Confira 5 atividades para desenvolver a leitura na infância

5 MINUTOS DE LEITURA
17641
Imagem de um menino lendo um livro e fazendo cara de surpresa
Criança imagina um mundo de possibilidades ao ler um livro

Não é segredo nenhum que os livros são mágicos, certo? Por meio deles, conseguimos nos transportar para novos mundos e conhecer mais sobre os personagens e até sobre nós mesmos. Sendo assim, é importante estimular esse hábito por meio de atividades para desenvolver a leitura

Incentivar a criançada desde cedo a ter prazer em ler evita que esse hábito se torne algo arrastado ou difícil. Com brincadeiras e dinâmicas lúdicas, é possível atrair a atenção dos pequenos e garantir ótimos resultados. Confira 5 sugestões que o blog Modo Brincar separou para você!

1. Repetição e rima

Certamente, você se lembra de alguma rima que ouviu na sua infância, certo? Isso porque muitos livros contam com elas para dar ritmo ao texto, facilitando a compreensão por parte da criançada. Quando a obra conta com repetições, é melhor ainda, já que os pequenos passam a entender melhor sons, sílabas e frases, e identificar palavras similares.

Para fazer essa atividade educativa, escolha uma obra que contenha rimas ou frases repetidas. Lembre-se de fazer a leitura de maneira lenta, mas sem perder o ritmo. Conforme a história avançar, deixe que os pequenos completem as ideias e interajam com o texto. Trava-línguas também são ótimos para esse momento.

2. Monólogo dramatizado

O monólogo dramatizado é outra sugestão de atividades para desenvolver a leitura na alfabetização. Nessa brincadeira, a criançada vai interpretar uma cena ou história de algum livro. Dessa forma, os pequenos passam a imaginar os textos em movimento ao montar as cenas na cabeça e entender melhor os personagens.

Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, vocês podem apostar em fantasias e outros adereços para entrar no personagem. Além disso, lembre-se de deixar a imaginação dos pequenos livre para encenar a própria visão da história. Também vale abrir um espaço para conversar sobre a obra depois do teatro. 

GettyImages 1050420186 1 1 1024x683 1

3. Envio de cartão postal

Você se lembra da última carta ou cartão postal que recebeu? Com o avanço da tecnologia, eles passaram a chegar com menos frequência, mas existem atividades para desenvolver a leitura que podem trazê-los de volta. O mais legal dessa brincadeira educativa é ter várias maneiras de fazer isso.

Uma das maneiras mais divertidas é deixar que a criança escolha personagens que goste em livros e redija cartões como se estivesse no lugar deles. Você pode responder, como se fosse uma figura da obra. É interessante observar como os pequenos se colocam no lugar do outro e como se saíram na situação do personagem.

Outra maneira legal é incentivar os pequenos a escreverem entre si para contar mais sobre os livros que estão lendo. Eles podem dar um resumo da história, abrir uma discussão ou até recomendar obras parecidas para os amiguinhos. É quase como um clube do livro escrito!

4. Bingo de sílabas

Já pensou em turbinar o bingo e torná-lo uma das atividades para desenvolver a leitura? Nessa versão, o objetivo é aprender a identificar as sílabas e os sons delas. Por isso, devem ser feitas cartelas com elas. Lembre-se sempre de escolher algo adequado para a faixa etária da criança, combinado?

Decida se o jogo vai seguir uma única vogal — como “ba”, “ca”, “da” — ou variar e usar todas— como “ba”, “de”, “co” e assim por diante. Para começar, basta ir falando as sílabas e os pequenos vão marcar nas próprias tabelas. Quem completar primeiro, grita “bingo!” e vence a partida.

Você pode completar essa atividade para crianças com figuras. Dessa forma, os pequenos verão a imagem e terão que marcar a sílaba inicial correspondente na cartela. Depois, a brincadeira segue do mesmo jeito: quem completar primeiro, grita “bingo!” e ganha a rodada. Uma maneira simples e divertida de incentivar a leitura, não é mesmo?

5. Roda de leitura

A leitura não precisa ser feita de maneira individual. Com uma roda de leitura, esse hábito se torna ainda mais divertido. Nessa atividade, o objetivo é compartilhar histórias com a criançada. Ela pode ser feita semanalmente e seguir temas escolhidos pelo grupo.

Para isso, basta sentar com a criançada em um espaço confortável e conduzir a leitura. A ideia é que cada um leia um trecho da história até o final. Nossa dica é apostar em contos ou livros mais curtos, para ninguém se perder durante a leitura.

O melhor de tudo é que, além de estimular a leitura, a atividade vai facilitar a comunicação, o ritmo de fala e muito mais. Ao final, é legal começar uma conversa para analisar a história. Pergunte aos pequenos qual foi o personagem favorito deles, do que mais gostaram no texto e quais são as lições da narrativa.

Viu só? As atividades para desenvolver a leitura são divertidas e educativas. No blog Modo Brincar, você conhece tudo sobre o universo infantil, com dicas de brincadeiras e brinquedos. Por isso, confira nosso conteúdo sobre a leitura para bebês e todos os benefícios dela. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *