8 brincadeiras de Dia das Bruxas para alegrar a família em casa

6 minutos para ler

Embora não seja uma tradição originada em nosso país, a cada ano que passa, é mais comum comemorar o Halloween por aqui. Em vários países, nessa data, as crianças se fantasiam e batem de porta em porta pedindo doces. Além disso, fazem muitas brincadeiras de Dia das Bruxas. Que tal aprender algumas?

Mesmo em casa, o Halloween pode ser muito divertido, principalmente, contando com a imaginação das crianças. Essa é uma ótima oportunidade de passar mais tempo com os pequenos e ter muitas recordações. Neste post, trazemos algumas brincadeiras que você pode fazer com a criançada. Vamos lá?

1. Decoração da casa

Antes de começar as brincadeiras de Dia das Bruxas, o que acha de decorar a casa? Isso ajuda a entrar no clima e deixa as crianças encantadas. Melhor ainda se chamar a molecada para auxiliar, usando a arte para isso.

Com cartolinas, tesoura, cola, fita adesiva, canetinhas e guache, dá para fazer muitos enfeites legais. Entre eles, máscaras de monstros, desenhos horripilantes para pendurar e o que mais a criatividade mandar.

2. Fantasias assustadoras

Se tem algo que mexe com a imaginação dos pequenos e eles adoram são as fantasias. Por meio delas, eles dão vida aos personagens de que mais gostam, inventam histórias e criam um mundo de faz-de-conta, que é muito interessante no desenvolvimento infantil.

Sendo assim, aproveite e entre na brincadeira, vestindo-se também com fantasias de Halloween. Veja algumas sugestões:

  • bruxa;
  • Frankenstein;
  • múmia;
  • noiva cadáver;
  • personagens do filme Família Adams;
  • vampiro.

3. Sessão de cinema

Assistir a um filme comendo pipoca é uma das diversões preferidas dos pequenos. Em casa, dá para fazer uma sessão cinema de Halloween muito legal e divertida.

Disponha algumas almofadas no chão, estoure a pipoca, pegue a bebida e as guloseimas e coloque um longa assustador, permitido para crianças. A seguir, confira algumas sugestões:

  • Hotel Transilvânia;
  • Meu Amigo Vampiro;
  • A Família Adams;
  • A Noiva Cadáver;
  • O Baile das Bruxas.

4. Contação de histórias

A gente já sabe da importância de brincar e, mais ainda, de ler, para o desenvolvimento dos pequenos, não é mesmo? As crianças amam escutar histórias sobre os mais variados temas. No Halloween, é possível explorar o mundo de fantasia de bruxas e monstros.

Dessa maneira, aproveite um tempo de descanso entre as brincadeiras de Dia das Bruxas para contar algumas historinhas de terror. Lembrando que a intenção não é botar medo nos pequenos. Assim, busque por contos apropriados para cada idade.

5. Cozinha horripilante

brincadeiras de dia das bruxas

Powered by Rock Convert

Toda boa festa deve ter muitas comidas deliciosas, não é verdade? Então, providencie um banquete de Halloween, mas não vale servir os lanches e petiscos de qualquer maneira. Use a sua criatividade para brincar com os alimentos e fazer figuras assustadoras. Veja algumas dicas:

  • as salsichas podem virar múmias, se enroladas em uma tira de massa fresca de pastel, com olhinhos feitos de mostarda ou catchup;
  • um cone de casquinha de sorvete pode virar um lindo chapéu de bruxa para enfeitar bolos e cupcakes. Para isso, use pasta americana para fazer a base e a fivela do acessório;
  • sanduíches de pão de forma viram caixões horripilantes, se cortados nesse formato e com o seguinte escrito: “R.I.P”.

Na internet, você encontra diversas ideias incríveis e receitinhas para fazer uma mesa linda, horripilante e deliciosa! As crianças vão adorar. Aliás, você também pode incluí-las na preparação.

6. Caça aos doces

Aqui, você usa o mesmo princípio da caça ao tesouro convencional, mas em vez do tema de pirata ou reino, use o Halloween. Uma boa ideia é a caça ao caldeirão da bruxa. Esconda o caldeirão recheado de gostosuras e espalhe pistas pela casa, que podem ser enigmas sobre os personagens assustadores, dance como um monstro, pague uma prenda etc.

Lembrando que, quanto mais nova a criança, mais rápida e fácil deve ser a brincadeira. Os pequenos não conseguem se concentrar na mesma atividade por muito tempo. Se demorar muito a achar o caldeirão da bruxa, eles ficam entediados e a graça da brincadeira acaba.

7. Concurso abóbora na laranja

As lanternas de abóboras assustadoras são uma marca registrada do Halloween. Logo que vemos uma, já sabemos que se trata da tradição de Dia das Bruxas, não é verdade? Por isso, um concurso da careta mais horripilante vai ser bem legal para as crianças.

Entretanto, em vez de cortar abóboras, o que é perigoso, nessa brincadeira, usamos laranjas para fazer as caras. Deixe canetinhas e tintas à disposição dos pequenos e peça para que eles pintem as laranjas. O bacana é que, depois, essas frutas podem ser usadas na decoração da casa ou da mesa de delícias.

8. Doces ou travessuras

“Doces ou travessuras?” é a frase utilizada pelas crianças que vão em busca de guloseimas de porta em porta. O morador que não tiver o doce corre o risco de sofrer alguma traquinagem. Mesmo não podendo sair de casa para buscar delícias, dá para se divertir com uma brincadeira bem parecida.

Em vários pedaços de papel, escreva “doce” e “travessura”. Dobre os papéis e coloque em uma urna. Feito isso, organize os participantes em uma roda e coloque uma música bem legal. Enquanto o som toca, os integrantes devem passar a urna de um para o outro, sem parar na mão de ninguém.

Aguarde um momento em que estejam distraídos e pare a canção. A pessoa que estiver com a urna deverá sortear um papelzinho. Se estiver escrito “doce”, ela ganha uma guloseima. Porém, se estiver escrito “travessura”, deverá pagar um mico.

Vale lembrar que, em qualquer uma dessas atividades, é interessante avaliar se são adequadas para a idade das crianças participantes. Além disso, é uma boa oportunidade para desmistificar o medo de monstros, dizendo que eles só existem na imaginação.

As brincadeiras de Dia das Bruxas deixam a data ainda mais divertida. A criançada adora brincar com monstros, bruxas e outros personagens assustadores. Aproveite o momento para registrar tudo com fotos e vídeos e criar lembranças incríveis que não sairão da memória de vocês.

Quer saber onde encontrar fantasias, livros, personagens e outros brinquedos que vão deixar o Halloween ainda mais divertido? Na Ri Happy! Entre em nosso site, veja todas as opções, faça o seu pedido e receba em casa!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário