Confira brincadeiras com desenho para divertir a garotada

5 MINUTOS DE LEITURA
101
Imagem de crianças desenhando

Em meio a tantos recursos eletrônicos, muitas vezes, as atividades manuais são esquecidas, mas não deixam de ser interessantes. Um exemplo são as brincadeiras com desenho, que trazem diversos benefícios, além de garantir muita diversão.

Este artigo do blog Modo Brincar reúne algumas brincadeiras infantis com desenho fáceis de elaborar, que podem entreter crianças de todas as idades. Saiba quais são!

Importância da arte para o desenvolvimento infantil

O desenho é mais que uma atividade recreativa. Assim como outras expressões artísticas, ele desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil porque estimula a cognição, a coordenação motora, a criatividade e a paciência.

Investir em brincadeiras com desenho é uma forma lúdica de aprimorar essas habilidades, que trazem incontáveis ganhos intelectuais, sociais e emocionais. Outra vantagem é a simplicidade na execução. Bastam papel, caneta e lápis para deixar a imaginação fluir.

Ainda que o passatempo seja cativante, é possível deixá-lo mais atraente para as crianças. Uma boa dica é combinar o trabalho manual com jogos e competições animadas. A seguir, confira algumas sugestões.

Imagem e Ação

Sucesso entre crianças, adolescentes e adultos, o jogo Imagem e Ação transforma cada participante em um desenhista. O objetivo da brincadeira é transmitir à equipe uma palavra ou uma expressão, utilizando apenas lápis e papel.

O jogador da vez pode esboçar o que quiser, sem falar, nem escrever. Os outros competidores devem adivinhar qual é o termo, que pode ser inspirado em categorias como animais, verbos, esportes e livros. Essa brincadeira de desenhar interativa é perfeita para a família ou os amigos.

Pictionary

Pictionary é um jogo ideal para grupos de três ou mais pessoas. Ele traz um tabuleiro, cartões com categorias e uma ampulheta. Durante as partidas, os jogadores revezam-se desenhando palavras relacionadas a um tema específico, enquanto tentam adivinhar o que está sendo representado.

Essa é uma das brincadeiras com desenho dinâmicas, criativas e emocionantes. É uma ótima maneira de exercitar a imaginação, além de promover a interação entre os participantes.

Telestrations

Esse é mais um intuitivo e envolvente jogo de desenhar para crianças. Telestrations é a clássica brincadeira de telefone sem fio, transformada em um jogo de tabuleiro.

Cada participante recebe materiais de desenho, incluindo caderno, caneta e cartão com palavras. Todos devem desenhar uma palavra secreta. Em seguida, o livro com a arte é passado para o jogador ao lado, que deve interpretar o que está vendo e fazer uma nova ilustração.

Imagem de lápis e canetas espalhados numa mesa

Desenho às cegas

A técnica de desenho às cegas é utilizada para criar expressões gráficas intuitivas. No universo infantil, a atividade pode transformar-se em uma maneira superdivertida de brincar de desenhar e pintar.

Existem várias formas de elaborar a brincadeira. Você pode pedir que os pequenos desenhem uma palavra sem olhar o papel, por exemplo. Outra estratégia é incentivá-los a olhar ao redor, escolher uma imagem e criar uma ilustração.

Complete o desenho

Essa é uma das brincadeiras com desenho mais fáceis de fazer, ideal para crianças com menos de quatro anos. Para começar, um participante deve riscar uma forma ou um traço no papel. Em seguida, deve entregá-lo a outra pessoa, que deve continuar a ilustração.

O desenho deve ser devolvido para quem o iniciou, repetindo o ciclo até ser finalizado. Essa é uma ótima atividade para entreter toda a família, estimulando a criatividade e a imaginação.

Desenho sem tirar o lápis

Outra brincadeira de criança com desenho superdivertida é a ilustração sem tirar o lápis do papel. A ideia é permitir a expressão livre, criando qualquer imagem que vier à mente, sem se preocupar com a perfeição do traço.

Se preferir, sorteie palavras ou escolha um tema para cada rodada, como animais, brinquedos e doces. O desafio é encontrar soluções criativas para completar o desenho e exercitar a capacidade de raciocínio.

Ligando os pontos

A brincadeira de ligar os pontos é excelente para exercitar a imaginação, a memória e a capacidade de interpretação. Você pode adquirir um exemplar pronto ou criar as ilustrações.

O propósito da brincadeira é ligar os pontos seguindo os números indicados até formar um desenho. Essa é uma boa alternativa para estimular a curiosidade e a coordenação motora.

Desenvolva o talento artístico da garotada com a ajuda da Ri Happy!

Já escolheu suas brincadeiras com desenho preferidas? A Ri Happy ajuda você a colocar tudo em prática a partir de uma seção completa de produtos para artes. Acesse o site para adquirir os melhores kits de pintura, massas de modelar, materiais de desenho e outros brinquedos educativos.

Já conhece o programa de fidelidade Happy Mais? Ele dá acesso a benefícios exclusivos. Basta preencher um rápido cadastro para ganhar ofertas, parcelamentos e prazos diferenciados de entrega. Aproveite!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *