Como o artesanato infantil ajuda a desenvolver a concentração?

6 MINUTOS DE LEITURA
699
Artesanato infantil|
Pai e filho constroem caixa de madeira

Buscando formas de afastar os pequenos das telas? Boa notícia: os trabalhos manuais e artísticos podem ser uma ótima opção de entretenimento e aprendizado. Eles favorecem tanto o desenvolvimento da concentração quanto a coordenação motora, contribuindo ainda para a destreza dos movimentos.

Não é de se espantar, então, que parte da educação da primeira infância seja baseada na criação de pequenos projetos artísticos. Por meio deles, podem ser ensinadas cores, formas, texturas e um mundo de sensações. Acha que é só? As expressões também são trabalhadas, como forma de comunicação.

Mas não há uma idade limite para que tintas, colas e outros aviamentos sejam incorporados no processo de aprendizado. A ideia de trabalhar em pequenos projetos, transformando itens aleatórios em algo incrível, aumenta a confiança e exemplifica como é possível alcançar pequenas conquistas com um pouco de esforço.

Uma forma de trabalhar com essas questões está no artesanato infantil! Entenda como as atividades artísticas podem favorecer o desenvolvimento do foco, da paciência e da resiliência nos pequenos.

A importância de desenvolver a concentração das crianças

Quem convive algum tempo com crianças sabe que, para elas, pode ser difícil manter a concentração e o foco em uma única atividade. Com um mundo a ser descoberto, a ideia de repousar nos estudos ou em um brinquedo pode ser extremamente desafiadora.

A boa notícia é que a capacidade de concentração, tanto para os adultos, quanto para as crianças, pode ser desenvolvida. Para os pequenos, por sua vez, a necessidade de trabalhar no foco é ainda maior. Dúvida?

Como a concentração impacta no desenvolvimento infantil?

Parte do desenvolvimento emocional infantil passa pelo aprendizado sobre como depositar toda a energia em uma coisa, de cada vez. É dessa maneira que os pequenos vão se preparar para uma vida mais estruturada, na qual o volume de estímulos disponíveis será ainda maior — mas o grau de responsabilidade também será crescente.

Uma criança que tem boas habilidades de concentração tende a aprender com mais facilidade. E também é, geralmente, mais confiante. Ao conseguir focar apenas em si, no seu espaço, nos próprios pensamentos e emoções, a aprovação externa deixa de gritar por atenção. O resultado está na possibilidade de uma autoestima mais elevada.

É assim que se revela o potencial do artesanato infantil!

Crianças com boa capacidade de concentração podem desde ter mais facilidade no ambiente escolar. Também podem até mesmo conseguir superar com mais tranquilidade momentos de desconforto, como o tédio por um aparelho de celular sem bateria, ou a falta do que fazer, em uma casa sem energia elétrica por causa de uma chuva forte.

Possibilidades do artesanato para desenvolver a concentração

Estimular a concentração nas crianças não precisa ser algo chato. Dificilmente meninos e meninas vão se manter entretidos com atividades monótonas, que não tenham uma sensação de propósito e que não estimulem as emoções. Assim não dá.

Um primeiro ponto para pensar nas possibilidades do artesanato infantil é entender o que pode ser interessante para cada fase da vida da criança.

Para os pequenos, as tintas são super atrativas. Elas podem ser combinadas com objetos plásticos, como garrafas pet, ou potes de sorvete, para criar lindos porta objetos. Para as crianças maiores, a produção de acessórios utilizando miçangas pode ser super envolvente.

Agora, é válido ter em mente que os trabalhos artesanais vão ser ainda mais encantadores para os pequenos se eles puderem contar com a participação de um adulto. Principalmente no primeiro momento, de descoberta de possibilidades, permitir uma interação e uma troca de emoções gera benefícios que vão além da concentração.

As brincadeiras são ótimos caminhos para a construção de laços fortes com as crianças. Escutar o pequeno artista, perguntar sobre suas escolhas, sugerir formas de criar, será algo a ficar na memória!

Vale registrar o processo com fotos (que podem render boas histórias). E ter em mente que esse é só mais um passo para potencializar a criatividade infantil.

Existem outros benefícios no artesanato infantil?

Criar arte ao manipular aviamentos, reciclados e materiais diversos pode levar as crianças ao fabuloso mundo da imaginação. Mas quais os impactos práticos no desenvolvimento dos pequenos? Confira:

  • melhora a comunicação, ao permitir expressões em meios que vão além da fala e podem ser registradas com desenhos e formas;
  • possibilita a resolução de problemas, desafiando a mente para descobrir a melhor forma de combinar formas ou peças;
  • abre espaço para o pensamento fora da caixa, demonstrando que existe chance para ideias novas e que não foram previamente idealizadas;
  • compreensão do mundo, apresentando equipamentos e materiais até antes desconhecidos;
  • aprimoramento da coordenação motora fina, por meio da manipulação dos itens e do uso de objetos de apoio (como tesouras);
  • melhores interações sociais, com as trocas que podem surgir com o trabalho colaborativo necessário para finalizar algum projeto.

Outras formas de trabalhar o foco nas crianças

Ainda que o artesanato infantil seja um tipo de atividade com inúmeras possibilidades, os pequenos podem curtir outros brinquedos que também serão interessantes no desenvolvimento da concentração.

Os benefícios do quebra-cabeça, por exemplo, são inúmeros. Aliás, existem muitas similaridades entre as formas que os trabalhos artísticos e os jogos de encaixe contribuem para os pequenos. Em ambos os casos, pode-se perceber redução nos níveis de ansiedade ao incorporar esse estilo de jogo no leque de opções para os pequenos.

Os blocos de montar também são super especiais e ajudam a quebrar a rotina. Separar alguns instantes para construir pequenas cidades ou fortalezas incríveis pode ser legal da mesma forma para as crianças hiperativas — assim como as atividades manuais permitem uma conexão com as sensações mais íntimas.

Para a grande maioria das crianças, fazer o exercício de variar as brincadeiras, convidá-las a experimentar algo novo, e testar atividades diferentes, pode ser um ótimo caminho para evitar que os pequenos passem muitas horas em frente às telas.

Criar rotinas de momentos para gastar energia (correndo ou andando de bicicleta), com outros para criar artesanato infantil é a receita certa para uma criança feliz, confiante e com boas doses de concentração.

Agora que você já conhece os benefícios do artesanato na infância para o desenvolvimento do foco, aprenda mais sobre ansiedade infantil e seus impactos para a criança.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...