Brincadeiras ao ar livre: 4 ideias para entreter as crianças no verão

3 minutos para ler

As férias de verão são uma oportunidade incrível de se aproximar das crianças e passar bons momentos ao lado delas. Afinal, é mais tempo disponível para aproveitar e se divertir. Pensando nisso, que tal fazer brincadeiras ao ar livre?

Ficar o dia inteiro em casa pode ser entediante e fazer com que os pequenos aprontem travessuras. Sendo assim, nada melhor que saírem para o quintal ou um parque e brincarem juntos. Futebol, pega-pega e pique-esconde são apenas algumas atividades que podem ser feitas. A seguir, trouxemos outras sugestões para variar. Vamos lá?

1. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é um jogo muito interessante, que trabalha habilidades dos pequenos, como o raciocínio lógico e a memória. Além do mais, é uma brincadeira em que os adultos podem participar auxiliando a criançada a encontrar o prêmio — e, é claro,organizando toda a diversão. Escolha um brinde bem bacana, use toda a sua criatividade para elaborar as pistas e aproveite junto!

2. Siga o mestre

brincadeiras ao ar livre

Já conhece esse jogo? É uma atividade que, além de divertida, auxilia no aprendizado e no raciocínio rápido das crianças. Ela é bem simples e não precisa de nenhum material. O primeiro mestre é escolhido e deve dar ordens para os outros começando com a seguinte frase: “o mestre mandou”.

A partir daí, todos os participantes devem fazer o que ele disse. Quem não fizer é desclassificado. Há também outra maneira de sair da brincadeira: quando o participante não começa a frase com “o mestre mandou”. Se alguém fizer o que ele pedir nessa situação também está fora do jogo. É como se fosse uma pegadinha.

3. Bolhas de sabão

As bolhas de sabão são encantadoras. Não há quem não adore essa brincadeira! Embora a gente possa fazer a fórmula em casa e usar canudinhos para soprar as bolinhas, não é a mesma coisa que os brinquedos próprios, concorda?

Além disso, os brinquedos para bolhas de sabão são mais seguros para a pele sensível da criança. Aproveite os dias ensolarados, chame a turminha para o quintal e organize uma competição de quem enche a maior bolinha ou quem consegue fazer o maior número delas.

4. Bexiga d’água

Criança adora brincar com água, não é verdade? Então, uma boa ideia é aproveitar o calorão e fazer uma atividade bem “refrescante”. As bexigas com água sempre fazem muito sucesso. Para isso, basta encher os balões (aqueles de festinha de aniversário mesmo) com água e começar o jogo.

Dá para brincar de batata quente, passando a bexiga de mão em mão e quando ela estourar, quem estava segurando é eliminado. Outra opção é a guerrinha. Faça dois times, quem for acertado está desclassificado. Ganha o grupo que tiver o último “sobrevivente”.

As brincadeiras ao ar livre são ótimas para tirar a criançada de dentro de casa ou da frente aos aparelhos eletrônicos. Correr, pular, dançar e se sentir livre faz parte da infância e tudo isso deve ser incentivado. Além do mais, é mais uma chance de criar memórias afetivas com os pequenos.

Quer saber das nossas novidades em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e receba o informativo diretamente na sua caixa de e-mail. Assim, você fica por dentro de tudo o que acontece na Ri Happy!

Posts relacionados

Um comentário em “Brincadeiras ao ar livre: 4 ideias para entreter as crianças no verão

Deixe um comentário