Brincadeiras de Festa junina: 6 ideias para se divertir!

6 MINUTOS DE LEITURA
4191

O São João é uma das comemorações mais amadas pelos brasileiros. De Norte a Sul, acontecem vários eventos com essa temática, com direito a danças, comida boa e muita diversão. Se você está em dúvida sobre quais brincadeiras de Festa Junina escolher, encontrou o lugar certo!

No blog #ModoBrincar, você descobre como organizar uma Festa Junina e quais são os passatempos favoritos entre a garotada. Continue a leitura!

Como organizar a Festa Junina?

Que tal organizar uma Festa Junina para se divertir com a família e os amigos? O São João é uma excelente oportunidade para celebrar ao lado de quem você ama. A seguir, veja o que é indispensável para a comemoração!

Decore o ambiente

Pensar na decoração é fundamental para organizar um legítimo arraiá. As bandeirinhas e os balões são clássicos. Além de embelezar, eles garantem momentos de diversão para a criançada, que pode ficar responsável por confeccioná-los e distribuí-los pelo espaço.

As crianças maiores podem recortar as bandeirinhas com páginas de revistas e papel de seda, usando a criatividade para montá-las. Já as menores podem distribuir os doces pela mesa. Os adultos ficam responsáveis por preparar as barracas de Festa Junina. É diversão para todas as idades!

Prepare comidas e bebidas

O preparo das comidas e das bebidas típicas das festas de São João também é uma oportunidade para reunir a família. Todos podem ajudar montando um cardápio de dar água na boca.

Pamonha, maçã-do-amor, bolo de milho, cachorro-quente, canjica e chocolate-quente são as opções mais populares da comemoração. Você pode reunir todo mundo para ajudar na cozinha, distribuindo as tarefas de acordo com a faixa etária e as habilidades.

Separe roupas típicas

A caracterização é um dos pontos mais importantes da Festa Junina, seguida à risca pelos convidados. Camisa xadrez, vestidos coloridos e chapéu de palha não podem faltar para a galera curtir o arraiá.

Se todo mundo entrar na onda, é possível fazer um desfile ou uma competição de fantasias. Quem caprichar mais no visual pode garantir uma prenda, como brinquedos ou doces.

Brincadeiras de Festa Junina que não podem faltar!

Após a organização, é hora de pensar na diversão! A seguir, confira algumas brincadeiras de Festa Junina que não podem faltar no seu arraiá.

Quadrilha

Dentro ou fora de casa, a Festa Junina só fica completa com a tradicional quadrilha. Essa dança é um dos elementos típicos da comemoração e conta uma história divertida sobre casamento. Ela é liderada por um contador, que comanda os participantes conforme a música.

Além do momento de dançar, todos podem se divertir montando a coreografia. Existem alguns passos tradicionais, como balancê, túnel e coroação, mas vale usar a criatividade e escolher movimentos que todos possam realizar.

Pescaria

A pescaria também é uma das brincadeiras típicas da Festa Junina. Nela, o competidor tenta fisgar peixes de brinquedos, que ficam em um recipiente com água ou areia. Em cada animal, há um número correspondente à prenda.

Além de ser uma brincadeira divertida, ela ajuda os pequenos a desenvolverem a coordenação motora e cognitiva. Para as prendas, a dica é apostar em guloseimas ou brinquedos, como carrinhos, bonecas, entre outros. A criançada vai adorar!

brincadeira de festa junina INTERNA

Boca do palhaço

A boca do palhaço da Festa Junina é uma das brincadeiras mais divertidas e educativas, pois estimula a noção de espaço, a coordenação motora e a socialização. A atividade é indicada para todas as idades e rende boas risadas.

Para montar a brincadeira, desenhe um palhaço com a boca aberta em uma cartolina ou uma folha de papel grande. Depois, é só cortar a abertura e deixar que os participantes acertem bolinhas nela. Ganha quem acertar mais.

Correio elegante

Com certeza, você se lembra desse clássico. O correio elegante é uma das brincadeiras de Festa Junina que costuma agitar as comemorações nos colégios. O passatempo funciona da seguinte forma: uma pessoa fica encarregada de entregar recadinhos especiais que os participantes escrevem uns para os outros.

A atividade ajuda a estimular a criatividade da criançada, que pode decorar os cartões como preferir: usando lápis de cor, canetinha, glitter, lantejoulas, entre outros. Essa é uma ótima opção para aproximar a família e os amigos, deixando a festividade ainda mais divertida.

Jogo da argola

O jogo da argola é outra opção divertida e estimulante entre as brincadeiras de Festa Junina para crianças. Existem modelos já prontos, com formatos divertidos e acessórios vibrantes. Além de entreter os pequenos, eles colaboram com o desenvolvimento de habilidades importantes, como coordenação motora e olho-mão.

Para quem gosta de trabalhos manuais, é possível fazer um jogo de argola com garrafas PET decoradas com itens de papelaria. Nesse caso, é interessante utilizar recipientes bem tampados de 500 mL. Depois, é só colocá-los na distância desejada e arremessar as argolas.

Cantigas

As cantigas são partes importantes da comemoração entre as brincadeiras juninas da educação infantil. Ajudando a animar a criançada, as canções narram histórias sobre a temática.

A dica é montar uma playlist com as músicas mais populares em um aplicativo de streaming. Para todos acompanharem, imprima e distribua as letras para cada um. Assim, a cantoria fica completa! Veja algumas sugestões:

  • Capelinha de Melão de João de Barros e Adalberto Ribeiro;
  • Pula a Fogueira de João B. Filho;
  • Cai, Cai Balão de Assis Valente.

Ative seu #ModoBrincar e aproveite as comemorações!

Agora que você já sabe quais são as brincadeiras de Festa Junina, ficou fácil aproveitar de montão. Prepare a decoração, monte as atividades, ative o #ModoBrincar e chame toda a família para se divertir. Conte com os benefícios do Happy Mais para comprar os melhores itens para a festança!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *