6 brincadeiras de rua para conhecer e se divertir!

5 MINUTOS DE LEITURA
1735

Durante muitos anos, as brincadeiras de rua foram as principais responsáveis por garantir a diversão dos pequenos. Entretanto, com o avanço tecnológico, muitas saíram de vista e deram lugar a tablets, smartphones, etc. 

Para quem não sabe o que é uma brincadeira de rua, trata-se de passatempos realizados ao ar livre, originários do imaginário popular. Normalmente, esses jogos envolvem várias crianças e podem contribuir muito para o desenvolvimento infantil, aprimorando habilidades físicas, psicoemocionais e cognitivas. 

Se você deseja reviver as brincadeiras de rua e convidar a criançada, nós podemos ajudar. Neste artigo, trouxemos seis passatempos para fazer ao ar livre e se divertir como nos velhos tempos. Ficou interessado? Vem com a gente e confira! 

Pega-pega

Também conhecida como pique-pega, essa é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais e simples que existem. No jogo, os pequenos devem escolher um pegador, responsável por pegar os demais. Assim, quando uma das crianças for pega, vira a nova pegadora, e a brincadeira segue da mesma forma. 

Superdivertido, o passatempo trabalha o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal das crianças. Além disso, como é preciso pensar em estratégias para fugir e evitar ser pego, estimula a cognição.  

Esconde-esconde

Outro clássico entre as brincadeiras de rua é o esconde-esconde. Nesse passatempo, as crianças devem escolher uma pessoa para procurar os outros. O escolhido deve contar com os olhos fechados até um número determinado. Quando terminar, tem que gritar “lá vou eu!” e sair à procura dos demais. 

Ao encontrar alguém, o escolhido deve voltar para onde estava contando, gritar “um, dois, três, fulano foi descoberto” e seguir em busca dos outros. O último que restar pode salvar o jogo, indo até o lugar da contagem sem o escolhido ver e gritando “o último salva todos”. Caso não consiga, a primeira pessoa encontrada deve assumir o lugar do escolhido e seguir com a brincadeira. 

Por ser um jogo de equipe, o esconde-esconde ajuda a promover a socialização e a integração das crianças. A brincadeira também desenvolve a criatividade, estimula a liderança e contribui para o raciocínio lógico.

Rouba-bandeira 

Rouba-bandeira é uma brincadeira para fazer na rua que sempre cativa os participantes. No passatempo, as crianças são divididas em dois times. Cada um fica com um lado da rua e coloca uma bandeira (que pode ser uma garrafa PET) no adversário. 

O intuito é reconquistar a bandeira sem ser pego. Ao ser tocado, o participante permanece ali até que um membro de time se exponha para salvá-lo com um toque. Se ficar livre, o jogador pode decidir entre voltar ao campo ou tentar recuperar a bandeira novamente. O time que o pegar primeiro, vence. 

Por também ser uma brincadeira em grupo, o passatempo ajuda a promover a socialização das crianças. Enquanto isso, contribui para habilidades relacionadas à agilidade e ao raciocínio lógico. 

crianças se divertindo jogando amarelinha uma das brincadeiras de rua mais populares

Queimada

A queimada é um dos mais indicados jogos para brincar na rua para quem gosta de uma boa competição. Para brincar, as crianças devem se dividir em duas equipes, que tiram na sorte quem escolhe o campo ou começa com a bola. 

Feito isso, o objetivo é eliminar os adversários atingindo-os com a bola. Vence o grupo que terminar com o último jogador em campo. Além de ser um ótimo passatempo para estimular o trabalho em equipe, o jogo favorece o raciocínio lógico, já que desenvolve a rapidez de pensamento. Ele também contribui para a agilidade corporal e mira.

Mestre mandou

Mestre mandou é uma das brincadeiras de rua para crianças que também fez muito sucesso ao longo dos anos. Nela, alguém deve ser o mestre, responsável por dar ordens aos demais jogadores dizendo “o mestre mandou”. Qualquer frase que não começar com essa expressão não deve ser obedecida. 

O jogo demanda muita atenção, já que os jogadores podem ser eliminados caso não cumpram as ordens ou não façam o que foi dito. Assim, ajuda a aprimorar a linguagem corporal, a concentração, a coordenação motora e a imaginação.

Amarelinha

Mesmo quem não conhece muitas brincadeiras para brincar na rua, já ouviu falar da amarelinha. Popular, o passatempo funciona assim: ao fazer uma amarelinha com dez quadrados que levam até a casa “céu”, as crianças devem determinar uma ordem entre elas. A primeira vai para a casa “céu” e, de lá, deve atirar uma pedra no número um. 

O pequeno deve pular usando os dois pés (quando uma casa estiver ao lado da outra) ou um só para atravessar a amarelinha, sem colocar o pé na área determinada. Ao finalizar o trajeto, é necessário fazer o percurso de volta e pegar a pedra sem colocar o pé na casa marcada. Assim, o jogo segue em ordem crescente (do um ao dez).

Com a brincadeira, as crianças podem aprimorar as capacidades físicas, como o ato de arremessar e se equilibrar. O jogo também promove socialização, enquanto ajuda a desenvolver noção espacial, força, coordenação motora fina e raciocínio lógico.

Ative seu #ModoBrincar e aproveite! 

E aí, gostou das opções e já sabe quais brincadeiras de rua reviver junto da criançada? Então, que tal aproveitar o tempo livre para garantir mais dicas incríveis? Ative seu #ModoBrincar e confira os artigos disponíveis aqui, no blog. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *