Brincadeira de inverno: 8 opções para se divertir dentro de casa

crianças em cabaninha fazendo brincadeira de inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, procurar por algumas opções de brincadeira de inverno é uma excelente estratégia para manter a criançada distraída dentro de casa. Afinal, com as baixas temperaturas, é mais difícil encontrar bons lugares para brincar.

Pensando nisso, o time do blog Modo de Brincar preparou este artigo com oito opções incríveis de brincadeiras para dias frios. Confira agora mesmo e selecione suas favoritas para se divertir ao lado de toda a família!

1. Cabaninha

Que tal aproveitar o clima frio para fazer uma cabaninha aconchegante pela casa? Você pode escolher o cômodo mais confortável, separar duas cadeiras, colocar uma em cada ponta, adicionar um colchão no meio e um grande lençol sobre elas. Pronto, está feita a sua cabana! 

Para deixar a brincadeira de inverno mais divertida, peça para a criançada escolher um livro e crie um momento de leitura dentro do espaço. Assim, além de aproveitar, você auxilia no desenvolvimento dos pequenos. 

2. Ensaio fotográfico

Se a ideia é se divertir e curtir o tempo junto, um ensaio fotográfico dentro de casa também é uma excelente alternativa para os dias de inverno. Peça ajuda para as crianças e monte os mais diversos cenários para as fotos.

Nesse meio tempo, separe alguns looks e prepare o celular para registrar as poses dos modelos. Se quiser incrementar, selecione alguns acessórios chamativos, fantasias e deixe a criançada soltar a imaginação.

3. Colorir

Colorir também é uma boa opção de brincadeira de inverno para entreter as crianças. Além de ser prático, o passatempo pode levar horas e estimula o desenvolvimento infantil, contribuindo para o relaxamento, a concentração, a autoestima e a coordenação motora.

Se quiser, você pode aproveitar as atividades do Modo de Brincar e imprimir desenhos com os personagens favoritos dos pequenos na sessão “Boom de Cores”. Entre as figuras, há páginas de super-heróis da DC Comics, Trolls, Looney Tunes e mais.

4. Cinema em casa

Nada combina mais com o frio que uma boa sessão de cinema em casa, não é? Além de superdivertida, é uma opção muito fácil de fazer. Primeiro, prepare o ambiente, deixe as luzes apagadas e feche as janelas. 

Depois, é só pegar cobertores para esquentar, separar a pipoca, os chocolates e as bebidas para curtir o momento em família. Na hora de escolher o filme, você pode fazer uma votação. Os filmes Divertida-Mente (2015) e Encanto (2021) são excelentes opções para a criançada.

crianças correndo em casa para representar uma brincadeira de inverno

5. Telefone sem fio

Quem procura por uma brincadeira de inverno para unir toda a família pode se divertir com o tradicional telefone sem fio. Na hora de brincar, todos os participantes devem ficar em círculo, o primeiro da roda precisa criar uma mensagem e, então, passar para o próximo à esquerda.

A mensagem vai passando adiante e cada um deve dizer o que entendeu até chegar ao último do círculo, que deve falá-la em voz alta para todos O desafio é descobrir se a mensagem continuou a mesma do começo e, se não, quais jogadores se perderam no caminho. 

6. Cara A Cara

Para famílias que gostam de jogos de tabuleiro, o jogo Cara A Cara é uma boa alternativa entre as brincadeiras de inverno. Indicado para crianças a partir dos seis anos, o passatempo estimula a percepção visual, a memória e o raciocínio lógico. 

Para jogar, é necessária a presença de dois jogadores. Eles devem montar os tabuleiros com as cartas levantadas e viradas para si. Após isso, cada um deve escolher uma carta, sem que o adversário a veja, e colocá-la na fenda do tabuleiro. 

Os personagens das cartas escolhidas são aqueles que os participantes devem descobrir. Para isso, é preciso que cada um deles faça algumas perguntas durante as rodadas, como: “usa chapéu?”ou “tem cabelo?”. Ganha quem descobrir primeiro. 

7. Uno

Ainda falando sobre jogos, outra boa opção para se divertir durante o inverno é o Uno. Indicado para crianças a partir de sete anos, o passatempo é megadivertido, pode reunir de dois a dez jogadores por partida e ainda desenvolve diferentes habilidades como: interação social, capacidade de associação e pensamento estratégico.

No início da brincadeira, cada participante deve ter sete cartas em mãos. O objetivo do jogo é se livrar o mais rapidamente possível delas e ganhar pontos por aquelas que sobrarem nas mãos dos adversários. 

8. Mímica

Outra excelente brincadeira de inverno para fazer em casa é jogar mímica. A atividade é indicada para crianças a partir dos cinco anos e, além de entreter, ajuda a diminuir a timidez, alivia o estresse e estimula a criatividade. 

Na hora de brincar, é necessária a participação de, no mínimo, quatro jogadores, divididos em dois times. A cada rodada, um jogador de cada equipe deve falar uma palavra para uma pessoa do grupo adversário, que deve tomá-la como uma instrução e ir à frente do próprio time representá-la. 

Quem faz a mímica tem cerca de três minutos para fazer os gestos até que a própria equipe acertar. Se ninguém descobrir do que se trata, o time que escolheu a palavra garante um ponto. Ganha a brincadeira o time que fizer mais pontos.  

Acompanhe o blog Modo de Brincar!

Gostou do conteúdo e já sabe qual brincadeira de inverno escolher para se divertir ao lado de toda a família? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelos posts do blog Modo Brincar e garanta as melhores dicas!

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família