Quais são as principais atividades para desenvolver a leitura?

8 minutos para ler

“Era uma vez, uma criança que gostava muito de ler e que sabia se comunicar como ninguém por causa disso”. Parece fábula, mas não precisa ser. É possível escolher atividades para desenvolver a leitura e criar esse hábito na turminha. Dentro de um livro, há um universo a espera de ser explorado. Você deve se lembrar com carinho de um título que leu quando era pequeno, não é mesmo?

O bom é que incentivar a criançada a ter prazer em ler não precisa ser algo arrastado ou difícil. Com brincadeiras e dinâmicas lúdicas, é possível atrair a atenção deles e garantir ótimos resultados.

Para ajudar nessa etapa, separamos 5 atividades para desenvolver a leitura que podem ser colocadas em prática já. Venha mergulhar nesse universo!

Repetição e Rima

Quem com rima aprende, conhece a linguagem de um jeito diferente. Quem com repetição aprende, descobre que a leitura tem ritmo como a gente. Legal, não é? E bem verdadeiro, também!

A repetição é uma excelente forma de construir como a criança percebe sons, sílabas e frases. É assim que elas descobrem se as palavras têm inícios ou finais parecidos, por exemplo. Para a alfabetização, é uma verdadeira ação da fada madrinha do conhecimento.

O encanto das rimas dá vida a tudo isso e é mais fácil entender como tudo acontece em um livro de poesia. As palavras aparecem com sons próximos e a turminha repara que há ritmo na linguagem. Já quando o livro escolhido traz repetições, as crianças interagem com a história, pois elas tentam completar com aquilo que leram antes.

Para fazer essa atividade, conte com um título que tenha com rimas ou frases repetidas. Leia-as devagar, mas sem perder o ritmo para que a criança perceba essa característica da linguagem. Conforme a leitura fluir, deixe que ela complete as ideias e interaja com o texto. Se puder, acrescente alguns trava-línguas também para deixar o momento mais divertido.

Monólogo dramatizado

atividades para desenvolver a leitura: avó lendo para neta em jardim bonito.

“Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha”, cantava a menina de capuz vermelho. Você já deve conhecer a história, mas e se ela pudesse ser encenada pelas crianças? Com o monólogo dramatizado, isso é possível.

Essa é uma das principais atividades para desenvolver a leitura, porque é quase como brincar de teatro. Além de conhecer as palavras, a criança vai perceber e “imitar” as emoções — espere para ver até a hora do lobo mau.

Para o exercício, escolha uma cena para ser interpretada pela garotada. Para que a atividade seja ainda mais envolvente, pense em algo bem diferente do dia a dia da criança. Assim, há contato com outras realidades e, é claro, a imaginação voa longe.

Deixar que a turminha expresse como viu a cena também é válido, assim como conversar após cada um dar sua interpretação.

Com o monólogo dramatizado, a garotada passa a imaginar os textos em movimento ao montar as cenas em sua cabeça e enxergar os personagens. Bingo! A leitura se torna envolvente. No próximo exercício, que tal deixar que eles escolham a cena?

Envio de cartão postal

Qual foi a última carta que você recebeu? Com a chegada do e-mail, pouca coisa, além das contas, vem pelo correio. Mas e se fosse possível resgatar uma atividade de leitura que já ficou de lado por causa da tecnologia? O envio de cartão postal é uma ótima aposta!

Nesse exercício, dá para brincar de várias formas. Uma delas consiste em pegar uma história que a criança tenha lido dos livros infantis e pedir para que se imagine como um dos personagens, que escreverá para outro.

Que tal sugerir que a Branca de Neve envie um cartão postal da sua viagem para um dos sete anões? Ou que o Menino Maluquinho conte uma de suas peripécias para os amigos?

Inclusive, você pode responder como se fosse o personagem. É interessante observar como a molecada se coloca no lugar do outro e como se vê naquela situação. Há diversas formas de desenvolver essa atividade. Deixe a imaginação fluir e entre no faz de conta!

Powered by Rock Convert

Bingo de sílabas

Brincar de bingo promete muita diversão, mas, em vez dos “dois patinhos na lagoa”, é possível usar as letras. Nessa versão, o intuito é aprender a identificar as sílabas e os seus sons. Para jogar, devem ser feitas cartelas com sílabas.

Só tome cuidado para não escolher algo muito avançado para o nível de alfabetização, combinado? Confira se o esquema vai seguir uma única vogal — como Ba, Ca, Da — ou incluir as variadas — como Ba, De, Co e assim por diante.

Enquanto você fala as sílabas, a criançada marca em suas cartelas até que alguém complete todos os quadros. É hora de gritar “bingo!”. Essa é uma das mais interativas e divertidas atividades para desenvolver a leitura.

A brincadeira pode se estender com figuras. Basta escolher um tema e mostrar a imagem relacionada. Se for fruta, você apresenta a imagem de uma banana e a galerinha deve marcar a sílaba inicial correspondente na cartela.

Roda de leitura

Sabia que ler não precisa ser algo individual? Pois é, a roda de leitura existe para provar isso. Nessa atividade, a intenção é compartilhar histórias com a criançada. Ela pode ser feita semanalmente e seguir temas.

A ideia é se sentar com a turminha e conduzir a leitura. Cada um lê um pouquinho, até que a história esteja completa. Para não correr o risco de ninguém se perder, aposte em contos ou livros curtos.

O melhor de tudo é que, além de estimular a leitura, vai facilitar a comunicação, o ritmo de fala e muito mais. Ao final da roda, puxe uma conversa para que vocês analisem a história. Pergunte às crianças qual foi o seu personagem favorito e do que mais gostaram no texto.

Ah, não se esqueça de reforçar as lições aprendidas com a leitura. Assim, as crianças entendem que cada narrativa traz uma mensagem e que podemos aprender bastante com erros e acertos dos personagens.

Bônus: os benefícios da leitura

Agora que você já conheceu as principais atividades para desenvolver a leitura, é essencial desvendar quais são os benefícios que a prática de ler trazem para a molecada e até para o futuro deles!

Incentiva a criatividade

Ler é visitar outro lugar sem sair de onde você está. Por meio da leitura, as crianças podem se imaginar em situações além da realidade e conhecer muitas personalidades — mocinhos, vilões, seres encantados, bichinhos tímidos e muito mais. O hábito de ler incentiva a criatividade e faz com que a galerinha tenha facilidade de recriar o mundo dos livros em sua mente.

Trabalha a empatia

Ao ter contato com um livro, as crianças conhecem personagens com medos, inseguranças, sonhos, qualidades e defeitos. A empatia nasce quando a criançada se importa com esses personagens e passa a torcer e, até mesmo, se ver neles.

Aperfeiçoa a capacidade de escrita

Ler diversos estilos e formas de escrita faz com que a criança escreva melhor. Afinal, ela conhece mais palavras e começa a querer escrever tão bem assim.

Ela percebe que cada pessoa tem um jeito de escrever e forma o próprio estilo. Junte a isso ao aumento da criatividade e a galerinha terá uma capacidade maior de elaborar redações.

Fortalece a memória

As crianças que alimentam o hábito de leitura fortalecem a memória e melhoram o raciocínio. Isso acontece porque, ao longo desses momentos, o cérebro armazena informações sobre a história que serão usadas até a conclusão do texto.

Aumenta o vocabulário

Quer mais? Pois saiba que a leitura também aumenta o vocabulário — ponto muito importante para as crianças já que estão em fase de aprendizado. Com isso, elas ganham mais confiança e sabem se expressar melhor.

Melhora o sono

Crianças que leem ou que ouvem histórias contadas antes de dormir costumam ter uma qualidade de sono melhor. O estímulo da leitura as leva a um mundo de imaginação e relaxamento. Resultado? É mais fácil dormir e faz a felicidade dos adultos.

Ler traz inúmeros benefícios e amplia os horizontes das crianças. Por isso, investir em atividades para desenvolver a leitura é tão importante. Reúna a turminha e coloque esses exercícios em prática para aprender e se divertir.

Se quiser outras dicas sobre o universo infantil, assine nossa newsletter e receba os conteúdos em sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário