7 dicas para fazer um amigo secreto online com as crianças

Amigo secreto online|Amigo secreto online|
Menina segura presente do amigo secreto online

Você já pensou em fazer um amigo secreto online? A troca de presentes é feita de maneira remota e o encontro é virtual. Para algumas pessoas, isso pode parecer inusitado, mas garantimos que é superlegal e as crianças adoram!

Além do mais, é uma ótima chance de os pequenos reverem os amiguinhos, mesmo que por meio de uma câmera. Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar? Então, continue a leitura deste artigo.

Vamos contar tudo o que você precisa saber para fazer um amigo secreto online com as crianças!

A importância do amigo secreto para os pequenos

Alguns eventos são tão clássicos que marcam nossas vidas. Vai dizer que você não lembra da ansiedade em reunir os amigos para trocar presentes? Até o preparo dessa atividade era divertido, com o recorte dos papéis contendo os nomes de cada participante, seguido do sorteio que criava aquele clima de suspense.

Para uma criança, a sensação é de curiosidade misturada à alegria de saber que vai receber algo especial. Ao mesmo tempo, ela precisa colocar a criatividade em jogo e pensar com carinho no perfil e nas preferências do seu amigo secreto. Afinal, a intenção é fazer com que todo mundo saia feliz da brincadeira.

Durante as entregas dos mimos, os pequenos interagem dando pistas sobre quem é o sortudo da rodada. Essa situação aproxima a turminha, fortalece vínculos e gera boas risadas. Também favorece o exercício da empatia e da generosidade, visto que é crucial pensar nas qualidades e vontades dos demais.

Mas o que fazer quando os encontros forem limitados? Nessas horas, ainda que não permita os famosos abraços, o amigo secreto online pode ser uma ótima opção. Inclusive, a versão virtual mantém as pessoas motivadas e evita que uma brincadeira tão tradicional caia no esquecimento.

As vantagens de fazer um amigo secreto online

O avanço na aplicação das vacinas amenizou os impactos da pandemia. Tanto que, mantendo os cuidados indicados por profissionais da saúde, muitas famílias puderam retomar suas rotinas e seguir um ritmo próximo do normal. Mas será que, nesses casos, as atividades remotas perdem relevância?

É claro que não! Pense que muitas pessoas precisam ficar longe dos seus familiares e amigos por conta de emprego, estudo e outros fatores. Portanto, a internet passa a ser um recurso imprescindível para manter contato constante e de qualidade com quem gostamos.

O mesmo vale para as crianças que mudaram de escola ou até de endereço, perdendo o convívio diário com os coleguinhas. Para elas, o amigo secreto online se torna um caminho interessante para trocar presentes sem se preocupar com a barreira da distância. Veja abaixo os principais benefícios.

Segurança

As atividades remotas permitem que a criançada faça tudo do conforto de casa. Com um dispositivo móvel, é possível se conectar com os amigos de qualquer lugar, seja a própria residência, seja a moradia dos tios, avós ou outros parentes. O fato é que os pequenos sempre estarão em um ambiente tranquilo.

Como resultado, as famílias podem respirar fundo ao saber que o espaço é propício para diferentes programas, o que inclui um amigo oculto. A questão de segurança também está relacionada a uma menor exposição ao vírus, visto que o distanciamento social ainda é uma prática recomendada e necessária para reduzir o número de contaminações.

Comodidade

Poder encontrar os amigos pela internet também facilita a vida de toda a família. Afinal, traz comodidade naqueles momentos complicados para sair de casa, como dias de muito calor ou extremamente chuvosos. Como a conexão é mantida, crianças e adultos conseguem preservar a amizade com diferentes grupos.

O amigo secreto online pode ser feito em qualquer área da casa, como o sofá da sala ou a cama do quarto. Quer mais conforto que isso para aproveitar a experiência ao máximo? De quebra, os pequenos ainda podem mostrar algum pedacinho do próprio lar aos colegas, como forma de aproximá-los de sua rotina.

Otimização do tempo

Mais um ponto favorável aos encontros virtuais é a redução dos minutos gastos com deslocamentos e outros processos. Isso porque não há necessidade de levar a criança para um endereço específico, como a escola, parque, clube ou qualquer outro local que pudesse abrigar o encontro da turma.

Basta um computador ou celular com acesso à internet e pronto! Se cada participante do amigo oculto se comprometer a entrar no ambiente online, no dia e horário marcados, não haverá impeditivos para que a atividade se torne um sucesso. Com a otimização do tempo, dá até para estender o período de interação das crianças, caso elas queiram.

Economia financeira

Esse benefício resulta dos anteriores, pois os gastos fora de casa são eliminados. É claro que você precisa considerar o custo para enviar o pacote, mas ele não se compara às despesas que teria com alimentação, transporte (com veículo próprio ou qualquer outra modalidade) e um possível aluguel de espaço.

Há quem prefira comprar o presente online para evitar correria nas lojas físicas, o que aumenta a economia. Isso porque, nesse caso, é possível colocar o endereço do presenteado direto no cadastro do e-commerce e solicitar uma entrega agendada. Se o frete for gratuito, melhor ainda para o seu bolso. 

Passos para um amigo secreto online incrível

São tantas vantagens envolvidas que dá até vontade de experimentar, não é? Se você quer provocar a galerinha com essa possibilidade, saiba que é tranquilo organizar um evento virtual que agrade a todos.

O segredo está em usar as ferramentas certas e contar com a colaboração de outras famílias. Veja 7 ações que podem ajudar nesse desafio.

1. Use um app para sortear

No amigo secreto tradicional, também chamado de amigo oculto ou amigo invisível em algumas regiões, precisamos sortear alguém para presentear no Natal ou em momentos de confraternização. Os participantes só sabem quem é o seu amigo, e o dos outros é revelado no dia da comemoração.

No caso do amigo secreto online, esse sorteio também deve ser feito de maneira virtual, já que as pessoas não podem se encontrar para tirar o papel com o nome. E se você pensou em contar com os aplicativos, acertou no palpite. Existem versões exclusivas para misturar listas e selecionar termos de modo aleatório.

Como sugestão, vocês podem utilizar o Gifwe. Esse site realiza o sorteio de forma online e gratuita, basta que todos os integrantes se cadastrem. O mais legal é que ele permite indicar dependentes no cadastro. Isso quer dizer que você pode incluir a criança sem precisar fazer um perfil exclusivo para ela.

2. Prepare um amigo secreto temático

Já pensou em propor um amigo secreto temático? Geralmente, os que ocorrem na época da Páscoa, por exemplo, são de chocolate. Isso significa que os presentes trocados podem ser ovos de chocolate, barras, bombons e trufas. Também é possível colocar um tema no Natal e outras datas.

No caso do amigo oculto infantil, é interessante colocar os brinquedos como protagonistas. Afinal, qual criança não adora ganhar um de presente? Aliás, é bem comum que a galerinha mais nova fique frustrada ao ganhar roupa ou calçado, por exemplo.

Sendo assim, considere a faixa etária para manter o foco nos itens que despertam a curiosidade dos pequenos. Jogos, bonecas, carrinhos, bolas, artigos esportivos e demais itens de diversão são muito bem-vindos para um amigo secreto online!

Você já pensou em fazer um amigo secreto online? A tecnologia é a grande aliada desse tipo de evento. A troca de presentes é feita de maneira remota e o encontro é virtual. Para algumas pessoas isso pode parecer inusitado, porém garantimos que é superlegal e as crianças adoram!

Além do mais, é uma ótima chance dos pequenos reverem os amiguinhos, mesmo que por meio de uma câmera. Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar? Então, continue a leitura, pois, neste post, contaremos tudo o que você precisa saber para fazer um amigo secreto online com as crianças. Confira!

3. Escolha uma boa ferramenta de vídeo

No amigo oculto virtual, a revelação ocorre por meio de videoconferência. Para que todo mundo tenha uma boa qualidade de imagem e de som, é importante escolher uma boa plataforma. O Zoom é uma delas e permite uma participação de até 100 pessoas em uma mesma reunião, com resolução em HD.

Para que não haja correria e atrasos no amigo secreto online, combine com todos os participantes qual é o aplicativo escolhido para a videoconferência. Falando nisso, se você for o organizador, é de bom-tom mandar um convite com todas as explicações e os links dos sites que serão utilizados na brincadeira.

Assim, todo mundo consegue se preparar e resolver possíveis pendências a tempo, como baixar programas, providenciar acessórios e verificar a conexão de internet. Lembre-se de que a presença de cada integrante é fundamental para que ninguém saia desapontado.

4. Combine outras videoconferências

Que tal fazer algumas reuniões antes do grande dia da revelação? Conversar, brincar e ter esse contato, mesmo que de longe, é importante para que os pequenos se mantenham próximos. Isso vai ajudar os mais tímidos a se soltarem na frente das telas, tornando o evento agradável para todos.

Combine com os outros pais quais são os melhores horários para os encontros virtuais. Esses eventos vão servir como uma espécie de treino para o grupo testar as ferramentas e garantir que tudo saia como o esperado na data oficial. Temos certeza de que a criançada vai adorar a experiência!

5. Conte com uma data limite para entrega dos presentes

Para que todos recebam o seu presente a tempo do dia da revelação, vale a pena colocar uma data limite para a entrega dos mimos. A intenção é fazer com que os pacotes sejam enviados sem problemas. Então, considere o período máximo que os Correios e as transportadoras levam para entregar as encomendas e, com base nisso, discuta o dia ideal com os demais.

Esse é um ponto que merece muito cuidado no amigo secreto online, por isso, tente negociar com as outras famílias antes de definir prazos. Isso porque, em algumas cidades e estados, o tempo de entrega é maior que outros. Logo, para que ninguém fique sem presente, é fundamental buscar informações com antecedência.

6. Saiba como escolher o presente

Para muitas pessoas, a maior dificuldade em participar de um amigo oculto é escolher os presentes. Faz parte ter receio de que o presenteado não goste do nosso mimo, ainda mais quando há crianças envolvidas. Elas são muito sinceras e não têm papas na língua para dizer se gostaram ou não do presente.

Ainda existe a preocupação de dar um brinquedo que seja apropriado para a idade. Por esse motivo, é importante saber como escolher o mimo para agradar em cheio. Você pode contar com o canal da Ri Happy no YouTube para obter ideias e várias informações sobre o universo infantil.

Lá você encontra uma ampla variedade de brinquedos e até demonstrações de como a criança pode se divertir com cada um deles. Além do mais, nosso blog está sempre recebendo atualizações relacionadas a atividades e dicas de como escolher o melhor presente.

7. Considere a participação do Papai Noel

Se o amigo oculto acontecer na época do bom velhinho, temos mais uma sugestão. Para as crianças, Natal que é Natal tem que ter a visita do Papai Noel. Mesmo que ele não possa comparecer pessoalmente, você tem a opção de organizar a participação especial no encontro virtual.

Algum membro da família pode fazer as honras de se passar pela personagem durante a revelação do amigo secreto online. Imagine a carinha de felicidade dos pequenos ao perceberem que, mesmo pelo computador ou celular, dá para bater um papo divertido com o Papai Noel?

Vai ser incrível essa brincadeira de Natal! Caso não tenha ninguém disponível na família para se vestir de branco e vermelho, você tem a opção de contratar um ator. Hoje, existem muitas empresas especializadas no assunto para tornar o seu evento especial e memorável.

O amigo secreto online é uma maneira versátil de comemorar as festas de fim de ano e outros tipos de confraternização. As crianças gostam bastante e mantêm o contato com os amiguinhos de forma divertida! Além disso, é mais um momento de reunião e troca de afeto.

Como dissemos, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o presente infantil. Para não ter erro, aproveite e confira o site da Ri Happy, com presentes de Natal UAAAU! Temos certeza de que você vai encontrar o mimo perfeito!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!