Você sabe quais são os benefícios dos animais na educação infantil? Quando se trata do crescimento da criançada, é normal se preocupar com a escola e as atividades extracurriculares. Porém, a verdade é que o desenvolvimento não se resume a isso, viu?
Existem muitos estímulos presentes na rotina que contribuem para a aprendizagem, a saúde e o bem-estar da garotada, como é o caso dos animais domésticos. Os bichinhos são tão importantes que até existe uma data especialmente dedicada a eles: o dia 4 de outubro (Dia Mundial dos Animais).
Então, quais são os benefícios dos animais para crianças? Como a presença deles influencia no desenvolvimento da criançada? É isso que você vai conferir no post especial que preparamos com seis vantagens de as crianças terem os melhores amigos pets. Confira!
1. Ensinar sobre responsabilidade
O primeiro benefício dos animais na educação infantil é o ensinamento sobre responsabilidade. Independentemente do pet escolhido, existem diversos cuidados necessários para garantir que ele esteja confortável e saudável, como dar ração, limpar a casinha, levar para passear, entre outros. Essas tarefas podem ser passadas para os pequenos, o que gera um senso de cuidados em relação ao pet.
Essa ligação de cuidado criada entre crianças e animais estimula a capacidade cognitiva (que tem a ver com o ganho e o processamento dos novos conhecimentos). Nesse momento inicial da vida, ela está se desenvolvendo e ampliando. Esse estímulo será importante para a compreensão de regras e normas em casa, na escola e em outros ambientes.
2. Diminuir o estresse da criança
Se a garotada está estressada ― o que pode acontecer, mesmo nessa fase ― os animais de estimação podem ser grandes aliados para diminuir esse sentimento. De acordo com uma pesquisa feita pelo The Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos EUA, 74% dos tutores de pets têm um maior bem-estar mental.
Então, por que isso acontece? O contato entre as crianças e os animais ajuda os pequenos a relaxarem, aliviarem a tensão física e psicológica, e terem momentos de pura descontração, principalmente depois de um dia cansativo e puxado na escola. Além disso, ele diminui os hormônios responsáveis pelo estresse e pela ansiedade.
3. Fazer companhia em todos os momentos
Outro benefício dos animais na educação infantil é que eles se tornam uma companhia para todos os momentos, principalmente aqueles sem a presença de adultos por perto. O fiel escudeiro está ali, pronto para ouvir o que as crianças têm a dizer e embarcar no mundo de imaginação e faz de conta que elas criam.
Além disso, a companhia ajuda a diminuir os momentos de atividades online da garotada, já que estarão brincando com o pet. Alguns bichinhos, como cachorros e gatos, são superanimados, gostam de acompanhar e interagir com os tutores. Portanto, já dá para imaginar que eles vão se divertir muito.
4. Incentivar a prática de atividades físicas
Sabia que outro benefício dos bichos para crianças é o incentivo a atividades físicas? Os animais costumam ter bastante energia ― assim como os pequenos ― e gostam de estar em constante movimento. Por isso, a criançada pode se divertir ensinando truques e explorando com os pets.
Se morar em um local com quintal, área de lazer ou jardim, a festa está feita, porque não vai faltar espaço para explorar junto ao fiel companheiro de quatro patas. Porém, caso more em lugares sem áreas externas, é legal inserir passeios com os pets para a criançada se divertir.
Essa movimentação é superbenéfica para a garotada, já que desenvolve a musculatura, fortalece os ossos e aprimora a coordenação motora. Isso futuramente será extremamente importante para as atividades na escola.
5. Ajudar no desenvolvimento do afeto
Não há nada melhor que chegar em casa e receber aquela festa dos bichinhos, certo? O convívio com os pets é muito importante no quesito emocional, porque permite que as crianças se expressem melhor, falar sobre os próprios sentimentos e desenvolver uma maior capacidade afetiva pelo próximo.
É supercomum ver a garotada abraçando, deitando e fazendo carinho nos amigos de quatro patas. Com esses atos, eles vão aprender a demonstrar que o bichinho é querido e tem importância na vida deles. Vale comentar também que essa é uma das maneiras de aprender mais sobre o valor da amizade.
6. Desenvolver empatia
Por fim, não tem como deixar de citar a construção e o aumento da empatia como um dos benefícios de ter animais na educação infantil. Com a presença deles, a criançada cria a capacidade de entender o mundo da forma como outros o percebem e de se colocar no lugar tanto de pessoas quanto de bichinhos.
Com a convivência, a criançada desenvolve a vontade de ajudar, cuidar e proteger quem é mais indefeso e precisa de uma atenção especial. A partir desse olhar mais humanizado e respeitoso, ela passa a ter o mesmo comportamento nas relações com a família, os coleguinhas da escola, os professores, a natureza e, é claro, durante a vida adulta também.
Viu só? Existem vários benefícios dos animais na educação infantil. Após entender mais sobre esse assunto, que tal continuar aprendendo e descobrir as vantagens dos exercícios físicos para a criançada? É só clicar no nosso conteúdo.