Amizade infantil: como ajuda a criança a se desenvolver?

5 MINUTOS DE LEITURA
2810
|amizade na infância
Menino segura balão roxo. Menina observa

Ter um amigo é segurar uma mão em momentos de alegria e ter ombros para chorar quando algo não vai bem. A amizade infantil é uma verdadeira descoberta para as crianças, algo que contribui muito para o desenvolvimento e expande a visão sobre o mundo.

Com certeza, você se lembra com carinho das suas amizades de criança, não é mesmo? As brincadeiras, os segredos, os sentimentos e a cumplicidade fazem parte de uma relação que traz frutos para toda a vida — e deixam marcas. 

Pensando nisso, nós, da equipe do blog Modo Brincar, preparamos este artigo com mais detalhes sobre os principais benefícios de ter amigos na infância. Vem com a gente e confira!

Contribui para o desenvolvimento social e emocional

A amizade infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças. Afinal, nesse momento, os pequenos têm o primeiro contato com pessoas diferentes e começam a perceber que, assim como nos desenhos, cada um é único à sua maneira, tendo pensamentos, vontades e personalidades.

Esse laço ajuda a desenvolver as habilidades sociais da criança, principalmente, por meio da conversa. Saber ouvir, comunicar-se, ceder e dividir permite que o pequeno se aproxime e conheça o outro. Também é o momento em que a criança percebe melhor as emoções, entendendo que precisa ter empatia para acolher o próximo.

Cria senso de comunidade

Cultivar a amizade na educação infantil também é um caminho para os pequenos criarem um senso de comunidade. Com esse sentimento, a criançada percebe que pertence a algo maior, uma sociedade na qual existem crianças passando pelas mesmas inseguranças, medos e vivências.

Com isso, as crianças não se sentem sozinhas no mundo, compreendendo que podem contar com um grupo de apoio e que tem um lugar seguro, além da família, para recorrer. Nessa comunidade de pessoas com idades similares, os pequenos podem se reconhecer.

Reforça a autoestima

A amizade infantil também ajuda a reforçar a autoestima das crianças. Ao contar com um grupo de amigos, os pequenos se sentem mais seguros para tentar coisas novas. Afinal, há sempre alguém na torcida! 

Além disso, ter amigos faz com que a criançada se sinta aceita e querida, sendo encorajada a superar os erros e suprir os desafios. Assim, os pequenos passam a acreditar mais em si e ver as qualidades que possuem.

Ensina a lidar com conflitos

Em qualquer tipo de relação, é natural surgir conflitos. Por meio deles, aprendemos a lidar com os problemas da vida. Esse é um benefício oferecido pela amizade infantil, já que as crianças começam a aprender a se colocar no lugar do outro e entender as angústias para solucionar as divergências. 

Dependendo da idade, é normal que os conflitos surjam por conta de uma brincadeira, um brinquedo ou até um amigo que queira fazer outra atividade. Ao se depararem com tais situações, as crianças entendem que precisam conversar e encontrar um meio para superar as diversidades, além de aprenderem a compartilhar.

Favorece a saúde na vida adulta

Ter uma amizade verdadeira durante a infância também favorece muito a saúde na vida adulta. Normalmente, uma criança com amigos gosta de brincar ao ar livre, o que evita o sedentarismo e contribui para o funcionamento do organismo. O sentimento também é responsável por desenvolver a confiança, que ajuda muito diante dos obstáculos da fase adulta. 

Além disso, segundo estudos da Universidade de Concordia, crianças com relacionamentos saudáveis tiveram maior estabilidade emocional e pensamentos positivos após crescerem. Já uma pesquisa feita pela Universidade da Virgínia revela que a amizade infantil diminui riscos de ansiedade e depressão — olha só o poder de ter bons amigos, hein?! 

meninos sentados na sala de casa rindo enquanto olham o celular representando a amizade infantil

Exemplos de amizade que marcaram as telinhas!

Agora que você já entendeu a importância, que tal relembrar alguns dos laços que marcaram as telinhas e representam o verdadeiro significado de amizade?! Veja a seguir!

Mike e Sulley — Monstros S.A e Universidade Monstros

Para começar, não poderíamos deixar de citar a duplinha de monstros que marcou gerações. Mike Wazowski e James P. Sullivan (Sulley) ganharam nossos corações em Monstros S.A (2001) e deram um show de cumplicidade em Universidade Monstros (2013), mostrando que mesmo com as diferenças, é possível crescer e aprender juntos! 

Anna e Elsa — Frozen

O lema de Anna e Elsa dos filmes Frozen: uma aventura congelante (2013) e Frozen II (2019) poderia ser “mais que amigas, irmãs”. Durante os longas, as irmãs e princesas de Arendelle passam por inúmeros desafios, demonstrando uma amizade que vai além do laço sanguíneo! 

Harry, Hermione e Ron — Harry Potter

Já que o assunto é amizade, nada melhor do que falar de um trio que cativou o mundo durante toda uma década. Harry, Hermione e Ron, também conhecidos como o trio de ouro em Hogwarts, personificaram o significado de amizade na saga de filmes Harry Potter (2001-2011), enfrentando aventuras que somente bons companheiros poderiam viver! 

Acompanhe as novidades e ative seu Modo Brincar!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com seu amigo do peito! Se quiser, ative seu #ModoBrincar e continue acompanhando as novidades aqui, no blog!

Fontes consultadas:

KARWATSKY , Paul; LUFT, Amy. The effects of stable childhood friendships last into adulthood: Concordia study. CTV NEWS – Montreal, [S. l.], p. 1, 13 set. 2019. Disponível em: https://montreal.ctvnews.ca/the-effects-of-stable-childhood-friendships-last-into-adulthood-concordia-study-1.4593011. Acesso em: 29 abr. 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais