Aproveite o tempo livre fazendo brincadeiras para duas pessoas

6 minutos para ler

Na era digital, com tantos recursos tecnológicos, redes sociais e jogos eletrônicos, muitas vezes nos esquecemos de interagir com os pequenos. Antigamente, passávamos o tempo livre compartilhando experiências que geraram boas lembranças. Que tal reviver isso? As brincadeiras para duas pessoas são ótimas opções!

Em vez de passarem o dia em frente à televisão, é interessante apostar em jogos que ajudem no desenvolvimento de diversas capacidades das crianças e ainda aproximem a família. Neste post, trouxemos algumas sugestões bem legais do que fazer. Para conferir, é só continuar a leitura!

Contar histórias

A contação de histórias sempre encanta a criançada. Imaginar um mundo de fantasia ajuda na criatividade e na resolução de problemas. Você pode ler um livro infantil ou inventar um conto ali na hora mesmo. Mais divertido ainda é pedir para o baixinho auxiliar e criar o desfecho do caso. Aproveite para despertar a curiosidade e ensinar algo novo. Essa atividade é ideal para aquele tempinho antes de dormir.

Adoleta

Essa brincadeira pode ser feita com crianças a partir de 4 anos e dá para duas ou mais pessoas participarem. Com as palmas das mãos viradas para cima, os participantes intercalam de maneira que a palma direita de um bata sobre a palma direita do outro e vice versa. Então, basta cantar o seguinte refrão:

“A-do-le-tá

Le peti

Peti polá

Le café

Com chocolá

A-do-le-tá

Puxa o rabo do tatu

Quem saiu foi tu!”

Quando a cantiga terminar, a última pessoa que deve ter a mão batida tem que desviar da palmada. Se ela conseguir, venceu a brincadeira, se não, o ganhador é o outro participante.

Bolhas de sabão

brincadeiras para duas pessoas

As bolhas de sabão são superdivertidas e fáceis de fazer. Com 2 colheres de sopa de detergente em um copo de água e um canudinho, você e o pequeno se divertem por um bom tempo.

Basta mergulhar a ponta do canudinho na mistura de água e sabão e soprar a outra ponta. Quanto mais lento for o sopro, maior ficará a bolha! Dá também para adquirir o brinquedo, que faz formas resistentes. Aí dá para competir quem faz as maiores e mais diferentes!

Cantar

Vocês gostam de soltar a voz? Então uma brincadeira para duas pessoas bem interessante é o karaokê. Assim, é possível cantar as canções preferidas e garantir a diversão.

Não tem aparelho próprio? Sem problemas! Dá para colocar as músicas pela internet. Hoje em dia, encontramos diversos canais que oferecem as melodias e as letras, aí basta segui-las. Uma opção é usar os microfones infantis para transformar o pequeno em um verdadeiro rockstar!

Quem sou eu

O jogo é bem simples, mas não se engane: ele rende boas risadas! Essa brincadeira é adequada para crianças maiores de 7 ou 8 anos, que já saibam ler e escrever. Em um papel, cada participante escreve um nome, que pode ser um animal, uma celebridade ou outro tema.

Então, os papéis devem ser trocados e colados na testa sem que os integrantes vejam. Pode-se usar fita adesiva ou um post it. A partir daí, a pessoa deve fazer perguntas para a outra a fim de descobrir qual é o nome que lhe foi entregue. Você pode brincar também com o jogo Eu Sou, que conta com os mais diversos temas e é superdivertido!

Stop

Essa brincadeira superdivertida também é indicada para crianças que já saibam ler e escrever perfeitamente. Com papel e lápis, cada participante faz uma tabela e escreve na primeira linha na horizontal diversas categorias, como: carro, nome próprio, animal, cor, fruta, time, objeto, marca, profissão e o total.

Ao dizer “adedanha” ou “o stop”, os participantes devem mostrar as mãos, sendo que a contagem do número de dedos equivale às letras do alfabeto, em que A é o 1 e assim por diante.

Então, os integrantes devem escrever os nomes que começam com a letra sorteada em cada categoria em um determinado período — 1 minuto, por exemplo, ou até alguém terminar (e gritar STOP!). Depois, cada acerto contabiliza 1 ponto e, ao fim da brincadeira, quem tiver o placar maior ganha.

Forca

Esse é um jogo de adivinhação que auxilia no raciocínio. Um dos participantes mentaliza uma palavra e desenha uma forca com riscos embaixo, correspondendo ao número de letras da palavra.

O outro deve adivinhar qual é a palavra falando letra por letra. A cada erro, deve-se desenhar uma parte do corpo. A brincadeira termina de duas maneiras: quando a pessoa acerta o que foi pensado ou quando o corpinho do enforcado é totalmente desenhado.

Jogo da Velha

Essa também é uma brincadeira bem simples e fácil, mas muito legal. Em um papel, desenhe um 2 riscos verticais sobrepostos em 2 horizontais, a fim de formar o “jogo da velha”, com 9 espaços.

Um participante deve começar desenhando um “x” dentro de um dos quadrados, enquanto o outro desenha um círculo, assim por diante, um de cada vez. O objetivo é formar uma sequência de 3 “x” ou de 3 círculos primeiro — para isso, também é preciso impedir o outro jogador. Quem conseguir completar é o vencedor.

Jogos

Os jogos de tabuleiro são incríveis! Podemos passar horas brincando com eles, não é verdade? O melhor é que existem diversos deles para todas as idades e gostos.

Para as crianças menores, o jogo da memória e o quebra-cabeça são ótimas opções. Para os maiorzinhos, Banco Imobiliário, War, Monopoly e Cara a cara são as melhores sugestões.

Ainda podemos contar com os clássicos Dama e Xadrez, além dos jogos de cartas. Tudo isso é muito nostálgico e nos faz relembrar a infância. Esse tipo de brincadeira não apenas diverte como é capaz de estimular várias capacidades dos pequenos — e até mesmo as nossas, como raciocínio, memória e cognição.

As brincadeiras para duas pessoas são boas oportunidades de aprendizado e de passar bons momentos ao lado da turminha. Sabe aquele dia que sobrou um tempo na rotina corrida ou que vocês querem se desligar dos eletrônicos? Então, aproveite para fazer esses jogos e assegurar a diversão!

Gostou do nosso post? Saiba que sempre trazemos novidades incríveis por aqui! Para não perder nada, assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de entrada do e-mail!

Posts relacionados

2 thoughts on “Aproveite o tempo livre fazendo brincadeiras para duas pessoas

  1. Sou professora de artesanato em uma casa de apoio onde as crianças são acolhidas por mal tratos estupros mal cuidados vulnerabilidade de rua crianças que foi violado algum tipo de lei nós acolhemos eles cuidamos damos comida trocamos a roupa damos atenção carinho passa por psicólogos médicos fazemos todos os procedimento adequado no momento que a a denúncia.
    Fazemos todos essas brincadeiras com as crianças que estão na casa recebemos doações das pessoas carismáticas de roupas brinquedos eu achei super bacana esse projeto da rihappy Deus abençoe grandemente vocês um beijo no coração.

Deixe um comentário