Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Imagem de uma criança abraçando um cachorro
Menino abraça cachorro

Você sabe quais são os benefícios dos animais na educação infantil? Quando se trata do crescimento da criançada, é normal se preocupar com a escola e as atividades extracurriculares. Porém, a verdade é que o desenvolvimento não se resume a isso, viu?

Existem muitos estímulos presentes na rotina que contribuem para a aprendizagem, a saúde e o bem-estar da garotada, como é o caso dos animais domésticos. Os bichinhos são tão importantes que até existe uma data especialmente dedicada a eles: o dia 4 de outubro (Dia Mundial dos Animais).

Então, quais são os benefícios dos animais para crianças? Como a presença deles influencia no desenvolvimento da criançada? É isso que você vai conferir no post especial que preparamos com seis vantagens de as crianças terem os melhores amigos pets. Confira!

1. Ensinar sobre responsabilidade

O primeiro benefício dos animais na educação infantil é o ensinamento sobre responsabilidade. Independentemente do pet escolhido, existem diversos cuidados necessários para garantir que ele esteja confortável e saudável, como dar ração, limpar a casinha, levar para passear, entre outros. Essas tarefas podem ser passadas para os pequenos, o que gera um senso de cuidados em relação ao pet.

Essa ligação de cuidado criada entre crianças e animais estimula a capacidade cognitiva (que tem a ver com o ganho e o processamento dos novos conhecimentos). Nesse momento inicial da vida, ela está se desenvolvendo e ampliando. Esse estímulo será importante para a compreensão de regras e normas em casa, na escola e em outros ambientes.

2. Diminuir o estresse da criança

Se a garotada está estressada ― o que pode acontecer, mesmo nessa fase ― os animais de estimação podem ser grandes aliados para diminuir esse sentimento. De acordo com uma pesquisa feita pelo The Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos EUA, 74% dos tutores de pets têm um maior bem-estar mental.

Então, por que isso acontece? O contato entre as crianças e os animais ajuda os pequenos a relaxarem, aliviarem a tensão física e psicológica, e terem momentos de pura descontração, principalmente depois de um dia cansativo e puxado na escola. Além disso, ele diminui os hormônios responsáveis pelo estresse e pela ansiedade.

3. Fazer companhia em todos os momentos

Outro benefício dos animais na educação infantil é que eles se tornam uma companhia para todos os momentos, principalmente aqueles sem a presença de adultos por perto. O fiel escudeiro está ali, pronto para ouvir o que as crianças têm a dizer e embarcar no mundo de imaginação e faz de conta que elas criam.

Além disso, a companhia ajuda a diminuir os momentos de atividades online da garotada, já que estarão brincando com o pet. Alguns bichinhos, como cachorros e gatos, são superanimados, gostam de acompanhar e interagir com os tutores. Portanto, já dá para imaginar que eles vão se divertir muito.

Imagem de um menino e um gato brincando

4. Incentivar a prática de atividades físicas

Sabia que outro benefício dos bichos para crianças é o incentivo a atividades físicas? Os animais costumam ter bastante energia ― assim como os pequenos ― e gostam de estar em constante movimento. Por isso, a criançada pode se divertir ensinando truques e explorando com os pets.

Se morar em um local com quintal, área de lazer ou jardim, a festa está feita, porque não vai faltar espaço para explorar junto ao fiel companheiro de quatro patas. Porém, caso more em lugares sem áreas externas, é legal inserir passeios com os pets para a criançada se divertir.

Essa movimentação é superbenéfica para a garotada, já que desenvolve a musculatura, fortalece os ossos e aprimora a coordenação motora. Isso futuramente será extremamente importante para as atividades na escola.

5. Ajudar no desenvolvimento do afeto

Não há nada melhor que chegar em casa e receber aquela festa dos bichinhos, certo? O convívio com os pets é muito importante no quesito emocional, porque permite que as crianças se expressem melhor, falar sobre os próprios sentimentos e desenvolver uma maior capacidade afetiva pelo próximo.

É supercomum ver a garotada abraçando, deitando e fazendo carinho nos amigos de quatro patas. Com esses atos, eles vão aprender a demonstrar que o bichinho é querido e tem importância na vida deles. Vale comentar também que essa é uma das maneiras de aprender mais sobre o valor da amizade.

6. Desenvolver empatia

Por fim, não tem como deixar de citar a construção e o aumento da empatia como um dos benefícios de ter animais na educação infantil. Com a presença deles, a criançada cria a capacidade de entender o mundo da forma como outros o percebem e de se colocar no lugar tanto de pessoas quanto de bichinhos.

Com a convivência, a criançada desenvolve a vontade de ajudar, cuidar e proteger quem é mais indefeso e precisa de uma atenção especial. A partir desse olhar mais humanizado e respeitoso, ela passa a ter o mesmo comportamento nas relações com a família, os coleguinhas da escola, os professores, a natureza e, é claro, durante a vida adulta também.

Viu só? Existem vários benefícios dos animais na educação infantil. Após entender mais sobre esse assunto, que tal continuar aprendendo e descobrir as vantagens dos exercícios físicos para a criançada? É só clicar no nosso conteúdo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil