10 benefícios das atividades físicas para crianças!

6 MINUTOS DE LEITURA
1503
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
Crianças brincam de pular corda no parque

Praticar exercícios é uma excelente estratégia para quem deseja levar uma vida mais saudável. Nesse caminho, as atividades físicas para crianças têm os mesmos efeitos, contribuindo em diferentes aspectos para o desenvolvimento delas. 

Durante a infância, os pequenos têm tanta energia, disposição e resistência quanto um atleta. Por isso, estimular a prática de exercícios é uma boa ideia para garantir um crescimento e uma vida adulta mais saudáveis.

Pensando nisso, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de informações para você descobrir quais são os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes. Venha com a gente e confira as dez principais vantagens! 

1. Estimula hábitos saudáveis

Muitos dos nossos hábitos enquanto adultos foram criados na infância. Em razão disso, ao incentivar as atividades físicas para crianças, há mais chances de os pequenos levarem essa preferência para toda a vida. 

Além disso, esse incentivo é um bom gancho para outras atitudes saudáveis, como uma alimentação equilibrada. Afinal, você pode dizer à criança que, para ter energia, é preciso comer coisas saudáveis.

2. Desenvolve a coordenação motora

Correr, saltar, chutar, pular, arremessar, tudo isso são habilidades que fazem parte da coordenação motora grossa. Embora um indivíduo saudável faça esses movimentos, é importante desenvolvê-los plenamente, pois ajudam no dia a dia.

Ao praticar atividades físicas, as crianças executam tais movimentos repetidamente de forma natural. Isso favorece o desenvolvimento da coordenação motora como um todo, facilitando a execução de outras atividades. 

3. Melhora a cognição

A cognição é a capacidade de adquirir conhecimentos e deve ser estimulada ainda nos primeiros anos de vida. Ao praticar uma atividade física infantil, como jogar bola ou correr, a criança trabalha diversas habilidades: raciocinar, tomar decisões rápidas e fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o que favorece o desenvolvimento cognitivo. 

4. Diminui os riscos de obesidade infantil

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos apresentam quadro de obesidade. A obesidade é uma doença crônica que, associada a hábitos não saudáveis, traz diversos riscos à saúde, podendo causar até diabetes e colesterol alto. 

Ao estimular atividades físicas para crianças, é possível prevenir e tratar esse quadro. Além disso, incentivada desde nova, a criança pode levar esse hábito para vida adulta, sendo alguém mais ativo no futuro.

5. Fortalece músculos e ossos

A prática de exercícios durante a educação física na infância e também em meio às brincadeiras dentro ou fora da escola é importante para a mineralização dos ossos e o desenvolvimento muscular. 

Assim, uma criança que pratica regularmente exercícios consegue ter ossos e músculos mais fortes. Isso ajuda no equilíbrio, na resistência física e na prevenção de doenças relacionadas à densidade óssea, como a osteoporose.

benefícios das atividades físicas para as crianças

6. Contribui para a saúde mental

Exercitar-se frequentemente libera substâncias que dão sensação de prazer e bem-estar, conhecidos como hormônios da felicidade. Essa reação contribui para a saúde mental, podendo diminuir os sintomas de certos transtornos, como a ansiedade.

Aliás, de acordo com um estudo britânico publicado no The Lancet Journal of Psychiatry, comprovou-se que a prática de atividade física na infância é capaz de prevenir a depressão em crianças e adolescentes.

7. Auxilia na postura

Durante a execução de atividades físicas para crianças, os pequenos fortalecem os músculos abdominais. Esses músculos proporcionam mais sustentação à coluna e à pelve, melhorando a postura. 

Um abdome fortalecido evita que a coluna fique sobrecarregada. Dessa forma, os exercícios também auxiliam na saúde da coluna, o que favorece as ações do dia a dia. 

8. Aumenta a flexibilidade

A flexibilidade é uma capacidade física que ajuda o indivíduo a realizar movimentos com maior amplitude articular. Desde pequenos, temos essa habilidade, entretanto, ao não ser desenvolvida, ela se perde com o tempo.

Com as atividades físicas para crianças, como yoga ou dança, é possível estimulá-las. Dessa forma, o pequeno pode desenvolver uma maior consciência corporal, aumentar a autoestima e a saúde, além de prevenir lesões e praticar esportes com mais facilidade.

9. Promove socialização

A socialização é importante para a assimilação de padrões de comportamento, valores, desenvolvimento de sentimentos e atitudes para o bem coletivo. Por meio dela, a criança aprende a conviver em comunidade, respeitando regras, tendo empatia, dividindo e sabendo lidar com as possíveis frustrações.

Em atividades esportivas, jogos ou outros exercícios físicos para crianças, ela é trabalhada de um modo lúdico. Ou seja, o pequeno faz amizades e estende a própria experiência para além do convívio familiar.

10. Ajuda a lidar com as frustrações

Disputas, vitórias, derrotas e a persistência nas dificuldades são elementos presentes em atividades físicas para crianças, como esportes e jogos. Eles contribuem para o amadurecimento dos pequenos, já que ensinam a lidar com as frustrações.

Acompanhe o blog Modo Brincar!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe a importância da atividade física na infância? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e fique por dentro das novidades!

Se quiser, confira nosso catálogo digital também! Lá, você encontra diversos brinquedos e acessórios para estimular a prática de atividades físicas para crianças como bicicletas, bolas, cordas e mais! 

Fontes consultadas:

KANDOLA, Aaron et al. Depressive symptoms and objectively measured physical activity and sedentary behaviour throughout adolescence: a prospective cohort study. The Lancet Journal of Psychiatry, [s. l.], v. 7, ed. 3, p. 262-271, Março 2020. DOI https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30034-1. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215036620300341. Acesso em: 25 abr. 2022.

Ministério da Saúde (Brasil). Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Ministério da Saúde , [S. l.], p. 1, 3 jun. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/obesidade-infantil-afeta-3-1-milhoes-de-criancas-menores-de-10-anos-no-brasil. Acesso em: 25 abr. 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!