7 ideias de brincadeiras de festa junina para fazer com a família

4 minutos para ler

Uma das épocas mais esperadas pelas crianças — e pelos adultos, diga-se de passagem — é a comemoração de São João. Do norte ao sul do país, no mês de junho acontecem muitas festanças com direito à dança de quadrilha e comida boa. Você já sabe quais brincadeiras de festa junina vai fazer para os pequenos este ano?

Comemorar com a família é uma das maneiras mais divertidas de passar por essa ocasião. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de jogos e outras atividades para fazer com a criançada e aproveitarem muito esse momento juntos. Se gostou da ideia, continue a leitura para conferir. Vamos lá?

1. Fantasias e trajes típicos

Se tem algo que não pode faltar são as roupas de festa junina. Não dá para ir em uma sem se vestir de acordo, não é verdade? Por isso, uma das atividades mais legais é a caracterização. Além de vestir fantasias e roupas de caipira, chame os pequenos para se produzirem fazendo tranças e marias-chiquinhas e pintando bigodes e sardinhas no rosto.

2. Decoração do ambiente

brincadeiras de festa junina

Outra tarefa que diverte muito a molecada é decorar o ambiente. As crianças maiores podem recortar as bandeirolas de páginas de revista ou de papel de seda enquanto as menores distribuem os doces na mesa. Chapéus de palha e muito xadrez colorido podem compor a decoração da festa junina.

3. Preparação das comidas e bebidas

Muita gente espera o ano inteiro só para saborear as comidas e as bebidas típicas das festas juninas. Receitas preparadas com milho (pamonha, canjica e cural), além de maçã do amor, cachorro-quente e quentão (que pode ser feito sem álcool) são alguns exemplos dessas delícias. Aproveite para colocar os pequenos para ajudar na preparação de acordo com as habilidades da idade. Eles adoram cozinhar!

Powered by Rock Convert

4. Dança de quadrilha

A quadrilha é a dança tradicional dessa festança. Aos pares, os participantes curtem ao som de uma música animada e dos comandos do puxador. Mesmo com poucas pessoas, dá para se divertir, e muito, fazendo essa brincadeira de festa junina.

5. Pescaria

A pescaria é uma atividade em que o competidor tenta fisgar peixes de brinquedo em um reservatório de água. Embaixo de cada bichinho, tem um número correspondente a uma prenda. Organize as lembrancinhas, que podem ser guloseimas, jogos, carrinhos, bonecas etc. e deixe a criançada se divertir.

6. Correio elegante

O correio elegante é uma atividade que estimula o relacionamento da família. Uma pessoa é encarregada de entregar recadinhos especiais que os participantes escrevem uns para os outros. Deixe papéis, canetas e lápis de cor à disposição dos pequenos para que eles façam as cartinhas como preferirem.

7. Boca do palhaço

A brincadeira “boca do palhaço” rende boas risadas e muito aprendizado. Ela é uma tarefa educativa, pois estimula a coordenação motora, noção de espaço e socialização. Em uma cartolina ou outro papel grande, desenhe o rosto de um palhaço com a boca bem grande e aberta. O objetivo é que os participantes joguem bolinhas para acertar a abertura.

As brincadeiras de festa junina deixam a ocasião ainda mais divertida e interessante para as crianças. Junto à decoração alegre e comidas deliciosas, apostar nessa comemoração é garantia de momentos incríveis com a família. Por isso, não deixe essa oportunidade passar em branco e façam a sua própria festividade de São João.

Quer saber onde encontrar os trajes infantis mais lindos para a festa junina da criançada? Na Ri Happy! Acesse a loja virtual, confira todos os itens disponíveis e receba em casa!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário