6Ideias Divertidas

Andador para bebê: conheça os prós e contras

O primeiro ano da vida de uma criança é cheio de desafios, tanto para elas, quanto para os pais, pois cada dia é uma novidade e o desenvolvimento é surpreendentemente acelerado. Cada uma tem o seu tempo de aprendizado: algumas começam a andar antes dos doze meses e outras podem demorar um pouco mais, e tudo isso é normal.

Os primeiros passos — como vários outros aspectos do desenvolvimento infantil — costumam gerar algumas polêmicas. Entre elas, a recomendação do uso de andador para bebê. Quais são os prós e os contras? O que os especialistas indicam? Liberte-se das dúvidas com este post!

A certificação do andador para bebês

Até 2013 não havia normas específicas que regulamentassem a fabricação e a venda desse produto. A partir de então, somente os modelos que seguem as especificações elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que tenham o selo de aprovação do Inmetro, podem ser comercializadas. As empresas que não seguirem as normas podem receber multas pesadas. 

Os andadores certificados garantem as características necessárias para a redução do risco de acidentes, entre elas estão o sistema de segurança para as rodinhas, assentos na altura adequada e componentes com total fixação, sem risco de que se soltem e acabem na boca da criança.

Portanto, caso você opte por usar o produto para auxiliar no aprendizado desse processo tão importante do seu pequeno, verifique as especificações do andador e tire todas as suas dúvidas com o pediatra ou vendedor especializado.

Os prós e contras do uso do andador para bebês

A emoção dos primeiros passos de uma criança talvez só seja superada pelo medo que os pais têm de que ela possa cair e se machucar. O impulso superprotetor de alguns pais ou mães de primeira viagem pode levar ao extremo de mudar os móveis de lugar ou até retirá-los do ambiente quando o bebê começa a gatinhar.

Claro que é preciso ter mais atenção, e alguns cuidados são bem vindos, mas os excessos podem prejudicar o bom desenvolvimento. Diante dessa preocupação, alguns pais optam pelo andador para bebês. Confira o lado bom e o lado ruim desse produto!

Contras:

  • em alguns modelos, o bebê fica sentado, e por isso aprende a andar de forma errada;
  • o andador para bebê permite que ele ande mais rápido do que se estivesse sem o recurso — dessa forma, o caminhar dele fica atrapalhado;
  • a criança não desenvolve a postura correta ao ficar de pé, por causa do apoio que o andador oferece;
  • o apoio também faz com que o bebê caminhe na ponta dos pés, o que prejudica o equilíbrio e a pisada quando tiver que ele andar sem o auxílio do equipamento — isso poderá provocar dores nos pés no futuro;
  • dificulta o desenvolvimento da capacidade de perceber a localização espacial do corpo (propriocepção);
  • o risco de acidentes é maior, pois o bebê tende a andar mais rápido e sem controle, e pode bater em algo ou até virar o andador.

Prós:

  • trazem mais autonomia para o bebê, que pode se deslocar de um lugar a outro sem depender do auxílio de um adulto;
  • leva mais liberdade para os pais realizarem suas tarefas;
  • proporciona entretenimento e diversão para o bebê;
  • pode ser um instrumento de aprendizado, quando incluem botões e sons que estimulam a criança.

A escolha do melhor andador

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda seu uso, no entanto, alguns profissionais defendem os seus benefícios. Os modelos clássicos — aqueles quadrados com quatro rodinhas —, são os menos indicados, pois incluem todas as desvantagens já citadas. Se você optar pelo uso do andador para bebê, prefira o modelo vertical, que respeita o aprendizado motor da criança.

Esse andador é aquele que o bebê empurra para frente, parecido com um carrinho de mercado. Ele ajuda a criança a dar os primeiros passos sem prejudicar a postura ao caminhar. Também fica mais difícil do que no modelo clássico, em que a criança corre com ele, reduzindo o risco de ocorrer um acidente grave.

De qualquer forma, seu uso deve acontecer na fase adequada, ou seja, por volta dos 9 meses. Nessa idade, a criança já consegue ficar em pé se apoiando em alguns objetos e o andador servirá como apoio. Entretanto, é bom pedir orientação ao pediatra para saber se já é o momento certo.

Alguns modelos passaram a ser comercializados como uma central de atividades, e a principal diferença é que não incluem a cadeirinha para o bebê sentar. O objetivo é servir como estímulo para ela ficar de pé enquanto explora o brinquedo.

Outros andadores são multitarefas, e podem se transformar em mesinha de atividades, com vários painéis interativos ou virar um apoio para a hora das refeições. A grande vantagem desse modelo é que ele continuará a ser usado mesmo depois que a criança aprender a andar.

Dicas de segurança para crianças que usam o andador

É muito importante que o andador para bebê seja usado em uma superfície regular, sem desníveis e degraus que possam provocar acidentes. Evite usá-los em lugares públicos onde os riscos de acidente são ainda maiores.

Mesmo que seja dentro de casa, também é preciso ter muito cuidado. Apesar de o bebê poder se movimentar de forma livre, ele precisa de supervisão constante, principalmente em ambientes como a cozinha. Já imaginou encostar a mãozinha na porta de um forno quente? Uma boa opção são os cercadinhos, assim eles podem ficar pertinho e estarão seguros enquanto você cozinha.

Tome cuidado para que ele não tenha acesso a armários que contenham produtos de higiene e limpeza, bem como objetos que possam machucá-lo, como facas, tesouras ou itens pontiagudos.

Os bebê passam por picos de crescimento e muitas transformações nos primeiros anos, deixam de ser totalmente dependentes e isso pode ser assustador para alguns pais. Tudo isso faz parte do processo e você pode ajudá-lo oferecendo apoio e confiança. Mesmo que você decida que o andador para bebê é uma boa opção, lembre-se de que a sua presença é o mais importante.

Quer conhecer um pouco mais os modelos de andadores certificados? Confira as opções disponíveis em nosso site!

Ri Happy

Share
Published by
Ri Happy

Recent Posts

Dia da Mentira: origem e como educar as crianças

Apesar de não ser feriado, o Dia da Mentira é um dos mais conhecidos em diversos países.…

1 dia ago

Conheça Dia Mundial do Meio Ambiente e confira dicas para aproveitá-lo com a garotada

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado para conscientizar a sociedade sobre a necessidade…

3 dias ago

Confira sugestões de atividades divertidas para celebrar o Dia do Filho

Você sabia que existe o Dia do Filho? Assim como as datas dedicadas às mães…

4 dias ago

Qual é o nome do coronel no jogo Detetive? Descubra!

Você é fã de um dos maiores clássicos da Estrela e quer saber qual é o…

4 dias ago

Saiba qual o objetivo do jogo de xadrez e aprenda técnicas simples para iniciantes

Os passatempos de tabuleiros aprimoram o raciocínio e as habilidades cognitivas das crianças com muita…

6 dias ago

A história do xadrez: conheça a origem desse jogo emocionante

O que acha de conhecer a origem de um jogo milenar e emocionante, que traz…

1 semana ago