13 ideias de brincadeiras de Natal para toda a família

9 MINUTOS DE LEITURA
71710
brincadeiras de natal|brincadeiras de natal: família comemorando o Natal em casa com lareira no fundo|brincadeiras de natal|brincadeiras de natal
Família monta unida a árvore de Natal

As festas de fim de ano são sempre inesquecíveis para as crianças, principalmente a natalina. Afinal, quem não se lembra da espera pelo presente do Papai Noel ou pela ceia cheia de comidas gostosas?

São lembranças da infância que a gente carrega para o resto da vida, não é mesmo? Pensando nisso, que tal transformar esse dia ainda mais especial para os pequenos com as brincadeiras de Natal?

O amigo secreto é apenas uma das várias opções que podemos fazer nessa ocasião. Além de serem muito divertidas, essas atividades promovem ainda mais integração com a família, o que é muito importante. Afinal, o Natal é a época para estreitar os laços afetivos.

Quer aprender algumas brincadeiras superdivertidas para fazer com a criançada? Então continue a leitura, pois, neste artigo, ensinamos 13 delas. Vamos lá?

1. Batata quente

Lembra da batata quente? Um círculo é formado pelas participantes, que têm que jogar um objeto (uma bola ou peteca, por exemplo) um para o outro enquanto outra pessoa de fora e de olhos vendados canta “batata quente, quente… queimou!”.

Na hora em que ela fala “queimou”, o integrante que estiver com o item na mão sai do jogo. Ganha quem for o último. É bem legal, né? No Natal, a famosa “batata quente” pode ser adaptada. Em vez de um objeto, que tal um presentinho? A lembrancinha deve ser embrulhada e o vencedor é quem fica com ela como prêmio.

2. Karaokê

Já diz o ditado: “quem canta seus males espanta”. Sendo assim, para deixar a festa animada, nada melhor do que um karaokê, certo? Hoje em dia, é fácil encontrar aparelhos com essa função para comprar ou até mesmo para alugar, se for o caso. As músicas são facilmente encontradas na internet, o que garante a diversão.

Vocês podem fazer competições. Alguns serão os jurados que darão as notas, enquanto os outros se apresentam solo, em dupla ou em grupo. É uma atividade que envolve a família inteira e todo mundo pode participar!

3. Show de talentos

A sua família é talentosa? Existem membros que fazem algo especial, como cantar, dançar, fazer um número de mágica ou outro dom? Bom, então o show de talentos vai ser perfeito para vocês! As crianças, inclusive, podem encenar histórias natalinas, para entrar no clima da época.

Aproveite um espaço bem amplo da residência, afaste os móveis e faça um cartaz bacana com o nome: “show de talentos da família (nome da sua)”. Pode colocar uma cortina e montar um cenário com objetos que você tem em casa mesmo. Use a sua criatividade e chame a criançada para ajudar a deixar o ambiente ainda mais bonito.

4. Bingo

bingo é o jogo preferido de muita gente. Afinal, contar com a sorte para ganhar brindes é bem legal! Aqui, você pode fazer a brincadeira de duas maneiras. A primeira é com o globo de bingo mesmo — existem vários fáceis de encontrar. A outra é escrevendo os números em papéis, que ficarão dobrados em um pote.

Crie as cartelas no computador e use a impressora de casa mesmo para tirar as cópias. Duas pessoas devem ser os organizadores: um retira o papel ou a pedra e o outro apresenta os números sorteados. As lembrancinhas podem ser bem simples, como brinquedos para os pequenos ou chocolates.

5. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das brincadeiras mais legais, pois é dinâmica e aguça o nosso raciocínio. Que tal montar uma para o Natal? Assim, em vez de descobrir o tesouro do pirata, a turminha tem que achar o saco de presentes do Papai Noel.

Em um saco de pano vermelho, coloque lembrancinhas embrulhadas, como brinquedos ou doces. Enfeite o local com temas natalinos para deixar todos ainda mais no clima. As pistas podem ser charadas, pague um mico, perguntas e respostas, imite um animal, entre outras. No final, a criançada ganha os brindes. Bacana, não?

6. Jogos de tabuleiro

Já tem ideia de como manter a criançada sossegada enquanto a ceia não fica pronta? Os jogos de tabuleiro são ótimos para isso! Eles prendem a atenção dos pequenos por minutos ou horas e ainda estimulam diversas áreas do aprendizado. Ou seja, é unir o útil ao agradável.

Entre os diversos jogos, como Banco ImobiliárioWar, dama e xadrez, escolha os que são adequados para cada faixa etária. Para as crianças menores, o quebra-cabeça e o jogo da memória são ótimas escolhas. Aliás, não apenas os baixinhos podem brincar — com a família inteira brincando junto fica ainda mais legal!

7. Fotos divertidas

Sabe aquelas fotos divertidas feitas em festas de aniversário e até de casamento? Você pode fazer um cantinho fotográfico assim na sua casa. Que tal? Com certeza, vai ser o maior sucesso! Além de ter boas recordações da ocasião, ainda vai deixar os convidados superentretidos.

Para isso, escolha um local da casa e monte um painel com tema natalino. Imprima frases legais e cole em palitos de churrasco para fazer plaquinhas. Deixe acessórios descolados, como marabu, óculos coloridos, gorros de Papai Noel, orelhinhas de duende, chifres e nariz de renas. Enfim, coloque a sua imaginação no 220v para deixar tudo muito bacana!

8. Mímica

Já pensou em organizar um jogo de mímica natalina? Pois é incrível! Para isso, faça uma lista de itens de Natal que possam ser adivinhados por gestos, como Papai Noel, rena, duende, abertura dos presentes, descida da chaminé e muito mais.

Então, basta escrever nos papéis e colocar em um pote ou sacola. A pessoa que vai fazer a mímica é quem deve sortear. A partir daí é só diversão! Essa também é uma atividade que todos podem participar e que não requer muitos materiais.

9. Teatrinho

Se a criançada gosta de encenar, que tal montar um palco e preparar um cenário todo especial para representar o nascimento do menino Jesus? Você pode criar um roteiro e sugerir que os baixinhos se preparem com antecedência, ensaiando falas e ações, bem como preparando um figurino para a ocasião. Mas se isso tudo for muito complicado, não tem problema! Vocês podem improvisar na hora que com certeza será muito divertido.

10. Amigo secreto

Será que existe Natal sem amigo secreto? Essa brincadeira já é uma tradição natalina e antecede a maioria das ceias de todo o país, não é mesmo? Por isso, ela não pode faltar na sua festa.

Para isso, você pode tanto fazer um sorteio com algumas semanas de antecedência, para que as pessoas comprem os presentes específicos para o seu amigo oculto, quanto sugerir que cada membro da família leve um presente que servirá para qualquer pessoa, já que o sorteio será feito na hora.

Além disso, também tem o famoso amigo da onça, em que a pessoa pode pedir a troca do seu presente pelo do outro familiar. Essa brincadeira costuma render muitas risadas e diversão para toda a família.

11. Montar a árvore

Já pensou na diversão de montar a árvore com toda a família reunida durante o Natal? Para isso, você pode sugerir que cada pessoa leve um item representativo no dia da festa. Assim, cada um pode fazer um pequeno discurso do porquê da escolha daquele objeto antes de colocá-lo na estrela da noite.

Esse momento com certeza será muito divertido e pode ser até mesmo emocionante. E no final, a sua árvore será única e inesquecível. Pode apostar!

12. Duas verdades e uma mentira

Essa brincadeira é bem conhecida e é uma ótima opção para garantir a diversão da criançada — e dos adultos — durante o Natal. Ela funciona assim: cada pessoa escreve três frases em um papel, sendo duas verdades e uma mentira. Depois, ela deve ler as sentenças para que os familiares tentem adivinhar qual é a pegadinha. No final, ganha aquele que conseguir acertar a maior quantidade de mentiras.

Além de render boas risadas, essa brincadeira pode fazer com que a sua família se conheça e se aproxime ainda mais. E o melhor: ela ainda pode ter um toque educativo, pois você pode aproveitar o momento para incentivar a garotada a ficar longe de mentiras, não é?

13. Dançar em família

Se a sua família não dispensa uma música, dançar é uma boa pedida durante o Natal. Para isso, vocês podem fazer uma competição de ritmos para saber quem é o famoso pé de valsa. Além disso, podem ser distribuídos alguns prêmios para os melhores e os piores colocados. Que tal? Outra dica interessante é separar as competições por faixa etária para que a criançada aproveite ainda mais.

E se você quiser deixar o momento ainda mais lúdico, também é possível investir na caracterização dos pequenos de acordo com o ritmo que deve ser dançado. Tipo a dança dos famosos, sabe? Com certeza, todos se divertirão bastante!

As brincadeiras de Natal deixam a comemoração mais legal, interessante e divertida. Entre todos os benefícios, é uma ótima oportunidade de aproximar a família, já que é um evento de reunião de pessoas queridas. Além disso, é uma forma eficaz de entreter a turminha, que fica muito ansiosa para a visita do Papai Noel. Com as dicas deste artigo, a festa vai ser um sucesso e renderá ótimas memórias para todos.

E aí, curtiu as sugestões? Que tal ler nossas dicas incríveis de presentes para dar para a garotada no Natal? Até a próxima!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *