Já pensou em montar um cantinho da leitura mais do que especial para a garotada? Ter uma biblioteca infantil em casa é uma ótima maneira de estimular desde de cedo o prazer pela leitura. Para isso, é importante que o espaço seja atrativo e também adequado para a realidade da criança.
Pensando nisso, vamos compartilhar 5 dicas de como criar uma decoração simples e prática para que o seu pequeno tenha o quanto antes um lugar todinho dele para mergulhar nas mais incríveis aventuras. Vamos lá?
Vantagens de ter uma biblioteca infantil em casa
A principal vantagem de montar uma biblioteca infantil na própria casa é, sem dúvida, o incentivo à leitura. Ao deixar que os livros fiquem à disposição da garotada, a interação com eles é maior, principalmente quando estão dispostos em um espaço criado especialmente para essa finalidade.
É importante lembrar de que os livros infantis são fontes de conhecimento e enriquecem a imaginação das crianças. Além disso, eles também ajudam a ampliar o vocabulário dos pequenos e contribuem para o processo de alfabetização. Esses são ou não ótimos motivos para ter um ambiente voltado para a leitura no próprio lar?
Outra vantagem da biblioteca em casa é que, ao pegar o livro para ler ou folhear, a criança passa menos tempo grudada nos aparelhos eletrônicos, como notebook, tablet, vídeo game e smartphone. Afinal, além de um tempo alto de exposição às telas ser prejudicial, é importante que a criatividade seja explorada de outras maneiras desde os primeiros anos de vida.
Ao entrar no universo dos livros, a criança imagina as cenas, aprende a interpretar os textos, se diverte e deixa que a imaginação role solta pelos vários universos das histórias que lê. Tudo isso é fundamental para a a educação intelectual, abrindo um campo de conhecimento que se expande cada vez mais conforme ela vai crescendo.
Se ainda acha pouco, entre os benefícios de uma biblioteca infantil está o contato mais próximo com os livros, que ajuda os pequenos a desenvolverem habilidades como memória, raciocínio e concentração. Além disso, auxilia no controle dos sentimentos e das emoções, contribuindo para diminuir problemas comportamentais, como a agressividade e a hiperatividade.
5 dicas para montar sua biblioteca infantil
No tópico anterior, abordamos os benefícios da leitura e as vantagens de ter uma biblioteca em casa. Na hora de montar esse espaço para o seu pequeno, é importante ter o cuidado de planejar o ambiente. Dessa forma, será possível atender às necessidades da criança, além de transformar o espaço em um cantinho todo especial para ela.
Quer saber como fazer isso? Então, confira a seguir 5 pontos interessantes que devem ser considerados para criar um ambiente de leitura para criança nenhuma botar defeito!
1. Mescle livros e brinquedos
A primeira dica para montar uma biblioteca no lar é fazer uma mistura de livros e brinquedos no mesmo espaço. Isso não só vai tornar o ambiente mais alegre, como vai deixá-lo mais convidativo para a criança. Afinal, é importante não esquecer de dar um toque lúdico para despertar o interesse dos pequenos leitores.
Coloque alguns brinquedos entre as prateleiras onde ficam os livros ou espalhe pelúcias junto às cadeiras e almofadas onde a criança vai se sentar para ler. Acrescentar fantoches também é uma boa ideia, especialmente se eles forem personagens das histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho ou o Saci.
2. Crie um espaço aconchegante
O cantinho da leitura deve ser um espaço aconchegante em que a criança se sinta à vontade para começar a desenvolver o maravilhoso hábito de ler. Para isso, não é necessário ter um cômodo exclusivo: basta reservar um local no próprio quarto do pequeno, por exemplo.
Você pode incluir tapetes, pufes e almofadas para o pequeno se esbaldar e ler nas mais variadas posições. Outra dica que também ajuda a deixar o ambiente ainda mais gostoso é acrescentar uma cabaninha onde a criança pode entrar no seu próprio mundinho na hora da leitura.
3. Aposte nas prateleiras e caixas organizadoras
O local onde os livros vão ficar é outro ponto fundamental na hora de montar um espaço para a biblioteca em casa. É importante que eles estejam posicionados em uma altura que a criança alcance. Assim, ela fica mais independente na hora de escolher a leitura, sem precisar da ajuda de um adulto.
Os livros podem ficar expostos em prateleiras nas paredes, dispostas em uma altura mais baixa. Outra ideia é apostar nas caixas organizadoras, que, além de darem ao ambiente um aspecto mais leve, são bastante práticas e ajudam a manter uma boa arrumação. Disponíveis em várias cores, também são fáceis de combinar com a decoração do ambiente.
4. Pense na decoração
Na hora cuidar da decoração da biblioteca, preste atenção para que os objetos presentes no cantinho da leitura estejam bem posicionados, mantendo o espaço acessível para o pequeno. Cole adesivos e ilustrações na parede, acrescente lousas para que ela desenhe os personagens e mesinhas para a criança pintar os livros de colorir.
Uma dica é investir nos personagens relacionados ao universo da leitura, como os super-heróis ou as princesas de contos de fadas. Também é interessante usar outros brinquedos que ela gosta para estimular a criança a associar a hora de ler àquilo que ela acha divertido, como bonecas e dinossauros.
5. Capriche na iluminação
Ter uma boa iluminação é fundamental para a leitura. Sendo assim, escolha um local na casa que tenha uma incidência de luz natural favorável. Se não for possível, coloque luminárias que combinem com o ambiente. Para garantir a segurança da criança, não se esqueça dos protetores de tomada.
Como vimos neste post, é possível montar uma biblioteca infantil usando a criatividade e o bom gosto. Não precisa ser nada grandioso ou fazer um investimento muito alto, pois basta separar um espaço especial para criar um ambiente agradável e convidativo para o pequeno leitor se divertir enquanto aprende.
Gostou das dicas e quer estimular o gosto pelos livros na garotada? Então, confira mais algumas dicas de atividades para desenvolver a leitura!