8 brincadeiras de Carnaval para entreter os pequenos

6 minutos para ler

Um dos feriados mais esperados pelos pequenos — tirando o Dia das Crianças, claro! —, é o da folia de Momo. Afinal, são quatro dias para brincar e se divertir de montão! Fantasias, confete, máscara e serpentina fazem parte do agito. Pensando nisso, você já sabe quais brincadeiras de Carnaval fazer com a turminha?

Com crianças em casa, você já sabe: descanso não é opção. O que elas mais querem é bagunça e diversão. Então, que tal aproveitar esse tempo para entrar na farra e passar bons momentos juntos? Não ir para a rua não é impedimento para pular Carnaval. A seguir, confira 8 brincadeiras incríveis para fazer com a criançada e registrar mais esse acontecimento. Vamos lá?

1. Soltem a voz com marchinhas de Carnaval

Embora as marchinhas tenham origem na década de 20 do século passado, elas ainda fazem muito sucesso até hoje. Elas são músicas bem animadas e fáceis de aprender, ideais para soltar a voz com os pequenos. Faça uma seleção dessas canções e ensine para a garotada.

Se você tiver um aparelho de dvd e uma smart tv é melhor ainda. Hoje em dia, os equipamentos conectados à internet podem buscar as músicas diretamente em sites de vídeos, como o YouTube. Aí, é só instalar o microfone e cantar para valer. Vai ser uma festa esse karaokê de carnaval!

2. Façam uma oficina de máscaras

As máscaras são a sensação do Carnaval. Quer ícone maior desse feriado do que o acessório? Em vez de comprá-las prontas, é interessante e superdivertido confeccioná-las com a turminha Pegue um molde na internet e recorte as máscaras em cartolina ou EVA.

A partir daí, deixe à disposição dos pequenos: cola com glitter, paetês, plumas, aviamentos, tintas e qualquer outro material que sirva para decorar as máscaras. Lembrando de não utilizar nada que não seja adequado para a idade dos pequenos e ficar olho para que eles não coloquem os materiais na boca, certo?

3. Montem um ateliê de fantasias

Uma das grandes diversões do Carnaval para as crianças é a fantasia. É nessa festa que eles aproveitam para ser quem mais quiserem. Desde princesas a astronautas e super-heróis, todo e qualquer personagem é muito bem-vindo pela turminha.

Além das lindas fantasias disponíveis no mercado e que fazem as crianças ficarem alvoroçadas, dá também para improvisar alguns trajes. Com um pedaço de tecido e uma fita, dá para fazer a capa do super-herói. Com um tapa-olho e uma bandana na cabeça, nasce um pirata. Deixem a imaginação tomar conta e vejam o quão divertido pode ser montar fantasias de carnaval.

4. Façam instrumentos musicais

As escolas de samba são uma das maiores atrações do Carnaval. A bateria é que dá o tom da música e faz todo mundo dançar. Sendo assim, uma brincadeira bem divertida é fazer instrumentos musicais e cair no samba. Latas de leite em pó cobertas com bexiga viram tambores incríveis. Uma garrafa com grãos de arroz ou feijão se torna um chocalho.

Na internet, você encontra muitos vídeos com o passo a passo para transformar sucata em instrumentos. Temos certeza de que vocês montarão uma bateria nota 10! Aproveitem para escolher um nome bem legal para essa escola de samba tão animada.

5. Pintem os rostos

Qual criança não adora uma bela pintura no rosto? Essa brincadeira antiga ainda faz muito sucesso entre a turminha. O mais legal é que dá para fazer com poucos recursos: basta ter a tinta adequada para pintura facial e muita criatividade!

Escolham diversos desenhos, como borboletas, estrelas, bolas de futebol, entre outros, e façam uma sessão de pintura facial. Os glitters apropriados para a pele do rosto infantil também são uma ótima opção para deixar a maquiagem ainda mais bonita e carnavalesca.

6. Curtam um bailinho de Carnaval

brincadeiras de carnaval

Não precisa ir para a rua ou para o clube para curtir um baile de Carnaval. A matinê pode ser feita em casa mesmo e com muita diversão. Reúnam todas as dicas que demos até agora para tornar essa festa ainda mais divertida.

Afinal, vocês já sabem as marchinhas, têm instrumentos musicais, estão com fantasias, máscaras e rostos pintados. Ou seja, todo mundo pronto para a folia! Para aumentar a alegria, chame os amiguinhos. Converse com as mães dos colegas do prédio, da escola ou da pracinha e, juntos, preparem o bailinho para a turma!

Além das fantasias, músicas e brincadeiras de Carnaval, que não podem faltar, é importante lembrar do lanchinho para repor as energias dos pequenos. Frutas, biscoitos integrais, sucos naturais e sanduíches naturais fazem parte de um cardápio gostoso, nutritivo e saudável.

7. Façam um desfile de fantasias

Nesse baile, vocês podem aproveitar para fazer um concurso de fantasias. Montem uma passarela colocando um tapete ou tecido no chão. Cada criança deve desfilar para mostrar o seu traje. Ao final, poderá ser distribuído um brinde para todos!

Esse prêmio pode ser algo bem gostoso para comer ou uma lembrancinha, como bolinhas de sabão ou slime. Além de curtirem para valer, os pequenos também aprenderão que o importante é participar e se divertir, e não apenas ganhar.

8. Apostem nas brincadeiras ao ar livre

A criançada não quer perder a oportunidade de brincar. Os quatro dias de Carnaval podem render muitas atividades. As brincadeiras ao ar livre são ótimas maneiras de entretê-los e, ao mesmo tempo, passar um momento de qualidade com eles.

Caça ao tesouro, pega-pega, pique-esconde, corrida do saco, guerra de bexiga de água e outras são atividades bem lúdicas e estimulantes: a turminha adora! Então, aproveite os dias de folga para curtirem a natureza com muita alegria e diversão.

Independentemente se a ideia é ficar em casa, viajar ou sair nos bloquinhos, as brincadeiras de Carnaval são uma atração à parte. Afinal de contas, o feriado tem quatro dias (sem contar a quarta-feira de cinzas) e os pequenos precisam de entretenimento, não é verdade? Portanto, não perca a oportunidade de passar esse tempo com a criançada e criar lembranças incríveis da folia!

Gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e marque as pessoas que precisam de uma ajudinha na hora de escolher as brincadeiras de Carnaval.

Posts relacionados

Deixe um comentário