Segunda comemoração mais amada pelos brasileiros, o São João é aguardado por adultos e crianças. De Norte a Sul, acontecem vários eventos com essa temática, com direito a danças, comida boa e muita diversão. Se você está em dúvida sobre quais brincadeiras de Festa Junina implementar, encontrou o lugar certo!
No blog #ModoBrincar, você descobre como organizar a Festa Junina e quais são os passatempos favoritos entre a garotada. Achou interessante? Continue a leitura!
Como organizar a Festa Junina?
Que tal organizar uma Festa Junina para se divertir com a família e os amigos? O São João é uma excelente oportunidade para celebrar ao lado de quem você ama. A seguir, veja o que é indispensável para a comemoração!
Decore o ambiente
Pensar na decoração é fundamental para organizar um legítimo arraiá. As bandeirinhas e os balões são clássicos. Além de embelezar, eles garantem momentos de diversão para a criançada, que pode ficar responsável por confeccioná-los e distribuí-los pelo espaço.
As crianças maiores podem recortar as bandeirinhas com páginas de revistas e papel de seda, usando a criatividade para montá-las. Já as menores podem distribuir os doces pela mesa, enquanto os adultos podem pendurar os objetos em lugares mais altos. É diversão para todas as idades!
Prepare comidas e bebidas
As comidas e as bebidas típicas das festas de São João também são oportunidades para divertir a família. Todos podem ajudar com a preparação, montando um cardápio de dar água na boca.
Pamonha, maçã-do-amor, bolo de milho, cachorro-quente, canjica e chocolate quente são as opções mais populares na comemoração. Você pode reunir todo mundo para ajudar na cozinha, distribuindo as tarefas de acordo com a faixa etária e as habilidades.
Separe roupas e prepare a playlist
A caracterização é um dos pontos mais importantes da Festa Junina, seguida à risca pelos convidados. Camisa xadrez, vestidos coloridos e chapéu de palha não podem faltar para a galera curtir o arraiá.
Se todo mundo entrar na onda, é possível fazer um desfile e uma competição de fantasias. Quem caprichar no visual pode garantir uma prenda, como brinquedos ou doces.
Brincadeiras de Festa Junina que não podem faltar!
Após a organização, é hora de pensar na diversão! Afinal, quais são as brincadeiras de Festa Junina? A seguir, confira seis opções clássicas e que não podem faltar no seu arraiá.
Quadrilha
Dentro ou fora de casa, a Festa Junina só fica completa com a tradicional quadrilha. Essa dança é um dos elementos típicos da comemoração e conta uma história divertida sobre o casamento. Ela é liderada por um contador, que comanda os participantes conforme a música.
Além do momento de dançar, todos podem se divertir montando a coreografia. Existem alguns passos tradicionais, como balancê, túnel e coroação, mas vale usar a criatividade e escolher movimentos que todos possam realizar.
Pescaria
A pescaria também é uma das brincadeiras típicas da Festa Junina. Nela, o competidor tenta fisgar peixes de brinquedos que ficam em um recipiente com água ou areia. Em cada animal, há um número correspondente à prenda que o participante ganha.
Além de ser uma brincadeira divertida, ela ajuda os pequenos a desenvolverem a coordenação motora e cognitiva. Para as prendas, a dica é apostar em guloseimas ou brinquedos, como carrinhos, bonecas, entre outros. A criançada vai adorar!
Boca do palhaço
Entre as brincadeiras populares de Festa Junina, a boca do palhaço é uma das mais divertidas e educativas, pois estimula a noção de espaço, a coordenação motora e a socialização. A atividade é indicada para todas as idades e rende boas risadas.
Para montar a brincadeira, desenhe um palhaço com a boca aberta em uma cartolina ou uma folha de papel grande. Depois, é só cortar a abertura e deixar que os participantes acertem bolinhas nela. Ganha quem acertar mais.
Correio elegante
Com certeza, você se lembra desse clássico. O correio elegante é uma das brincadeiras de Festa Junina que costuma agitar as comemorações nos colégios. O passatempo funciona da seguinte forma: uma pessoa fica encarregada de entregar recadinhos especiais que os participantes escrevem uns para os outros.
A atividade ajuda a estimular a criatividade da criançada, que pode decorar os cartões como preferir: usando lápis de cor, canetinha, glitter, lantejoulas, entre outros. Essa é uma ótima opção para aproximar a família e os amigos, deixando a festividade ainda mais divertida.
Jogo da argola
O jogo da argola é outra opção divertida e estimulante entre as brincadeiras de Festa Junina para crianças. Existem modelos já prontos, com formatos divertidos e acessórios vibrantes. Além de entreter os pequenos, eles colaboram com o desenvolvimento de habilidades importantes, como coordenação motora e olho-mão.
Para quem gosta de trabalhos manuais, também é possível fazer um jogo de argola com garrafas PET decoradas com itens de papelaria. Nesse caso, é interessante utilizar recipientes bem tampados de 500 mL. Depois, é só colocá-los na distância desejada e arremessar as argolas.
Cantigas
As cantigas são partes importantes da comemoração entre as brincadeiras antigas de Festa Junina para educação infantil. Ajudando a animar a criançada, as canções narram histórias sobre a temática.
A dica é montar uma playlist com as músicas mais populares em um aplicativo de streaming. Para todos acompanharem, imprima e distribua as letras para cada um. Assim, a cantoria fica completa! Veja algumas sugestões:
- Capelinha de Melão de João de Barros e Adalberto Ribeiro;
- Pula a Fogueira de João B. Filho;
- Cai, Cai Balão de Assis Valente.
Ative seu #ModoBrincar e aproveite as comemorações!
Agora que você já sabe quais são as brincadeiras de Festa Junina, ficou fácil fazer a sua comemoração. Então, não perca tempo! Prepare a decoração, monte as atividades, ative o #ModoBrincar e chame toda a família para se divertir.