Arte no desenvolvimento infantil: qual a importância e como estimular?

6 minutos para ler

O mundo em um baile de cores e rimas, e crianças mais imaginativas e inteligentes! A arte no desenvolvimento infantil não se resume a uma disciplina da escola! Por meio de desenhos, pinturas, música, dança, teatro e histórias, a criançada adquire um tantão de habilidades que serão úteis por toda a vida.

Sabe o principal motivo de incentivar isso já nos primeiros anos de idade? É que, na infância, o cérebro está mais receptivo. Assim, essas atividades estimulam áreas cognitivas especiais, fazendo aumentar a quantidade de conexões neurais. Isso faz com que a importância da arte no desenvolvimento infantil seja imensa:

  • desenvolve habilidades corporais e sociais;
  • auxilia no aprendizado de outras disciplinas;
  • ajuda a expressar emoções;
  • aprimora talentos;
  • estimula a criatividade.

Quer entender cada um desses pontos? Continue aqui com a gente!

Qual a importância da arte no desenvolvimento infantil?

Anote aí a dica: ao estimular a arte no desenvolvimento infantil, esqueça regras, métodos e obrigações! Permita à criança apenas a manifestação livre e natural de suas expressões, combinado?

Agora, veja os grandes benefícios de trabalhar a arte com a garotada!

Desenvolve habilidades corporais e sociais

A arte favorece a coordenação motora, o equilíbrio e a noção de espaço e profundidade. Na pintura, os traços — com as pontas dos dedos ou a mão — exercitam o movimento de pinça e propiciam mais conhecimento do próprio corpo.

Já a dança traz mais autodomínio da expressão corporal, além de favorecer o ritmo e a autoconfiança. Histórias, por sua vez, levam a criança a vivenciar experiências diferentes das suas, trabalhando, assim, a empatia.

Enfim, a arte é uma forma de comunicação e contribui para o desenvolvimento da maturidade psicológica. Todas essas habilidades são importantes, sobretudo, para o convívio social.

Auxilia no aprendizado de outras disciplinas

Tocar um instrumento musical ou fazer um desenho, por exemplo, são atividades que requerem muita atenção. Elas treinam a capacidade de foco, e isso diminui as chances de os pequenos desenvolverem transtornos de concentração ou dificuldade de aprendizagem.

Letras de música e poesias infantis enriquecem o vocabulário, estimulam a sensibilidade e exercitam a memória. Estrofes com rimas simples são atrativas e instigam a criançada a memorizar e a repetir seus versos.

Uma bela narrativa, também, não sai perdendo. A história, com toda sua leveza, ensina valores e transforma as crianças em pessoas melhores.

Ajuda a expressar emoções

Atividades prazerosas da arte ativam, no cérebro, os mesmos mecanismos da meditação, sabia? Elas diminuem o cortisol, hormônio do estresse e da ansiedade.

Também, aumentam a endorfina, uma espécie de opioide natural, que diminui dores (físicas e emocionais) e traz sensação de bem-estar. Outro neurotransmissor envolvido é a ocitocina, responsável pela formação de laços humanos e empatia.

Desenhar, pintar, escrever, dançar e dramatizar também são tidas como práticas terapêuticas, facilitando a expressão de emoções e aliviando tensões. Ou seja, fazer arte é uma forma de relaxar e de trabalhar sentimentos.

Aprimora talentos

Os grandes psicólogos dizem que existem vários tipos de inteligência. Algumas delas (como a musical, a corporal e a criativa) estão totalmente relacionadas à arte.

Powered by Rock Convert

Apresentar aos pequenos o mundo artístico faz com que tenham mais probabilidade de desenvolver gosto por atividades inteligentes e até, quem sabe, descobrir algum talento escondido! Só por curiosidade: muitos dos artistas aclamados pelo público já demonstravam indícios de alguma aptidão na infância.

Estimula a criatividade

A arte no desenvolvimento infantil é superindicada para desenvolver a criatividade! Não existe melhor época do que a infância para estimulá-la.

Despertar o pensamento imaginativo, desde cedo, faz com que as crianças se transformem em adultos com facilidade para resolver problemas e criar projetos. A arte, então, não apenas inspira os pequenos. Ela evoca sentimentos e os faz enxergar o mundo “fora da caixa”.

Como desenvolver a arte no desenvolvimento infantil?

arte no desenvolvimento infantil

As fases da criança podem influenciar suas preferências artísticas. Assim, a ideia é proporcionar várias atividades diferentes e divertidas, para que possam escolhê-las, conforme seus interesses. Confira, aqui, algumas dicas!

Lápis e tinta à mão

À mão, no papel, na parede e onde mais for permitido! Desenhar e pintar são ótimas formas de colocar um pouco mais de arte na vida. Assim, a dica é ter vários estojos de lápis de cor, giz de cera e tinta.

Procurar por linhas atóxicas é o ideal, principalmente se as crianças forem muito novas. Que tal deixar rolando uma música clássica, enquanto todos fazem uma pintura? Isso acalma e estimula os sentidos.

Massinha e slime não saem de moda

Nem sempre é fácil separar crianças e tecnologia! Mas é legal que elas, também, ocupem o tempo com outras atividades.

Massinha e slime divertem e, ao mesmo tempo, promovem aprendizagem. Enquanto a criançada amassa e cria formas, vai trabalhando a coordenação motora e a imaginação. Em poucos minutos, dá para sair cobrinhas, relógios, florzinhas e muito mais.

Narrativas e versos encantam

“Esta menina, tão pequenina, quer ser bailarina…”. Rimas e poesias infantis inspiram e fazem os pequenos pegarem gosto pela arte da escrita. A nossa sorte é que, aqui no Brasil, há um mundo de autores dedicados a trabalhar com versos para crianças.

Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Ruth Rocha são bons exemplos. Histórias, da mesma forma, não saem perdendo! Por isso, não deixe ter bons livros infantis ou, mesmo, apostar em alguns filmes para a criançada.

Um pouco de drama não faz mal a ninguém

Os pequenos adoram se imaginar dentro de outros papéis. Em questão de segundos, tudo ao redor se transforma e eles viram fadas, princesas, super-heróis e vilões. Dramatizar é uma arte, e isso incentiva a expressão das emoções, explora a criatividade e imprime mais autoconfiança.

Sabendo disso, que tal encenar pequenas peças de teatro com os pequenos? Fantasias, bonecas, carrinhos e brinquedos diversos são bem-vindos e deixam tudo mais divertido!

Uau! Quanta coisa importante podemos proporcionar com a arte no desenvolvimento infantil, não é mesmo? Então, não deixe de colocar todas nossas dicas em prática, para que a criançada cresça mais saudável e inteligente!

Quer mais inspiração para propiciar arte às crianças? Navegue por nossa loja online e descubra outros brinquedos divertidos!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário