Banho em recém-nascido: veja dicas e informações

4 MINUTOS DE LEITURA
129
banho em recem nascido

O banho em recém-nascido é essencial para garantir a saúde e o bem-estar, além de deixá-lo cheiroso e confortável. Esse momento também é uma oportunidade para interagir e consolidar os laços afetivos com o bebê.

Apesar dessa prática ser importante, é comum que ela gere dúvidas sobre como dar banho em recém-nascido. Para ajudar, o blog Modo Brincar explica como deixar o bebê limpinho e cheiroso. Confira como realizar a higiene do seu bebê!

Por que é importante dar banho em recém-nascido?

Nos primeiros meses de vida, o bebê tem a pele bastante sensível e delicada. Isso a torna suscetível ao surgimento de manchas e bolhas, que podem causar irritações em várias partes do corpo.

Por esse motivo, é fundamental dar banho em recém-nascido. Ele elimina a sujeira da superfície do corpo, mantendo-o limpo e saudável. A higiene previne o surgimento de erupções e infecções, além de contribuir para o desenvolvimento da pele de forma saudável.

Ao dar banho no bebê, você também o ajuda a ter um sono mais tranquilo e confortável. Isso porque a prática é relaxante e facilita o amadurecimento do sistema nervoso da criança.

Quais itens são essenciais para o banho em recém-nascido?

Uma das dicas de como dar banho em um recém-nascido é atentar-se aos itens necessários para a higiene do bebê. O sabonete e o shampoo adequados são produtos básicos, assim como uma toalha macia.

Também é interessante separar pomada contra assadura, fralda e roupinha para vestir o bebê assim que ele sair da banheira. Devido à sensibilidade da pele do recém-nascido, é importante que a água esteja morna, em 37°C.

Como dar banho em recém-nascido?

Para dar banho em recém-nascido, é aconselhável deixá-lo sentado na banheira. Você pode passar o seu braço pelas costas dele e segurá-lo pelas axilas com uma das suas mãos. Assim que o bebê estiver apoiado, limpe o rosto, os braços, o tronco e as pernas dele com a sua mão livre.

Use pouco sabonete para não prejudicar a hidratação natural da pele. Depois, aplique shampoo para lavar o couro cabeludo. Conte com a ajuda de um algodão umedecido para limpar a área genital de forma delicada.

banho em recem nascido

Dicas para o banho

O banho deve ser positivo para o bebê recém-nascido. Então, vale adotar medidas para contribuir com a qualidade desse momento. A primeira dica é deixar portas e janelas fechadas para a corrente de ar não incomodar a criança.

Também é aconselhável conferir se a água está agradável para o bebê. Você pode usar um termômetro ou o próprio antebraço para verificar a temperatura.

Cuidados com o coto umbilical

Uma dúvida comum é como dar banho em recém-nascido com umbigo. O processo é igual ao descrito anteriormente. Após concluí-lo, retire o bebê da banheira com bastante cuidado, envolto em uma toalha macia e confortável.

Na hora de secá-lo, preste atenção às dobrinhas para evitar micoses e desconfortos na pele. Você pode utilizar uma haste flexível umedecida em álcool 70% ao redor do coto umbilical. Depois, aplique uma camada de pomada contra assadura no bumbum e vista uma roupinha confortável.

Quantos banhos dar em recém-nascido?

Você sabe quantos banhos pode dar em um recém-nascido? As sociedades europeia e americana de pediatria recomendam de três a quatro por semana.

No Brasil, muitos acreditam que o recém-nascido tem que tomar banho todos os dias por causa das condições climáticas, principalmente em regiões mais quentes.

Confira mais dicas sobre cuidados com bebê no blog Modo Brincar

Gostou deste conteúdo sobre banho em recém-nascido? Aproveite e confira outros cuidados com o bebê. No blog Modo Brincar, você encontra diversas dicas sobre maternidade e gravidez. Acompanhe!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *