Tudo sobre ensinar a criança a andar de bicicleta

Imagem de um adulto ensinando uma criança a andar de bicicleta.

Um dos momentos mais marcantes na infância, tanto para as crianças quanto para os adultos, é quando os pequenos aprendem a andar de bicicleta, não é? Afinal, esse é um desafio que requer prática, horas ao ar livre, participação da família, bastante risada e comemorações a cada nova conquista sobre duas rodas.

Justamente pela importância de desenvolver essa habilidade, visto que ela é levada para toda a vida, várias pessoas se questionam como tornar esse processo de aprendizado mais rápido, eficiente e, acima de tudo, positivo para a garotada. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você nesse objetivo. Acompanhe!

Quais são as vantagens de pedalar com as crianças?

Do ponto de vista físico, são diversas as vantagens que contribuem em todas as fases do crescimento infantil. Por exemplo, há um aumento na noção de equilíbrio, na coordenação motora, no nível de força empregado nos membros (superiores e inferiores), na agilidade e, é claro, na resistência física.

Também é frequente um aumento da imunidade com a prática regular desse exercício. Já do ponto de vista psicológico, a criança aumenta a disposição, alcança uma rotina de sono mais equilibrada, melhora o humor e ainda tem uma redução no grau de ansiedade.

Por que ensinar as crianças desde cedo a andar de bicicleta?

Devemos ensinar as crianças desde cedo a andar de bicicleta porque na infância se tem mais tempo livre para praticar essa habilidade. Além disso, esse é o período da vida em que desenvolvemos a consciência corporal em relação a nós mesmos, os outros e o mundo.

Ou seja, praticar diferentes atividades nessa janela de tempo, ainda mais aquelas que envolvem o desenvolvimento cognitivo e físico simultaneamente, aumenta o domínio de competências que as crianças podem atingir.

Como ensinar a criança a andar de bicicleta?

Abaixo, trouxemos um passo a passo simplificado de como você pode ensinar a garotada a andar de bicicleta e aperfeiçoar o domínio sobre as duas rodas.

Escolha um local adequado

O primeiro passo é escolher um lugar adequado para o ensino. O ideal é que ele tenha um espaço amplo para que a criança possa pedalar de trajetos pequenos a extensos — e o mais importante: sem esbarrar em pessoas, animais, objetos, plantas, móveis, paredes e afins.

Outro ponto fundamental é que o piso do lugar seja nivelado, sólido, sem presença de água, buracos ou instalações que dificultem a circulação de bikes. Vale pontuar ainda que o ambiente, sob hipótese alguma, deve ter fluxo de automóveis, para não colocar em risco a integridade das crianças, combinado?

Se você mora em uma casa, um quintal ou jardim podem ser boas opções. Para quem mora em condomínio, o pátio ou a área de lazer são as escolhas certas. Outra possibilidade é levar a criança para andar de bike em parques e praças, a fim de aproveitar o momento ao ar livre e em contato com a natureza.

Imagem de um adulto ensinando uma criança a andar de bicicleta.

Crie uma rotina

Para saber pedalar não há segredo: é preciso prática. Muita prática. Portanto, a ideia é criar uma rotina de treino com a criança para ela exercitar ao máximo essa habilidade. Você pode reservar meia hora por dia de segunda a sexta ou então em dias intercalados.

Utilize etapas de dificuldade

Para ensinar a criança a andar de bicicleta, adote etapas de dificuldade que ajudem ela a ter um maior controle ao pedalar, equilibrar-se, fazer movimentos e observar o entorno dela.

Uma dica é começar, por exemplo, com percursos em linha reta, sem qualquer interferência. A próxima fase já pode conter curvas. Em seguida, é possível ajudar a crianças a fazer voltas em círculo, quadrado e outras figuras geométricas.

Na quarta etapa, o acréscimo de obstáculos no caminho (como cones ou pequenas placas) permite que a criança aprenda a desviar e fazer o contorno com a bicicleta. Posteriormente, você pode praticar com ela o ato de frear em diferentes níveis de velocidade, o que acha?

Por último, vale a pena exercitar a direção da criança enquanto há outras pessoas andando de bicicleta próximo a ela ou andando a pé na frente dela. Ambas as situações podem ser exercidas por você ou por mais familiares que queiram ajudar.

Inspire confiança na criança

Também busque inspirar confiança na criançada a cada acerto ou avanço que conquistar. Por outro lado, apenas cobrar e se restringir às críticas quando algo não é feito como se espera não são práticas adequadas. É preciso recordar que um aprendizado é feito justamente de tentativa e erro.

Por isso, o ideal é focar no que importa: o progresso da criança. Isso vai estimular a galerinha a continuar aprimorando a habilidade de andar de bicicleta, a superar os obstáculos dessa atividade e, inclusive, vai refletir positivamente em outras esferas da vida dela, como a escolar. Afinal, ela terá maior autoestima e autoconfiança, o que impacta o bem-estar psicossocial da turminha.

Quando é hora de tirar as rodinhas?

Antes de concluir, vale a pena falar sobre as famosas rodinhas em bicicletas infantis. Afinal, elas são uma ótima opção para aquela turminha de menos idade, até a faixa dos 6 anos, que, geralmente, ainda está no desenvolvimento inicial das capacidades físicas e motoras. Logo, esse modelo faz toda a diferença para tornar a brincadeira mais segura, cômoda e descomplicada.

Porém, o ideal é que ao ensinar a meninada com 6 anos ou mais a andar de bicicleta, você escolha o modelo regular, sem esse recurso. O motivo? É simples: desde o início, a criança vai lidar com a principal característica de uma bike: se equilibrar sobre duas rodas.

E quanto maior a exposição a essa realidade, assim como a prática dela, mais rápido se torna para as crianças se habituarem a ela e evoluírem as próprias habilidades de noção espacial, coordenação motora e estabilidade corporal.

Como explicado, com as nossas dicas, o ato de ensinar a criança a andar de bicicleta vai se tornar uma tarefa não só mais eficiente, mas também uma atividade desafiadora, divertida e promotora de autoconfiança para ela. Portanto, que tal se inspirar nelas?

Além disso, caso você tenha dúvidas sobre como acertar no tamanho da bike adequada para dar de presente, lembre-se de que o segredo é ter atenção ao aro dela. Isso porque cada opção é produzida para uma faixa de altura, garantindo, assim, o máximo de ergonomia a quem vai usar o modelo em questão.

Curtiu o artigo? Então, confira o nosso texto sobre a escolha de brinquedos para a garotada. Sem dúvidas, ele vai te ajudar a sempre acertar na hora de presentear as crianças!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...