Conheça os benefícios do riso para as crianças

4 minutos para ler

Uma das coisas que nos dão mais prazer é ver a gargalhada gostosa dos pequenos, não é verdade? Quando eles dão risada, seus rostos se iluminam e o nosso coração se enche de alegria. É praticamente impossível não rir junto. Pensando nisso, você sabe quais são os benefícios do riso para crianças?

Além da sensação maravilhosa que é sorrir e ver alguém sorrindo, esse momento traz vantagens tanto fisiológicas quanto mentais para a criançada. Neste post, contamos a importância, os benefícios e como fazer seu filho sorrir ainda mais. Vamos conferir?

A importância do sorriso para crianças

Você sabia que o sorriso é mais importante para o desenvolvimento infantil do que se pode imaginar? Além de ser uma forma de expressar emoções, como alegria e satisfação, o riso traz reações mentais e fisiológicas que atuam na sociabilidade, na redução do estresse e no aprendizado.

O riso nas crianças também ajuda a liberar as tensões, não só delas, mas de todos em volta, tornando sua família feliz. Dessa maneira, ele também coopera na criação de laços afetivos e no reforço de sentimentos positivos.

Os benefícios do riso para crianças

Como dissemos, o riso das crianças proporciona muitas vantagens, não apenas na questão emocional, mas na fisiológica e mental. A seguir, confira quais são os benefícios das gargalhadas nos pequenos.

Físicos

A risada exercita uma série de músculos faciais e abdominais, ajudando a fortificá-los, o que é importante para o desenvolvimento muscular. Além disso, ela é uma relaxante muscular e liberadora de tensões. Por esse motivo, rir fortalece o coração. Não para por aí! Sorrir solta substâncias que auxiliam no sistema imunológico e geram sensação de prazer e bem-estar.

Powered by Rock Convert

Emocionais

benefícios do riso para crianças

Para algumas pessoas, lidar com seus próprios sentimentos não é muito fácil. Saiba que, ao sorrir, os pequenos expressam suas emoções tornando mais tranquilo fazer isso até mesmo depois de adultos. Além do mais, rir é, praticamente, uma terapia antiestresse.

Cognitivos

A cognição é a função psicológica de assimilar novos conhecimentos. Ela é desenvolvida a partir de estímulos em diversas capacidades, como memória, atenção, criatividade, raciocínio etc. Sorrir pode ajudar nessa questão, pois melhora a oxigenação no cérebro, levando mais nutrientes para que o órgão funcione plenamente.

Como fazer as crianças sorrirem

Arrancar uma gargalhada sincera de uma criança não é uma missão difícil. Afinal, os pequenos têm o riso frouxo e sorriem por qualquer coisa. Entretanto, cada idade acha graça de uma brincadeira ou situação diferente. Enquanto as menores gargalham com a brincadeira do “cadê bebê? Achou!”, os maiores se divertem com piadas.

Por isso, é interessante observar o seu filho e entender o que ele mais gosta no momento, o que faz com que ele abra um belo sorriso e dê uma gargalhada. Vale estimular com brinquedos, fazer uma dança maluca, colocar um filme para a família, brincar de algo divertido, enfim, há diversas formas.

Viu como são muitos os benefícios do riso para crianças? Ele não apenas é uma maneira de expressar o contentamento e a felicidade, mas também ajuda no desenvolvimento infantil físico e mental. Sendo assim, sempre estimule o seu filho a sorrir!

Quer saber de todas as nossas novidades? Então assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão diretamente na sua caixa de entrada do e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário