Conheça brincadeiras divertidas para ensinar astronomia para crianças

4 MINUTOS DE LEITURA
523|413
Astronomia para crianças|
|

Os corpos celestes, entre planetas, cometas e galáxias, são assuntos que atraem a atenção da meninada. Por isso, ensinar astronomia para crianças é uma tarefa muito divertida. Existem várias brincadeiras que entretêm e educam os pequenos, apresentando de forma leve um conhecimento que tem impacto direto na vida humana.

Quer algumas dicas de atividades para ensinar astronomia para crianças? Então, continue a leitura, pois separamos brincadeiras e jogos imperdíveis!

Por que ensinar astronomia para crianças?

Histórias sobre foguetes, espaço, lua e planetas geralmente atraem a atenção da criançada. Mas ensinar astronomia não é apenas uma questão de curiosidade — ou de contar sobre o quão incrível e desafiador é, para os humanos, explorar além das fronteiras do planeta Terra.

Essa é uma maneira de introduzir a lógica por traz da forma que acompanhamos os dias, as horas e os anos. É o que serve de ponto de partida para a compreensão de calendários, horários e também da previsão do tempo e das estações.

Astronomia também é um caminho para que uma criança sinta mais interesse por disciplinas como matemática, ciência e física. Afinal, é uma área do conhecimento fantástica que contribui para o desenvolvimento da criatividade infantil.

Como ensinar astronomia para crianças?

rihappy rihappybrinquedos image 138

Para os papais e cuidadores que reconhecem a importância de acompanhar ativamente o desenvolvimento dos filhos, separamos algumas brincadeiras para ensinar astronomia aos pequenos. E o melhor é que se trata de um ótimo assunto a ser explorado com a meninada, participando juntos e tendo um tempo de qualidade.

Mostre como criar o próprio foguete

Em casa, com alguns materiais simples e um pouco de disposição, é possível acompanhar as crianças na criação do seu próprio foguete. Vocês vão precisar de uma garrafa pet, fita adesiva, alguns pedaços de papel, uma caixa de papelão (para fazer a base), além de tinta e muita criatividade, mostrando a importância da arte no desenvolvimento infantil.

Monte o sistema solar para as crianças

Com bolinhas de isopor, uma cartolina, tinta colorida, cola e canetinha, é possível mostrar na prática como funciona um sistema solar. Na falta das esferas de isopor, vale apostar em outras técnicas (como papel enrolado) para mostrar a disposição dos planetas. Essa é uma atividade que sempre aparece nas tarefas da escola, até mesmo por ter uma importância significativa no processo da educação.

Faça uma luneta para observar as estrelas

Ao ensinar astronomia para crianças, observar o céu, a lua, o sol e as estrelas passa a fazer parte da rotina. Fazer uma luneta ajuda bastante nessa tarefa. Uma forma bastante simples é utilizar rolos de papel higiênico ou papel toalha com uma das aberturas cobertas por uma lente de aumento para mostrar objetos que estão distantes — e, de quebra, estimular a concentração.

Abuse dos jogos divertidos

O jogo Astronomia é uma daquelas atividades imperdíveis para quem quer explorar o sistema solar e aprender de maneira interativa como acontecem os movimentos celestiais. O brinquedo também permite aos cuidadores que ensinem estações do ano e sobre os planetas da galáxia de forma leve e simplificada. Esse é um dos brinquedos que ajudam no desenvolvimento infantil e que fazem muito sucesso com a garotada.

Enfim, são muitas as formas de ensinar astronomia para crianças, e incluir atividades com essa temática no dia a dia da família certamente vai gerar benefícios para a vida e o aprendizado dos pequenos.

Que tal a ideia de ensinar astronomia para crianças? Aproveite para escutar com os pequenos o podcast Histórias do Solzinho sobre Astronautas e Cosmonautas!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *