Conheça 8 brincadeiras com água para se divertir em família

Imagem de uma mulher e uma criança mexendo numa horta
Mãe e filha cuidam de horta no quintal

As brincadeiras com água são ótimas maneiras de se divertir nos dias mais quentes. Elas são ainda uma alternativa para aliviar o calor e envolver a família toda. Pensando nisso, reunimos oito sugestões de como brincar para driblar o calorão. Continue a leitura e confira!

1. Guerra de bexiga com água

Essa é uma das brincadeiras com água mais clássicas que, com certeza, os adultos vão se lembrar de ter aproveitado na infância. Se você esqueceu como se brinca, é bem fácil: é necessário ter várias bexigas. Quanto mais houver, mais longa a atividade será.

Para brincar com água desse jeito, vá para a parte externa da casa. Além disso, os participantes precisam vestir roupas de banho, afinal todos vão se molhar. A dica é separar equipes e fazer como se fosse um jogo de queimada.

Se quiser dar um incrementada nessa opção de brincadeiras com água, você pode mudar as regras. Nesse novo jeito, só um competidor fica com as bexigas cheias e tenta acertá-las nos demais. O primeiro a ser atingido vira o atirador, e essa dinâmica continua.

2. Escavação no gelo

Uma das brincadeiras mais criativas é a escavação no gelo. Para montá-la, pegue uma vasilha com água e coloque diversos brinquedinhos dentro, como carrinhos e bonecos em miniatura. Depois, deixe congelar por mais ou menos 24 horas. É importante escolher brinquedos que não possam ser danificados pela água.

Na hora de brincar no quintal, dê algumas pazinhas ou colheres para a criançada tentar tirar os brinquedos do gelo. Eles vão adorar! Dependendo da idade da garotada, é interessante fazer uma competição saudável de quem consegue pegar mais brinquedinhos.

3. Bolhas de sabão

Assim como a “guerra” de bexiga com água, as bolhas de sabão são  clássicos para aliviar o calor. Hoje, existem brinquedos já prontos com vários tamanhos, até mesmo gigantes. Eles contam com uma mistura que garante que as bolhas durem bastante durante a brincadeira.

Essa é uma das brincadeiras com água que dá para improvisar em casa também. Caso a mistura acabe, você pode juntar sabão e água para continuar a atividade. É interessante também fazer uma competição com o tamanho das bolhas e ainda ensinar a criançada sobre a paciência na hora de assoprá-las.

Imagem de uma mulher e uma criança fazendo bolhas de sabão

4. Espreme esponja

Outro exemplo da nossa lista de brincadeiras com água é o espreme esponja. É uma atividade que molha bastante, então é essencial praticá-la em um quintal ou uma área onde possa haver água. Você vai precisar de esponjas e bacias para cada um dos participantes, além de um balde.

A brincadeira funciona assim: o balde é colocado a uma certa distância das bacias de cada competidor. O participante precisa encharcar a esponja com a água do balde e espremê-la na bacia. O vencedor será aquele que encher a bacia no tempo determinado.

5. Pintura com água

Sabia que pintura estimula a criatividade, a concentração e a coordenação motora da criançada? Por isso, a pintura com água é uma ótima maneira de aliviar o calor. Vocês só precisam de um papelão, uma cartolina ou um papel pardo, um pincel e um pote com água. Além de não fazer sujeira, o material pode ser reutilizado inúmeras vezes.

Você pode definir uma temática para a pintura, como animais ou flores. Depois de prontas, basta deixar o papel alguns minutinhos no sol para a pintura se apagar e recomeçar a brincadeira. 

6. Chuveirinho de garrafa PET

Que tal apostar em uma brincadeira que é um experimento científico e uma atividade divertida ao mesmo tempo? O chuveirinho de garrafa PET é uma ótima oportunidade para ensinar física aos pequenos de uma maneira lúdica e superespecial. Confira o passo a passo:

  • encha uma bacia com água;
  • fure o fundo de uma garrafa PET com pregos;
  • tampe a garrafa e coloque-a dentro da bacia com água;
  • veja que, mesmo imersa no líquido e furada, a garrafa não permite que a água entre;
  • depois, destampe a garrafa ― observe que a água começa a entrar;
  • ao encher a garrafa, destampe-a novamente e retire-a da água, sem apertar ― será possível ver que não sai água pelos furos;
  • retire a tampa da garrafa para a água começar a cair. Se tampar, a água não cairá novamente, de maneira semelhante a abrir e fechar um chuveiro.

Além da brincadeira, é importante explicar o experimento para a criançada. É bem simples: com a garrafa está tampada, o ar dentro dela ocupa o espaço e não deixa a água entrar. Ao abrir, a água expulsa o ar e penetra pelos furinhos.

Já quando a garrafa tampada é retirada da bacia com água dentro, o ar faz pressão por fora da garrafa, impedindo que a água escorra. Com a garrafa aberta, o ar entra e empurra a água para fora. Muito legal, não é mesmo?

7. Cuidados com o jardim

Ensinar os pequenos a cuidar de um jardim é uma atividade para estimular o contato com a natureza que gera diversos benefícios para a criançada. Além de relaxante, isso pode ajudar a aliviar o calor, porque ficar em meio às plantas traz uma sensação de frescor.

Vocês podem fazer hortinhas em vasos, retirar as folhinhas murchas e contemplar a beleza das flores e das folhagens. O mais legal é que é uma oportunidade de ensinar ecologia e preservação do meio ambiente. Assim, os pequenos crescem entendendo a importância de ter contato com a natureza.

8. Tinta de gelo

Uma das brincadeiras com água para educação infantil é a tinta de gelo. A experiência sensorial é incrível e ainda permite se refrescar no calor. Para brincar, basta misturar água, corante alimentício e um pouco de farinha de trigo.

Depois, é só colocar a mistura em forminhas e deixar congelar. A nossa dica é usar formas com formatos divertidos como corações, animais ou personagens da cultura pop. Com o gelo pronto, espalhe papéis e cartolinas no chão do quintal ou onde possa fazer sujeira e limpar facilmente. 

Então, é só se divertir e exercitar a criatividade! Contudo, lembre-se de vestir os pequenos (e você também ― afinal que mal há em participar também, certo?) com roupas que possam ser manchadas. 

Viu só? As brincadeiras com água são divertidas e vão criar memórias inesquecíveis para a criançada. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo com atividades legais para fazer em família.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

duas beyblade dentro de arena disputando qual é a beyblade mais forte do mundo
0

Descubra qual é o beyblade mais forte do mundo!

Se for um grande fã de animes ou mangás e curtir jogos relacionados aos desenhos, com certeza, você já se perguntou qual é o beyblade...
crianças ao ar livre brincando de pular amarelinha
0

Pular amarelinha: como brincar e os benefícios da prática!

Pular amarelinha é um passatempo que já acompanha gerações e sempre garante muita diversão para a criançada. Aparentemente simples, a brincadeira oferece inúmeros benefícios para...
Imagem de uma criança andando numa motoca
0

Motoca para bebê: dicas para escolher a melhor opção!

Você já ouviu falar de motoca para bebê? Funcional, além de ser um brinquedo megadivertido, ela pode auxiliar na locomoção durante os passeios e contribuir...
Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

Algumas crianças costumam ser mais quietinhas e tendem a se fechar para o desconhecido. Normalmente, essas atitudes estão relacionadas à timidez na infância e costumam...
brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...