especial, pois também podem desenvolver estresse e ansiedade.

Por isso, aproveite o momento para passar mais tempo de qualidade com os filhos. Além disso, ofereça brinquedos educativos. Ao mesmo tempo em que ajudam a distrair os pequenos para que você possa fazer suas atividades, eles promovem aprendizado.

Em tempos de mudança de rotina e de incertezas, é preciso focar o alívio do estresse para que o dia a dia se torne mais leve. É importante ter em mente que essa situação vai passar e que, aos poucos, poderemos ter nossas atividades de volta. Manter a serenidade sempre que possível é indispensável para passar por tudo isso da melhor maneira possível.

Que tal saber de todas as novidades em primeira mão? Aproveite que está por aqui e assine a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de tudo o que acontece por aqui!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário