Conheça o projeto LEGO Braille Bricks e entenda a sua importância!

6 MINUTOS DE LEITURA
525
Braille bricks

Desenvolver uma sociedade mais inclusiva e justa é um desejo de todos nós, não é mesmo? Contudo, não há como pensar em algo assim se não começarmos pelo básico, que consiste em permitir acesso à educação de qualidade a todos, principalmente para pessoas com algum tipo de vulnerabilidade ou dificuldade física.

Para garantir que esse direito chegue a quem precisa, existem várias instituições governamentais e ONGs que trabalham incansavelmente em propostas inovadoras, como é o LEGO Braille Bricks. O projeto é direcionado para crianças cegas ou com baixo grau de visão, e tem como objetivo a alfabetização e a inclusão social.

Conheça mais sobre essa incrível iniciativa, qual a sua proposta e como você pode ajudar a torná-la uma realidade para todas as crianças brasileiras que precisam de um sistema de aprendizagem inclusivo!

O que é o sistema Braille?

Braille é o sistema de escrita e leitura usado por pessoas com deficiência visual. Foi aperfeiçoado pelo francês Louis Braille a partir de uma outra forma de comunicação de guerra, há pouco mais de 200 anos. O garoto ficou cego aos 5 anos e aos 15 já tinha aprimorado o sistema de escrita, que hoje é mundialmente conhecido.

O responsável pela disseminação da técnica no Brasil foi José Álvares de Azevedo, que teve oportunidade de frequentar e aprender Braille na mesma escola que Louis. Entusiasta do método, conseguiu o apoio de D. Pedro II, que fundou o Imperial Instituto de Meninos Cegos, e que hoje tornou-se o Instituto Benjamin Constant (IBC), na cidade do Rio de Janeiro.

O que é o projeto LEGO Braille Bricks?

O programa é fruto de uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill e a Fundação LEGO, com o objetivo de ampliar e promover o ensino do Braille de uma maneira mais lúdica e criativa. O sistema facilita a alfabetização de crianças que tenham algum tipo de deficiência visual com idade entre 4 a 10 anos.

O projeto é composto por uma metodologia de ensino própria e um kit de ferramentas educacionais, associadas ao produto LEGO Braille Bricks. Dessa forma, é possível incentivar e facilitar a formação de educadores, para que todos os recursos sejam bem aproveitados. O material também foi desenvolvido em outros 20 países, em parcerias com instituições locais, como França, Estados Unidos, Alemanha, Noruega etc.

Apesar do cunho lúdico, o kit não poderá ser comercializado. A distribuição é gratuita e será feita por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de educação e as entidades especializadas no atendimento às crianças com deficiência visual. São mais de 2000 escolas brasileiras beneficiadas. A Fundação Dorina é a responsável pela indicação dos municípios que serão contemplados com as doações.

Vamos torcer para que, no futuro, mais empresas se inspirem no projeto e desenvolvam brinquedos com essa temática e que sejam produzidos em grande escala. Dessa forma, quem sabe, eles possam se tornar uma opção de presente para crianças com deficiência visual.

Como funciona o sistema?

Os pinos dos blocos de montar são produzidos com a mesma quantidade de pontos em relevo que representam as letras e números do alfabeto Braille. Apesar disso, eles ainda são totalmente compatíveis com os outros brinquedos do sistema LEGO, pois as peças são produzidas no mesmo tamanho e formato.

A fim de garantir a inclusão e a interação de pessoas sem deficiência visual com as crianças, as peças contam com a impressão de letras ou caracteres. É dessa forma que os familiares e pessoas próximas a ela também podem participar do processo educativo.

Seguindo o mesmo princípio dos brinquedos para crianças com deficiência, o kit tem um apelo lúdico e uma abordagem divertida, o que ajuda a promover o interesse dos pequenos em aprender o Sistema Braille. Com o rápido avanço da tecnologia e o fácil acesso a audiolivros e recursos que permitem ao deficiente visual ouvir o que está escrito em uma tela, a difusão do método tem diminuído entre as novas gerações.

Além de ensinar a criança a ler, o método incentiva o desenvolvimento de uma grande variedade de habilidades fundamentais para que ela tenha independência e maiores oportunidades no futuro. É importante lembrar que o tratamento precoce, em caso de perda visual, aliado a um programa de ensino adequado, também ajuda a promover melhores níveis educacionais.

Como é a formação de profissionais?

O curso de Formação de Educadores para o uso do LEGO Braille Bricks tem uma carga total de 100 horas online, com o objetivo de formar profissionais capacitados a ensinar o sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva. O estudo ocorre em um ambiente virtual de aprendizagem em que são ensinados recursos para alfabetização de crianças cegas e com baixo grau de visão.

Além do conteúdo teórico, são compartilhadas ideias e experiências da equipe de formação, bem como dos educadores que fazem parte do curso. Essa dinâmica permite desenvolver e ampliar as estratégias pedagógicas de educação inclusiva, focada na deficiência visual, partindo do conhecimento de vários profissionais.

Como fazer uma doação ao projeto?

Apesar de contar com o apoio e incentivo de entidades filantrópicas particulares e governamentais, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a iniciativa ainda precisa de recursos para expandir a produção e a distribuição dos kits de forma gratuita. O projeto não tem fins lucrativos e por isso depende da ajuda de todas as partes envolvidas e de quem puder contribuir.

Por isso, a sua divulgação é de extrema importância. Quanto maior o volume arrecadado, mais crianças poderão ter acesso a essa ferramenta de ensino e a um futuro promissor. As doações podem ser mensais ou únicas e você escolhe o valor que mais se encaixa no seu orçamento.

Todos nós, que desejamos uma sociedade mais justa e inclusiva, temos a oportunidade — e uma certa obrigação — de contribuir para a sua construção, nem que seja com apenas um bloquinho, concorda? Para ajudar o LEGO Braille Bricks é muito simples, basta acessar a página da fundação e escolher a melhor opção para você.

Quer conhecer mais sobre o projeto e dar a sua contribuição? Clique aqui e faça parte dessa ideia inspiradora!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...